Yo!
O fim de uma revista com 54 anos de tradição nunca pode ser visto com desdém. Não tá fácil pra ninguém!
A Manga Sunday (não confundir com Shonen Sunday, a não ser que seja pra se surpreender e ser fisgado pra esse post), antologia adulta da pequena editora Jigyou no Nihonsha (Editora Pequena Empresa Japonesa – e eu não tô brincando nessa tradução!) encerra atividades depois de longos 54 anos publicando alternativas para leitores de mangá adulto. O primeiro sinal aconteceu quando seu maior sucesso em toda sua história, o também longevo Shizukanaru Don (24 anos de estrada, mais que a média do público do Genkidama!) chegou ao fim, no final de 2012. Na verdade, um sinal de sua fraqueza já havia aparecido um pouco antes até, ainda em 2012, quando a periodicidade semanal mudou para duas vezes ao mês.
Nascida no mesmo ano da Shonen Magazine e da Shonen Sunday, um ano de muita agitação no mercado editorial (muitas antologias que existem até hoje são deste ano), a Manga Sunday sempre foi o patinho feio. Foi o lar de GeGeGe no Kitaro, de Shigeru Mizuki, Tensai Bakabon no Oyaji, de Fujio Akatsuka e Shizukanaru Don, de Kazuo Nitta, entre outros. Nasceu com uma proposta de ser o lar de mangás esquisitos demais para qualquer classificação, hoje, vivia de mangás seriados, com um certo erotismo e uma dose de violência. Ainda era cultuada por fãs, que a chamam carinhosamente de ManSan.
O destino das séries que são publicadas lá já é certo. Muitas terminam com ela, em 19 de fevereiro, na edição 5 de 2013, referente ao número 2795 na numeração real. As que ainda tiverem algo a contar, terminarão no website, como webcomic. A editora ainda deve publicar as encadernações durante os meses seguintes.
A motivação, de acordo com comunicado da editora é que a idade dos leitores subiu muito e isso foi se tornando insustentável. As vendas caiam e não se renovavam. Também havia o fator “Shizukanaru Don”, seu alicerce durante os últimos anos, e a incapacidade de criar um herdeiro.
O que eu acho? Você pode pensar “Bem, pelo menos eu não lia nada de lá mesmo!” mas isso é o melhor exemplo do que acontece com as revistas hoje. A Magazine e Sunday, apesar de não crescerem muito, estão de certa forma seguras com suas fórmulas de criar sucessos de tempo em tempo, já que sua linha editorial sustenta o vigor da publicação. Porém, a Shonen Jump sofre de um medo terrível ao fim de seus maiores sucessos, vide a era negra que assolou a revista depois do fim de Slam Dunk e Dragon Ball. Atualmente, o cenário se repete: Naruto parece estar chegando ao fim e One Piece, apesar de ainda distante, tem sido figura deste questionamento. Quando eles se forem, a revista vai aguentar o tranco?
Claro que temos novos sucessos com cara de que podem ser longevos, como Toriko. A própria Jump parece estar preparando “para-quedas” antes do fim de séries de sucesso, para que isso não influencie nas vendas, que podem criar um tombo gigantesco de uma hora pra outra. Mas talvez só descobriremos se a nova Shonen Jump está pronta para o fim de suas séries principais quando Naruto acabar.
Explicando como o mercado reage, o negócio é o seguinte: A Shonen Jump, hoje, imprime por semana, cerca de 3 milhões e meio de cópias. Esse número não é por acaso. Eles estipulam isso usando os dados de venda e popularidade, para imprimir somente o necessário para atender a demanda total. O encalhe de revistas periódicas é perdido completamente por não poder ser reaproveitado depois de seu período, voltando para a reciclagem e se tornando prejuízo para a editora, portanto, é extremamente necessário que esse número seja o mais preciso possível. Mais, dá prejuízo. Menos, venda perdida e público perdido. Existe um efeito dominó de mercado que é disparado sempre que o balanço pende pra algum dos lados.
Quando Dragon Ball acabou, a revista passou a vender METADE do que vendia, impressionantes 7 milhões de cópias por semana. O prejuízo foi enorme nas primeiras semanas, até se adequarem. Mas logo na sequência, veio o tombo de Slam Dunk, tirando mais metade dos leitores restantes, diminuindo os números de uma forma impossível de se prever, mesmo nas piores estimativas.
O grande problema é que uma revista grande é feita com uma produção equivalente. Muitas pessoas trabalham para a Shonen Jump para que toda semana saia a revista da forma que precisa sair. Sua tiragem e popularidade garantem a tropa de editores e assistentes. Essa queda repentina muda todo o cenário, tornando necessária a demissão ou remanejamento de muitos envolvidos e parando máquinas caríssimas, que são usadas exclusivamente pela revista. Quem trabalha na área gráfica sabe, máquina parada é custo. E tudo isso acontecendo praticamente da noite pro dia.
A sombra do fim assusta muito a Shonen Jump, mais do que a Magazine ou Sunday (que tem outros traumas – coisa pra outro post). E o fim da Manga Sunday serve como exemplo em escala menor do que pode vir a acontecer. Os japoneses precisam pensar em alternativas de mercado, antes que o mercado obrigue-os a isso.
eu acho que quando naruto acabar talvez eles pensam em retornar para uma serie de anime/manga antigo com dragon ball etc.
Se One Piece acabasse adruptamente por qualquer motivo seria o funeral da JUMP. Perder novamente metade das vendas não a sustentaria.
A Prova de fogo vai ser quando Naruto terminar, nesse momento que vai dar pra quantificar quais os efeitos atuais de se perder um dos pilares.
O que deve dar mais medo é a falta de perspectiva de outro sucesso de mesmo nível pra o substituir.