O Terror da Lei Marcial de Taiwan em: DETENTION

O mundo dos jogos de horror é um dos mais ricos de toda a cena indie de videogames. Não é raro um jogo criado por um pequeno grupo de desenvolvedores, ou mesmo um único desenvolvedor, estourar se for realmente cativante. E este é o caso de Detention.

Lançado no início de 2017 pela Red Candles Game, o jogo Detention (返校 em chinês: Retorno à escola) teve um início humilde e como muitos jogos indies, demorou um pouco para engrenar. Mas quando engrenou, tornou-se viral entre vários streamers. 

A história tem como protagonista a estudante Fang Ray-shin. Na década dos anos 1960, durante a Lei Marcial em Taiwan, a garota fica na escola até depois do horário em detenção. Ela acaba caindo no sono e quando desperta a escola não parece mais a mesma. E agora ela deve enfrentar criaturas assustadoras saídas da mitologia asiática enquanto tenta escapar da escola. O jogo é um side-scrolling que muitos poderiam classificar como survival horror ou simplesmente um jogo de aventura de horror com alguns momentos de perigo. Seja como for, sua atmosfera assustou um bocado de gente e sua história mostra alguns temas que não são tão comuns na maioria dos jogos de horror.

O jogo se tornou um sucesso imenso em sua terra natal e gerou até mesmo um filme, lançado em 2019. E isso catapultou o nome do estúdio para o estrelato. Eles retornariam pouco tempo depois com um segundo jogo que… bem… foi envolvido em uma controvérsia que falaremos em um post futuro.

Seja como for, o jogo trouxe um sopro de ar fresco para outros temas que são pouco abordados e desviou um pouco o foco de obras de horror que, quando se falava em Ásia, imediatamente se pensava apenas no Japão. O folclore de todo o continente asiático é extremamente rico e o jogo Detention mostrou que existe muita coisa legal (e macabra!) para ser explorada.

O jogo está disponível na Steam por menos de 25 reais, e nas plataformas Playstation, Xbox e Nintendo. Vale a pena ser jogado, sobretudo para dar apoio à cena indeia de videogames quando eles fazem um ótimo trabalho. Mas para quem não pode adquirir o jogo agora, ou tem medo de jogar jogos de horror, apreciem o gameplay completo de Detention nos videos logo abaixo.

 

    Conteudista, Designer, Ilustradora e Escritora - e eterna "casual gamer"!