Mangaká da Shonen Champion se suicida

MutekiKanbanSuicide

Yo!

Mas… hã? Bora ver.

Jun Sadogawa, autor do mangá Muteki Kanban Musume, da Shonen Champion, se suicidou no dia 13 de Agosto, se enforcando com uma corda em uma árvore de um grande parque da cidade de Tone, Ibaraki. No dia 11, ele havia aparecido no Comic Market. Ele tinha 34 anos.

O motivo de seu suicídio ainda não é público, mas em sua conta no Twitter, ele deixou claro que vinha bebendo muito e apesar de receber o apoio de muitas pessoas, não conseguia resolver seus problemas sem a bebida.

Desde 2012, ele havia começado série nova, Amane Atatameru, onde a graciosidade de uma menina alegrava todas as pessoas à sua volta. A série deve ter mais dois capítulos publicados, que estavam estocados, e depois deve ser encerrada sem fim.

O que eu acho? Já faz um tempo que o Japão se distancia aos poucos do fundo do poço em relação aos suicídios. Mas como é algo mais cultural, não vai ser do dia pra noite que esses casos vão acabar. Nem lembro a última vez que vi isso acontecer com algum mangaká e acho até que, mesmo com a pressão da publicação semanal, hoje em dia é muito mais fácil publicar que antigamente. E o Muteki Kanban Musume havia se tornado anime em 2006. Por isso, acho que é mais um fator pessoal.

Pela obra, você nem imagina esse tipo de atitude, já que seus mangás são de pessoas pra frente, animadas e divertidas. Não sei o quanto isso escondia alguma dor por trás…

11 ideias sobre “Mangaká da Shonen Champion se suicida”

  1. Qual caminho devo ir?
    Me matar pq não consigo parar de beber ou ouvir as pessoas que me amam e querem me ajudar?
    Ok, vou me matar! –‘

    1. …Parece simples, mas na realidade a coisa é infinitamente mais complicada. Se o cara tiver problemas como depressão severa ou esquizofrenia, complica mais ainda… o fato de ter um monte de gente que te ama e quer o melhor pra vc não significa absolutamente nada em certos casos. Só quem teve depressão sabe como é.

  2. Eu era fã do cara, Muteki Kanpan Musume, MKM Napalm, Punisher e Hanza Sky e mais um q não me lembro o nome pq não gostei…. Mesmo assim, vai deixar saudades.

  3. Bem foda, notícias de suicídio sempre são tensas… não conheço as obras, mas mesmo assim, sempre dá um desânimo após ler uma informação como essa…

  4. Eu sinceramente tento não julgar ou analisar muito o autor do suicídio pois as razões que levam alguém a cometer tal ato são diversas.

    Contudo fico aqui me perguntando no auge da minha ignorância se esse modelo engessado de sociedade que os japoneses (e coreanos) tanto pregam de devoção ao trabalho, assimilação ao grupo e hierarquia baseada em idade, não irá destruí-los no longo prazo?

    Por mais que de um lado as coisas pareçam estar progredindo, de outro você tem sinais bem fortes de que a coisa pode vir a piorar e muito.

  5. Não conhecia o autor e também não conhecia suas obras citadas no post, porém desejo paz para ele em seu descanso e que os familiares fiquem bem.

  6. Nossa, é realmente triste ver essas as coisas. Nem palavras tenho para dizer.

    Única coisa a se fazer é torcer para que essa coisa de suicidios diminua cada vez mais. Ter isso como parte da cultura torna tudo mais horrivel.

Deixe uma resposta