Top 3 Melhores Animes de 2023

Feliz 2024 a todos os queridos amigos e leitores otakus que acompanham o Portal Genkidama!

O ano de 2023 foi cheio de incríveis produções que renovaram os nossos conceitos do quão alto a qualidade dos animes pode chegar e ao mesmo tempo nós mostrou o quanto essa indústria tem que melhorar para dar a esses profissionais responsáveis por nos encantar com seu trabalho melhores condições de vida.

Entre figurinhas carimbadas de que já seriam grande sucesso e gratas surpresas que vieram ao longo do caminho, convido a vocês a, por mais um ano, acompanharem o meu top 3 animes de 2023 de cada temporada!

Sempre lembrando que essas escolhas seguem o meu gosto e são apenas uma amigável sugestão para você que por acaso deixou escapar alguns desses títulos durante o ano ou até mesmo não teve tempo de conferir os hits e aqui encontrará um guia rápido. Não se preocupe, não haverá grandes spoilers sobre os animes citados, a ideia é justamente indicar e dar a oportunidade para vocês conferirem!

Vamos começar!

Inverno 2023

Buddy Daddies (Crunchyroll)

Se existe um padrão a ser seguido na indústria de animes é quando algum projeto é super inédito e original, dá certo e isso faz uma verdadeira onda de outros projetos tentando pegar uma fatia do bolo para sí. Nesse contexto acredito que surgiu Buddy Daddies, um anime original do estúdio P.A. Works (com sucessos consagrados em seu catalogo como Angel Beats, Ya Boy Kongming e Uma Musume) que navegou na onda que Spy X Family iniciou da temática “anime de família formada em condições absurdas”. Só que agora em vez de termos uma esper, um espião e uma assassina, temos uma dupla de amigos mercenários e uma menininha super fofa e inocente que cai de paraquedas na vida dos dois.

Somos apresentados a pequena Unasaka Miri, que na véspera de Natal vai parar em Tóquio, sozinha e está em busca do pai. Guiada miraculosamente pelas luzes de Natal, ela vai parar no meio de uma operação orquestrada por Kurusu Kazuki e Suwa Rei, dois mercenários e assassinos profissionais que estavam prestes a matar um importante chefe da Máfia, que vinha a ser o pai da Miri. Após muita confusão, os dois acabam adotando a menina e assumindo a responsabilidade de levar uma vida dupla cheia de ação e perigos enquanto aprendem a ser pais responsáveis e versões melhores de sí mesmos.

Esse anime a principio pode só parecer um copy paste básico de Spy X Family com o twist de ser uma dupla de rapazes como pais da menina (e um pouco de queer bait), mas ele consegue trazer uma comédia agradável e ter sua própria identidade apesar da clara origem e referência. Se quiser dar boas risadas, com uma boa dose de ação e ainda sair com o coração quentinho. É um ótimo anime.

Tomo-chan IS a Girl! (Crunchyroll)

De todos os animes que vi esse ano (e foram mais de 40!!!) esse foi o que logo de cara pensei que não iria dar sequência. Sempre procuro assistir pelo menos ao primeiro episódio de cada lançamento e daí tirar minhas conclusões se sigo ou não. Apenas uma oportunidade de me conquistar. A primeira impressão foi meio… turva.

Começando pela sinopse, essa é uma história de romance de dois amigos de infância, só que os nossos pombinhos tem um pequeno empecilho: Kubota “Jun” Junichirou ao ouvir a declaração de amor de sua amiga Aizawa Tomo, não interpreta como amor romântico e acha que ela está só reafirmando a amizade, isso por que Jun não vê Tomo-chan como uma menina, mas sim, Tomo-chan É uma menina! (Eita! É o titulo do anime!) Assim começa a jornada de Tomo em provar para o seu interesse romântico que ela é feminina e fazer seus sentimentos chegarem ao (estupido) amigo.

Apesar da sinopse inocente, o anime, como esperado, é carregado de fanservice que pode ser neutro a uns ou incomodo a outros, mas a principio o que me levantou uma pequena red flag foi toda a coisa de “A Tomo é uma menina masculina” e como iriam tratar esse assunto. Para o meu alivio, não é um problema e fui agraciado com uma ótima comédia romântica, com momentos adoráveis e que até conseguiu arrancar umas lágrimas no decorrer dos seus 13 episódios. O elenco de apoio ao nosso casal protagonista é muito bom e agregam a história não deixando tudo apenas centrado nos dois.

Esse anime também está disponível inteiro dublado e está com ótima qualidade! Recomendo assistir mais assim do que até no idioma original.

Gridman Universe

Não é uma lista do Vilson se não enfiar alguma coisa de Tokusatsu no meio.

Quando faço esse rank eu tenho a regra auto-imposta de evitar colocar sequencias, afinal é meio chato dizer que um dos melhores foi a parte 3 de uma franquia e ficar implícito que antes de ver a indicação a pessoa tem que consumir 2 coisas antes. Mas quando a coisa é boa, não tem como, merece estar aqui.

Gridman Universe é a grande conclusão da franquia que fez o revival da série de Tokusatsu de 1993 da Tsuburaya Productions, a criadora do Ultraman, Denkou Choujin Gridman. Começando com o anime SSSS. Gridman em 2018 e seguido por SSSS. Dynazenon em 2021, as duas séries foram sequencias diretas do Tokusatsu e agora elas se unem para uma produção definitiva e espetacular.

O filme se passa 1 ano depois dos eventos de SSSS. Gridman e Dynazenon, o mundo está em paz e apenas os amigos de Hibiki Yuuta, Takarada Rikka e Utsumi Shou, se lembram de tudo o que aconteceu e a batalha contra Shinjou Akane e Alexis Kerib. O próprio Yuuta apesar de informado de seus feitos, não se lembra de nada. Quando um novo Kaiju aparece na cidade, é a oportunidade de Yuuta voltar a se fundir com Gridman e lutarem juntos acompanhados de toda a trupe de Dynazenon para salvar não só a cidade, mas o universo.

Dificilmente vou conseguir comentar algo sem entregar algo importante da história. É importante ser familiar desde a série de tokusatsu de ’93 até as duas séries de anime subsequentes. Ajuda também ficar em dia com a adaptação americana de Gridman, Super Human Samurai Syber Squad, que foi muito popular aqui no Brasil nos anos 90. Tudo está conectado.

Sendo uma produção do Studio Trigger, já podem esperar uma qualidade absurda de animação, cenas de ação e um roteiro significativo e profundo tal qual foram seus antecessores.

Infelizmente o filme não está, ainda, disponível oficialmente para ver no Brasil, mas assim que estiver, se vier, esse post será atualizado, mas por enquanto, somos obrigados a recorrer aos meios “Gokaiger” para assistir essa preciosidade que não só é um dos melhores animes dessa temporada, mas com um dos melhores do ano mesmo.

Primavera 2023

Oshi no Ko

Esse aqui eu tive muita resistência em assistir após o desnecessário episódio inicial de 1 hora. Não pela história, mas pela 1 hora. Frescura minha? Talvez. Mas não deixou uma boa primeira impressão, apesar de impactante. Acabei insistindo um tempo depois e acabei assistindo o anime até fora de sua temporada, mas assisti e fiquei encantado. Admiti e reconheci todos os elogios que essa produção recebeu e não é para menos sendo um produto derivado da mente criativa de Akasaka Aka, criador de Kaguya-sama: Love is War e do ilustrador Yokoyari Mengo, tendo como trabalho mais famoso o próprio Oshi no Ko, somado a isso a produção de altíssimo nível trazido pelo estúdio Doga Kobo que já tinha meu selo de confiança por ser o responsável de alguns animes favoritos meus como Sing Yesterday for Me, Majestic Prince, Asteroid in Love e Shikimori’s Not Just a Cutie.

Oshi no Ko vem com a proposta de jogar no ventilador o lado mais podre e sombrio do mundo do entretenimento, para isso damos palco a Hoshino Ai, uma adolescente de 16 anos e uma Idol em ascensão que está grávida. Ela conhece o médico ginecologista Amemiya Gorou que fica responsável por cuidar dela e secretamente é um grande fã da idol. A gravidez de Ai é um segredo, mas mesmo assim um fã fanático consegue stalkear a idol até o hospital e numa tentativa de protege-la, Gorou acaba morrendo em um acidente. Para sua surpresa, ela renasce como um bebê, filho de ninguém mais, ninguém menos que a própria Hoshino Ai e com todas as lembranças da sua vida anterior. Agora ele irá usar essa segunda oportunidade de vida para vingar sua mãe, que é eventualmente brutalmente assassinada por um fã fanático que não aceitava que ela havia tido filhos.

Critica social somado a um incrível thriller de investigação e arco de vingança pessoal. Oshi no Ko entrega uma verdadeira novela global cheia de reviravoltas, tensões e personagens que vão te marcar e talvez fazer você até mesmo se identificar. Claramente um dos animes que mais marcou o mundo em 2023 e vai continuar marcando em 2024 com a 2° temporada já confirmada e anunciada. Se ainda não pode assistir, faça agora!

My Home Hero (Crunchyroll)

Falando em novela, em 2023, esse anime FOI a minha novela!

My Home Hero é a adaptação do mangá de mesmo nome criado pela dupla Asaki Masashi (arte) e Yamakawa Naoki (roteiro), com produção do anime pelo estúdio Tezuka Production. Além disso também recebeu duas adaptações em live-action como um dorama de 3 episódios e um filme.

Tantas formas de aproveitar esse título e todas corretas. Mais que merecido, afinal esse aqui foi o anime que mais me fez sentir como se fosse infartar a cada episódio. Para quem gosta de um drama policial/máfia que te deixa na beirada da cadeira com aquele cliff hanger absurdo que aluga um triplex na sua mente por uma semana inteira até o próximo episódio, então esse é o anime para você.

Acompanhamos Tosu Tetsuo, um humilde pai de família, típico salaryman japonês e amante de romances policiais que vê a ficção que tanto admira virar realidade diante dos seus olhos ao descobrir que o namorado de sua filha está planejando fazer crueldades com ela além de aplicar um golpe. Antes que isso aconteça, ele encontra o delinquente que faz parte da Yakuza e o mata por acidente. Agora ele tem que fazer todo o possível para proteger a sua família contra a máfia, a policia e quem mais aparecer em seu caminho.

Quando eu assistia a My Home Hero eu esquecia que estava vendo a um anime. Era tão intenso e interessante que só conseguia definir ele como uma novela dramática e adoro quando um anime atinge esse patamar pra mim. Não é sempre que assisto a algo desse gênero e fico feliz quando apareceu um excelente. O anime também está disponível dublado na CR além das versões live-action estarem disponíveis na Netflix. Não contente, o mangá ainda está sendo publicado no Brasil. Vocês têm todos os motivos para assistir a essa história, é só escolher como.

Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury 2° Temporada (Crunchyroll)

Mais uma vez, eu evito por sequencias, mas se eu não colocasse esse na lista eu estaria mentindo para mim mesmo, para vocês e entraria em combustão espontânea.

O que falar de G-Witch que já não tenha sido dito?

Não é surpresa para ninguém o quanto eu amo a franquia Gundam e em textos anteriores já deixei claro a importância que G-Witch teve para a mesma. A primeira protagonista feminina para uma série de TV, uma série altamente representativa e diversa em seu elenco de personagens e até mesmo um casal LGBTQ+ muito bem desenvolvido na figura de Suletta Mercury e Miorine Rembran (ou SuleMio para os íntimos). G-Witch se tornou uma obsessão que mesmo a quase ano depois de sua conclusão, sigo encantado e fascinado com tudo o que ele apresentou.

Nessa segunda temporada acompanhamos os eventos após o chocante final da parte 1 e o relacionamento de Suletta e Miorine está em risco. Além de tudo a tensão entre a Terra e o espaço está cada vez mais sensível e todas as peças estão se movendo para uma conclusão nada feliz. Nossas protagonistas vão fazer de tudo para reconciliar não só o seu romance, mas como também desvendar os mistérios que envolvem a Gundam Aerial que pode ser a chave para a resolução de todos os conflitos.

Há muitas discussões sobre o quão de fato “bom” foi G-Witch. Existem respostas para muitos dos questionamentos como uma produção feita as pressas, uma tentativa de renovação da franquia então havia um pouco de receito de até onde levar e claro, o talvez mais popular de todos, a polêmica em torno do final da série que houve um desentendimento entre a Bandai/Sunrise, detentora dos direitos de Gundam, e as pessoas de fato envolvidas com a produção como diretores, roteiristas e desenhistas. Gerando até mesmo uns eventos inacreditáveis como a união do staff em lançar um artbook não oficial, mas ao mesmo tempo oficial, só para contradizer “aquelas” palavras ditas pelos cabeças da Bandai/Sunrise.

Polemicas a parte (que inclusive já estão até mesmo resolvidas) G-Witch foi um marco para a indústria, para Gundam e para a minha vida e de muitos outros que viram aqui uma porta de entrada excelente para conhecer o universo de Gundam e também perceber que a franquia, apesar dos pesares, está sim disposta a se reinventar e evoluir para os tempos atuais.

Lembrando que G-Witch também está disponível dublado na CR!

Verão 2023

Bleach: Thousand-Year Blood War – The Separation (Disney +)

Realmente esse ano vai ficar difícil manter minha regra pessoal pra esses rankings.

Yada yada, meme do Vilson ser o último fã de Bleach do planeta, mas sejamos justos, o Studio Pierrot está entregando um belo exemplo de como não só adaptar um clássico shonen de lutinha, mas como melhorar ainda mais a experiencia tanto para quem já havia acompanhado o mangá, assim como quem está familiarizado apenas com o anime antigo. A direção de Tagushi Tomohisa (Persona 4: The Golden Animation, Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna e Digimon Adventure 02: The Beginning) trouxeram uma camada artística estupenda que faz com que cada episódio seja memorável por sí só, dando vida a momentos icônicos da história que antes só podíamos imaginar como eram em cores e movimento. Somado a isso temos o próprio Tite Kubo de perto acompanhando e supervisionando cada passo da produção, tendo agora a oportunidade de completar a história que é o apogeu de sua carreira.

E o que acontece nessa temporada? Pegamos nossos heróis se recuperando da surra que levaram do “NaziJesus” Yhwach e todos tem um tempo para se preparar para a nova invasão dos Quincy. Ichigo, Renji, Rukia e Byakuya vão para a base do Esquadrão Zero para se recuperar e treinar. Os outros shinigamis fazem o que podem para enfrentar a maior ameaça que já viram sem sua principal arma, suas Bankais, que os Quincy têm a habilidade de roubar e usar contra eles.

Muitas pessoas estão mudando de ideia sobre Bleach com esse arco, que está sendo muito mais épico e significativo do que outros que vieram antes. Somado a isso com uma animação de tirar o folego e lutas que vão ficar para a história dos animes. Mesmo que você não tenha visto Bleach antes, vale a pena assistir nem que seja só esse arco final da história.

Minha Crush Esqueceu os Óculos (Crunchyroll)

Vou confessar uma coisa. Quanto mais velho vou ficando, por algum motivo, esses animes de romances colegiais me conquistam cada vez mais. Antes eles me incomodavam e até me irritavam, mas agora deu um 360° na minha visão sobre eles e tem sido o gênero que mais tem me trazido risadas e relaxamento. É bem reconfortante e divertido ver os jovens em suas inocências perseguindo seus sentimentos românticos e eu fico aqui genuinamente apoiando e torcendo pelo seu sucesso, ocasionalmente dizendo para tela algo como “que bonitinho as crianças vivendo a vida, aproveitem, curtam, pois logo a vida adulta vem e VAI FICAR TUDO UMA M****”

E assim esse anime sobre um jovem adolescente vivendo uma paixão por sua colega de classe que, como indica o título, vive esquecendo seus óculos, acabam desenvolvendo um belo relacionamento de amizade, confiança e até algo a mais. Isso por si só já serve como uma boa sinopse sobre o que vamos ver no anime. De alguma forma a Mie Ai, a crush do nosso protagonista, Komura Kaede, vai perder seus óculos e sem eles ela é praticamente cega, gerando várias confusões e no processo ambos vão depender um do outro para seguir com suas vidas cotidianas.

Eventualmente, Mie passa até a esquecer de proposito os óculos por que ela quer que o Komura tenha mais proximidade e cuide dela, assim como o Komura precisa muito trabalhar sua mente que vai a mil por hora exagerando situações muito simples e adquirindo mais autoconfiança para lidar com o sexo oposto. É fascinante ver a evolução do relacionamento dos dois nos pequenos momentos e sinais verdes que um permite ao outro de se aproximarem cada vez mais.

É mais um daqueles animes “quentinho no coração”, com uma boa dose de comédia. Além disso temos um trabalho primoroso do estúdio GoHands (K, Seitokai Yakuindomo) que elevaram demais a qualidade de sua produção com técnicas de animação que vão te deixar impressionado.

Baki Hanma 2° Temporada (Netflix)

Surpreso comigo mesmo por esse aqui ter chegado até aqui.

Nunca fui fã de Baki. Já havia assistido a temporadas anteriores e até a animações mais antigas e nunca havia me conquistado, até agora.

Nessa temporada o homem mais poderoso da Terra é descoberto. Seu nome é Pickle e ele é um homem das cavernas que foi revivido em tempos modernos. Sua existência por sí só desperta o interesse de todos os lutadores mais fortes do planeta que querem se colocar a prova contra o homem pré-histórico que lutava diariamente contra as criaturas mais poderosas que já houveram no planeta, os dinossauros. Eles se enfileiram por uma oportunidade de trocar socos contra Pickle. Dispostos até mesmo a virar alimento do mesmo caso sejam derrotados. Além disso a temporada se encerra fechando o arco de Baki e seu pai Yuujirou, que finalmente irão se confrontar e responder a pergunta: Será que eles podem ser uma família normal?

A formula de Baki é simples: abrace o exagero. É isso que ele é e nunca mentiu. Quando me impus esse mindset, finalmente ele clicou comigo e principalmente nessa temporada foi quando as melhores coisas da série aconteceram. O Pickle se tornou meu personagem favorito e o arco final com a luta do Baki e o pai é perfeito. O ápice do que Baki tenta ser.

Se está disposto a apenas desligar o cérebro e curtir um pouco de shonen de lutinha non-sense, Baki é um prato cheio.

Outono 2023

Frieren: Beyond Journey’s End (Crunchyroll)

Essa temporada foi a de longe mais difícil de escolher apenas 3 títulos para indicar aqui, mas de todos os animes, esse foi o primeiro que não havia duvidas que seria escalado.

Muito antes do anuncio do anime, Frieren não era um estranho para mim. A muito tempo ouvia falar desse mangá criado por Yamada Kanehito (roteiro) e Abe Tsukasa (arte) e cabei lendo pelo menos o volume 1 da obra. Sabendo que a adaptação animada iria ocorrer, decidi esperar ainda mais sabendo que o estúdio responsável seria a Madhouse que dispensa apresentações.

A história que acompanhamos é da elfa milenar Frieren e como ela começa uma nova jornada de redescoberta após ela junto com o grupo de heróis terem derrotado o grande Rei Demônio. Como ela tem um tempo de vida muito maior que a maioria das criaturas, sua noção de tempo é bem deturpada e ela percebe que não apreciou como deveria a companhia dos amigos Himmel, Eisen e Heiter que passou mais de 10 anos até vencerem o Rei Demônio, apenas depois da morte de Himmel, por idade avançada, é que ela decide ter uma segunda aventura agora na companhia dos discípulos de seus companheiros, Fern, uma humana maga que virou aprendiz de Freiren após ter ficado sob a tutela de Heiter e Stark, um humano guerreiro, aprendiz do anão Eisen. Seu objetivo agora é chegar ao “Céu”, um local cuja lenda diz que é possível encontrar com heróis do passado e ela ter uma reconciliação com Himmel.

Frieren é diferente de tudo que eu vi. Sua estética é como uma pequena campanha de RPG, mas sua temática é como se fosse o New Game +, você já fez tudo o que tinha que fazer, agora é hora de aproveitar o mundo. A principal discussão do anime é o tempo. A percepção distorcida de tempo de Frieren nos faz refletir sobre a nossa percepção de tempo e o quanto devemos dar mais valor ao pouco tempo que temos nessa vida. 10 anos para ela são como 10 minutos para a gente. Nós vamos aprender junto com ela a importância de tirar o máximo de valor do nosso tempo de vida, seja você um humano simples ou um elfo que pode viver por milhares, senão centenas de milhares de anos.

Mais um que digo com tranquilidade, não só um dos melhores animes dessa temporada, mas um dos melhores animes do ano.

OVERTAKE! (Crunchyroll)

Estava faltando um anime de esporte nessa lista, não é mesmo?

Na mesma temporada tivemos dois animes com temática de corrida de carros, esse e MF Ghost, a sequência da franquia Initial D, um dos animes mais icônicos da história. Para meu espanto, quem fez o pódio acabou sendo Overtake! Não que MF Ghost não seja um bom anime, mas Overtake também se provou excelente e sendo bem honesto, foi o anime em 2023 que mais me fez chorar. Espero que curtam um bom drama e já separem a caixinha de lenços, vão precisar.

O protagonismo nessa série é dividido entre Madoka Kouya, um fotografo jornalístico fracassado que não consegue tirar fotos de pessoas e Asahina Haruka, um jovem piloto de F4 (uma categoria inferior da popular F1) que luta com sua singela equipe Komaki Motors para conseguir destaque e quem sabe um dia chegar no pódio.

Trauma, depressão e ansiedade geralmente não são os tópicos que você espera ver ao dar de cara com um anime sobre uma equipe vivendo nas tabelas da categoria mais baixa do mundo das corridas competitivas, mas é isso que Overtake vem oferecer. Kouya tem um trauma profundo de um backlash que recebeu após a publicação de uma foto em que ele registrou o momento exato em que uma garotinha era engolida por um tsunami, com as pessoas acusando que em vez de tirar a foto, ele poderia ter ido lá ajuda-la e por consequência do trauma, ele perdeu a habilidade de tirar fotos de outras pessoas. Haruka almeja alcançar o patamar que seu pai, também um corredor de F1, deixou, mas infelizmente veio a falecer após um acidente na pista. Um quer chegar ao pódio por seu próprio esforço e talento o outro quer ter sua alma e trauma curados para poder registrar o momento em que Haruka é um vencedor. Você jamais esperaria que esses dois tivessem tanto para acrescentar na vida um do outro, mas aqui estamos.

Pluto (Netflix)

Ozamu Tezuka e Naoki Urasawa. Não tem como dar errado uma combinação dessas.

Não vou pagar de cult. Não sou tão consumidor assíduo nem de Tezuka e nem Urasawa. Conheço os clássicos, já passei o olho em algumas coisas, mas reconheço a grandiosidade de uma dupla dessas. Ambos são milestones para o mundo dos mangás e toda essa pompa pode ser admirada nessa adaptação mais do que especial de um dos mangás mais elogiados de todos os tempos.

Pluto é uma adaptação de Tetsuwan Atom (Ou Astro Boy como popularmente conhecido), mais especifico a adaptação do que é considerado o melhor arco da história do pequeno robozinho. O traço mais tradicional e “cartoonesco” de Tezuka é substituído pelo belíssimo desenho de Urusawa fazendo uma releitura da história como só a mente por trás de clássicos como Monster e 20th Century Boys conseguiria fazer.

Acompanhamos a história do detetive robô Gesicht que fica encarregado de investigar o assassinato do super popular e carismático robô Montblanc, um herói de guerra aposentado. Muitas coisas estranhas rodeiam esse caso e acaba envolvendo os considerados robôs mais poderosos da Terra, entre eles, Atom. Tudo converge de que o culpado de uma série de assassinatos de robôs e humanos seja um robô chamado Pluto e sua existência irá trazer à tona verdades que Gesicht será colocado no limite.

Já tinha sim ouvido falar sobre Pluto, é impossível estar nesse meio e não conhecer um clássico como esse. Fiquei grato de uma adaptação animada de tão alta qualidade ter sido feita e me sinto privilegiado de estar vivo para testemunhar esse evento. O que vou falar agora pode soar com um sacrilégio para alguns, mas algo que me desanima de buscar clássicos do Tezuka é justamente o estilo de arte dele. Longe de mim questionar sua importância e tudo mais, entretanto nunca foi o maior dos chamarizes para mim o seu traço super característico, então ter a pegada do Urasawa dando uma modernizada em todo o conceito me ajudou demais a emergir na história. Eu acredito que nunca mais foi esquecer os sentimentos e sensações que tive ao assistir o episódio 2 de Pluto (a história do North #2), uma obra de arte que com certeza só me marcou por estar nesse formato.

Para não dizer que tudo está perfeito, confesso que os episódios de uma hora ou até mais são um pouco exaustivos dada a carga dramática e emocional que te conduzem e foi difícil maratonar, tendo que assistir quase que obrigatoriamente um episódio por dia ou a cada 2 dias para poder absorver tudo como deveria. Cada um dos 8 episódios adapta um volume inteiro do mangá que se baseia. Ficaria feliz se tivéssemos talvez o dobro de episódios, mas eles fossem mais dosados e pausados, mas isso é só a minha experiencia da coisa toda. Para outros pode não ter sido algo tão relevante. De toda forma, se você tiver que escolher só um anime dessa lista toda que fiz para assistir, sem dúvidas Pluto é o que coloco como maior prioridade.

Menções honrosas.

Como já mencionado, esse ano assisti mais de 40 animes diferentes entre as temporadas e claro que há muito mais tesouros a serem descobertos além dos top 3 citados.

Aqui uma lista rápida com alguns que deixo em aberto a recomendação que me marcaram tanto quanto os escolhidos antes.

Aggretsuko: 5° Temporada (Netflix) A grande conclussão da jornada de trabalho e libertação da nossa panda vermelha favorita.

Hell’s Paradise (Crunchyroll) Um battle shonen sobre o governo japones usando perigosos presidiarios para acharem o elixir da vida eterna em uma ilha mágica e misteriosa.

Skip and Loafer (Crunchyroll) Um slice of life super fofo sobre uma menina do interior que se mudou para Tóquio e está em busca de fazer novas amizades.

Magical Destroyers (Crunchyroll) Uma cómedia non-sense sobre um orgão do governo cujo único objetivo é destruir a cultura otaku e o Otaku Hero junto com seu grupo de Garotas Mágicas vão defender o direito de ser… otaku?

A Veterana Pitica da Firma (Crunchyroll) Uma romcom sobre um novo funcionário em uma firma de publicidade que se apaixona pela sua supervisora que é super baixinha, mas com um coração enorme.

Bastard!! – Heavy Metal, Dark Fantasy – Hell’s Requiem Arc (Netflix) Doideira, ação e muito rock’n rolll.

Gamera Rebirth (Netflix) Pela primeira vez a tartatura kaiju amiga das crianças está sendo adaptada em anime.

Shy (Crunchyroll) Acompanhamos a herói novata Shy, uma menina super tímida, lutando contra um inimigo que quer destruir o mundo como o conhecemos dando liberdade para todas as pessoas (???)

Scott Pilgrim Takes Off (Netflix) A tão aguardada adaptação animada do clássico moderno Scott Pilgrim. De gibi, para filme e agora para anime, mas com um pequeno twist que pode te pegar de surpresa.

Aqui se encerra mais uma humilde lista de recomendações de animes de 2023. Foi um ano incrível para se apreciar tantos bons títulos e que em 2024 tenhamos muito mais coisas ótimas para assistir.

Até a próxima!

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.