A web comic que mata – Satsujin Manga

SatsujinManga

Yo!

Me deparei com esse filme aqui e é uma boa curiosidade. Bora ver!

O cinema coreano vem trabalhando bem. Independente de qualidade, relevância artística ou qualquer coisa, é notável a evolução da indústria. E como eles são grandes consumidores do cinema japonês, também não é de se surpreender quando eles são claramente influenciados pelos japoneses.

Esse filme, Satsujin Manga, é um bom exemplo. Seguindo uma linha de terror mais parecida com a dos filmes japoneses, o filme traz uma trama de assassinatos misteriosos, conectados por um elemento cotidiano. Uma autora de mangá produz uma webcomic de suspense. Mas os assassinatos de sua história passam a acontecer no mundo real. E seja lá quem está por trás disso, também está atrás dela. Um roteiro muito clássico, mas com elementos novos. Quem diria que não só quadrinhos, mas uma webcomic seria usada na trama de um filme mainstream? Seria tão simples trocar isso por livros, como já acontece em milhões e milhões de exemplos.

Veja o trailer

Site japonês para a produção

Mas isso aponta para um mercado cultural diferente. Enquanto mesmo países mais consolidados nos quadrinhos, como EUA e Japão, ainda estão engatinhando em questões de internet com quadrinhos, a Coreia do Sul parece ter um bom mercado para isso, com autores consagrados fazendo webcomic não por hobbie, mas porque funciona comercialmente. Não sou um especialista, na verdade, diria até que estou longe disso, sei pouco da cultura coreana, mas se tem um ponto importante a frisar é a forma que o país encara a rede. Enquanto os EUA costuram formas de controlar a pirataria e toda forma de tráfego de dados, o Japão ainda tem hábitos atrasados quanto à internet e uma forma toda particular de se utilizar dela. Quem busca informação em japonês sabe o quanto é difícil se deparar com sites em HTML antigo, com tabelas e gifs animados, como na época do Geocities… que ainda é muito usado até hoje lá.

Talvez por isso mesmo esse tipo de filme só poderia ser feito pelos coreanos. Por mais que pareça só uma escolha arbitrária, o assunto escolhido precisa ser algo que esteja presente no cotidiano da média do seu público, fazer parte da vida das pessoas de uma forma tão enraizada que elas nem pensam mais tanto nisso. Principalmente para criar esse tipo de terror, que se baseia em criar pavor em cima de coisas comuns.

toon_t1tc

É muito bacana ver esse tipo de coisa acontecendo e mesmo que meu julgamento esteja errado e seja só um produtor muito louco arriscando no mercado, valeu os dois minutos que o assunto girou as engrenagens da minha imaginação.

Só que eu não pretendo ver o filme. Terror nunca foi um gênero que eu goste. Já basta o que eu sinto quando chega alguma conta em casa!

Satsujin Manga (Killer Toon), de Yong-Jun Kim. Com Lee Si-young (Hana Yori Dango e Itazura na Kiss), Um Kijoon e Hyun Woo. Estreia no Japão dia 19 de Outubro. Na Coreia, foi a maior bilheteria para um filme de terror nacional, com mais de um milhão de pagantes.

3 ideias sobre “A web comic que mata – Satsujin Manga”

  1. Bah que massa!

    Não pelo filme em si, mas pela dissertação do texto.
    Aliás, coreanos lançam webcomic bacarai, e o interessante é que eles são bem inovadores na forma como funciona a narrativa.

Deixe uma resposta