Mangá Grátis – Opção 1 – Nico² Seiga

Yo!

Essa semana, vou falar de algumas opções de mangá gratuito e legítimo que estão pela internet. Basicamente, serão formas de ler mangás bacanas sem infringir leis de lugar algum, sem precisar de tablets (MALDITO app da Shueisha!!) ou qualquer coisa. Minha motivação pra isso foi, principalmente, a boa aceitação de Ganbaru (leia já!) e algo que tenho em mente faz muitos anos. Os quadrinhos estão mudando…

Vou começar pela aba de quadrinhos do site japa de vídeos Nico Nico Douga (um Youtube japa), o Nico Nico Seiga.

O site disponibiliza diversos mangás, de coisa feita por amadores, passando por experimentações de profissionais e editoras, até histórias publicadas simultaneamente com a Jump SQ. Apesar de ser um site bem popular lá no Japão, ele é meio bagunçado (dificil achar as coisas) e, claro, ele é todo em japonês. Serve como opção pra você, que estuda a língua e é um verdadeiro otaku purista, ou pra qualquer um que queira ver coisas diferentes.

A grande novidade disso é o uso de uma linguagem diferente. Eles não estão simplesmente publicando páginas de mangá online, muitos dos títulos (praticamente toda a listagem de populares) usam o Flash para animar, colocar sons, controlar a narrativa e, principalmente, pra usar cores à vontade. A maioria nem usa retículas, fica no cinza liso (assunto pra outro dia, mas uma birra minha)!

Quais os grandes problemas da plataforma?

Como qualquer coisa da internet japa, o site é todo estranho e muito dificil de encontrar as coisas. Se você ver algo que lhe interesse, clique e abra o link em outra aba, ou pode nunca mais encontrar o link (estou até agora procurando um). O sistema de quadrinho “animado” também me deixou perdido no começo. Uma chuva de comentários passa por cima das páginas e até eu descobrir que existe um botão que desliga, não conseguia ler nada. Alias, em pause, você pode ler como se fosse quadrinho mesmo, sem fazer o slideshow. Basta usar as setas pra avançar e voltar. Até a música e sons são preservados.

Como eu já falei antes, uma coisa bacana é a relação do site com publicações impressas, como a Jump SQ e a Comic Rex. A primeira está promovendo um duelo de gag mangá e a segunda, liberou a edição passada completamente de graça (esqueci de dizer, alguns materiais são pagos). Pra quem não sabe, a Comic Rex é a que publicou Kannagi e publica Idol [email protected] e Little Busters. Outra que investe no site é a Kadokawa, que faz a Nico Nico Ace (as publicações da Kadokawa sempre tem Ace), uma revista só pro canal, com prévias de material que está fazendo sucesso ou tem anime estreando. Coisas como Keroro Gunsou, Deadman Wonderland e Tiger and Bunny estão disponíveis pra leitura gratuíta. Se você estiver disposto a liberar uns ienes pro site, pode comprar versões digitais de tankohons, com várias opções.

Agora, você que não lê japonês (ou lê pouco) mas está curioso pra ver o site. Alguns toques para fazer sua conta e poder fuçar nos mangás.

Na tela inicial clique no banner amarelo perto do logo, no canto superior esquerdo da tela.

A partir daqui, instruções em inglês do site, quer mais doce? Tem outras opções de línguas. Não o português, mas tem espanhol.

Feito o processo, o login pode ser feito no link em vermelho na faixa que está mais ao topo da janela. Aqui as instruções estão em inglês de novo.

 

Se o Log estiver correto, seu nome aparece no topo, bem no meio da barra. Nesta mesma barra, clique no terceiro link, da esqueda para a direita.

Aqui, clique no link para mangá (o site também tem ilustrações e outras coisas).

Veja abaixo como escolher alguma coisa pra ler (levando em conta que você, que seguiu esse tutorial, não sabe ler japonês, então seria pra você ver).

Aqui vão algumas indicações minhas, do que eu vi e gostei.

Omae no Goushi wa Sono Teidoka? Arte foda, narrativa fluida, um dos mais profissas. Baseado em uma light novel.

Senyuu Roteiro muito bacana, arte lembra Zetsubou Sensei. O cara está na Ura Sunday também, que eu falo outro dia. E essa história é publicada na Jump SQ!

Semi no Naku Koro Arte foda, não é em flash, tem cara de material romântico da Shonen Magazine.

O acervo é muito grande, e tem coisa que realmente é como pérola no meio do mar de qualquer coisa. E você pode mandar seu material pros japas lerem, desde que seja em japonês, claro!

 

Boa diversão!