Nova webcomic — Ganbaru! -Otaku Lifestyle- 01

Yo!

Começando aqui, uma nova seção pro XIL, uma seção bem especial. Vou começar uma série de webcomic aqui, completamente autoral, falando de um assunto bem próximo de todo mundo.

Começa aqui Ganbaru! – Otaku Lifestyle-, a história de três amigos que curtem mangás e animes e levam suas vidas dentro do universo otaku. Luiz é o otaku apaixonado, fã acima de tudo. Takeru é o apreciador, racional e crítico. Mas quem conduz a história é Rafa, um cara que simplesmente se deixa levar pela vida. O que dá o tom da história são os sonhos. Luiz está no ápice de seu sonho, é um novo talento do futebol, em seu time do coração, num projeto vencedor. Takeru é músico, tem uma banda de garagem e luta por um lugar ao sol. E Rafa está à procura de um sonho só dele.

Comece a ler Ganbaru! aqui!

A ideia da série é fazer algo diferente no meu tempo livre entre um trabalho e outro, fazendo completamente sozinho. Talvez por isso, em meses mais agitados, eu não irei atualizar com frequência.

Fui muito influenciado, claro, pelo vizinho de Genkidama, Ledd, e até mostrei o roteiro pro Trevisan antes de tentar algo. Não na história, claro, gêneros completamente diferentes, metas e tudo mais… Mas tentar uma webcomic, chegar a um público dessa forma, é completamente atrás das pegadas do material do Trevisan e do Lobo, que começaram aos poucos, lançaram o primeiro volume e estão agora indo para o segundo (em breve!!) e não estão pensando em parar.

Se pensarmos em termos de periódicos, como a Shonen Jump, apesar de nem sempre ter sido assim, hoje a revista serve mais como vitrine para títulos, que vêm dando muito mais lucro em suas encadernações, além de ser um laboratório de novas ideias e autores. É uma vitrine cara, verdade, mas que, por enquanto, não dá prejuízos. Os tempos estão mudando. A Shogakukan, vizinha de prédio da Shonen Jump e editora da Shonen Sunday (rival da Jump) lançou há alguns meses uma antologia online, chamada de Ura Sunday (falei dela antes do lançamento, e o site é esse aqui) que publica séries originalmente online, de graça, disponíveis no site para qualquer um, fazendo assim um outro modelo de vitrine. Se o papel das antologias realmente for o de mostrar e testar histórias, talvez um dia nós não tenhamos mais a Shonen Jump em papel (como aconteceu com sua versão americana, que migrou pra App de smartphone), comprando apenas versões impressas quando forem encadernados. Isso se não perdermos o prazer pelo cheiro e textura do papel.

Para Ledd, é como funciona. Para mim, nem tanto. Não tenho ainda a pretensão de encadernar Ganbaru! e se for fazer isso, claro que daria uma garibada maior na arte, já que pra usar o tempo a meu favor, eu escaneio o próprio lápis e não uso retículas, uso só tons de cinza (o que é outro assunto, pra outro dia). E sabendo como é caro e dificil se trabalhar com isso, realmente, só tenho pensado em criar e publicar. É caro, dá pra comprar um bom carro com o preço de uma tiragem, que se não vender, vira um monte de papel que você: 1 – queima ou 2 – estoca pro resto da vida. E qualquer alternativa doi no coração.

Espero que gostem da história! Será a primeira parte do primeiro capítulo!

Ganbaru! -Otaku Lifestyle- 01

Deixe uma resposta