GIVEN – Uma pequena introdução a obra

Ainda hoje, mangás com temática instrumental e musical tendo como um de seus temas principais, não são muito comuns pela complexidade na hora de expressar uma arte que, depende em boa parte da imaginação e conhecimento prévio por parte do leitor. Mas com a popularização dos otome games, e com vários de seus jogos sendo musicais, alguns mangakás arriscaram a transmitir esse mesmo sentimento em suas obras. O que nos traz ao conteúdo de hoje: Given!

Para ser sincera, até iniciar essa matéria, não sabia muito sobre a obra, não muito além dos vários spoilers que recebi desde o lançamento do anime. Não que eu desconhecesse a obra, mas sim porque fiquei postergando, já que sabia o que ia enfrentar emocionalmente… Então resolvi ler a coleção que já me julgava há tempos na prateleira, e assistir as animações.

SINOPSE:

Um certo dia, Ritsuka Uenoyama está entediado e resolve tirar um cochilo no seu lugar secreto na escola e encontra com Mafuyu abraçado a uma guitarra com as cordas danificada. Ao trocar as cordas, Mafuyu insiste para que Uenoyama lhe ensine a tocar guitarra e não consegue se livrar da insistência do rapaz, que não só tem habilidade em aprender com facilidade como também tem uma voz incrível. Uenoyama não vai aceitar outro resposta além de que Mafuyu entre na banda dele, onde irá conhecer Haruki e Akihiko. Novas descobertas, amores e revelações pessoais estão por vim…

 

Em Give, shipps é o que não falta. >///<

MINHA EXPERIÊNCIA

Ao ler todos os 6 volumes já lançados no Brasil, a sensação de “quero ler o próximo volume” foi imediata. Primeiramente, esse manga tem como um de seus temas iniciais, um assunto muito pesado, e por esse mesmo motivo que demorei tanto pra iniciar a leitura. Assim que terminei de ler, considerei que até o momento, não chega a ser deprimente num nível muito alto, pois a mangaká soube abordar o tema com muita sensibilidade e empatia, mostrando o desenvolvimento de todos os envolvidos que fizeram parte desse passado e as novas amizades. Muitas questões pessoais precisam ser trabalhadas e estão sendo desenvolvidas. Com certeza ainda teremos muitas descobertas nos próximos volumes. A obra, tanto o manga quanto a animação são fofos, mesmo com as partes dramáticas no desenvolver da história.

 

MANGÁ, ANIME E CURIOSIDADES!

Given é uma série de mangá BL (Boys Love) escrita e ilustrada por Natsumi Kizu. Desde 2013, a obra é serializada na revista Cheri+ publicada pela editora japonesa Shinshokan. Em lançamento com seus 7 volumes já publicados no Japão, a obra teve estreia do anime em 2019 pela TV Fuji e está disponível na plataforma de streaming Crunchyroll. Aqui no Brasil, o mangá é publicado pela editora NewPOP, que já está com o volume 7 sendo revisado e provavelmente será lançado ainda esse ano.

Além de centrar nas questões pessoais de cada integrante, a própria formação da banda se torna destaque na história, fazendo com que o leitor acompanhe o desenvolvimento desde sua criação até se tornar uma banda de destaque no meio musical.

O anime adaptou os 11 episódios da primeira temporada que foram até o penúltimo capítulo do volume 3. O OVA especial “On The Other Hand”, foca em Ritsuka e Mafuyu, além dos acontecimentos que não foram mostrados no último filme em que focava mais em Akihiko e Haruki, adaptando os acontecimentos desses dois especiais do final do volume 3 até 5. A opening do anime “Kizuato” e a ending “Marutsuke” ficam por conta da banda Centimillimental.

Imagina a felicidade dessa fujoshi fanática por música ao assistir e ler Given… Aqui vai uma dica, principalmente se você leitor ainda não assistiu a animação: pesquise no YouTube “ensaios de bandas de rock” e para absorver ainda mais a obra, vale pesquisar as referências citadas no mangá. Você vai descobrir várias curiosidades como, o nome dos episódios em referência à músicas de bandas anglófonas, com exceção do episódio 9 que leva o nome da música “Fuyu no Hanashi” que Mafuyu canta nesse episódio, composta pela banda Centimillimental para o anime Given.

Entre outras curiosidades, também tem o fato de estar presente no nome dos protagonistas, os ideogramas com significado das estações do ano; Mafuyu Sato (Fuyu/Inverno), Haruki Nakayama (Haru/Primavera), Akihiko Kaji (Aki/Outono) e Ritsuka Uenoyama (Ka/Verão).

    Olá. Meu nome é Priscila, mas sou conhecida nas minhas redes sociais por Priscila Tomoe Kisarage (TomoeK). Tenho 29 anos, nascida em São Paulo. Esse ano, termino meu curso de modelagem tradicional e começo o 3D. Sou apaixonada por tudo que envolve a cultura japonesa. Sou apaixonada por: viagens, gatos, chuva, música e desenho. Recentemente, estou aprendendo a fazer novas comidas salgadas e doces. Sou fujoshi há mais de 18 anos e tudo que listei em cima, são meus hobbies. Então quase nunca estou entediada. @tomoek801 e @priscilatomoekisarage