Katsuhiro Otomo recebe “Nobel” japonês

SirKatsuhirodeOtomo

Yo!

Sir Katsuhiro de Otomo. Bora ver!

Dia 31 de Outubro, o diretor Katsuhiro Otomo, autor de AKIRA,recebeu o Shijuhosho, um título dado à pessoas que deram contribuições inestimáveis para a ciência, cultura ou tecnologia pelo próprio Imperador japonês. O prêmio é uma honra equivalente ao Nobel, e Otomo é o segundo diretor de longas animados a ganhar o prêmio, depois de Isao Takahata, de Turma Túmulo dos Vagalumes e do vindouro Kaguya Hime, que recebeu o prêmio quinze anos antes. Fora da animação comercial, outros dois animadores receberam esse título, Taku Furukawa e Youji Kuri, ambos fazendo materiais mais artísticos.

Além desta honra, Otomo ainda foi condecorado como chivalier da cultura pela França em 2005.

Na ocasião, Otomo declarou: CHUPA MIYAZAKI! “Não esperava sequer ser indicado a algo assim. Eu estava apenas fazendo minhas coisas.”

Recentemente, ele coordenou a coletânea de curtas Short Peace.

Fonte: Cinema Today

O que eu acho? Sir Katsuhiro de Otomo, agora é também figura cultural inestimável pro seu próprio país. Nada mais justo, antes do Otomo ser metade do que ele é hoje, o cara recebia uma rara chupetada do próprio deus do mangá, Osamu Tezuka, que considerava ele o maior nome da nova geração daquela época. E o Tezuka não achava isso nem do Ishinomori!!

Agora é ganhar um Pulitzer, um Oscar, um Grammy e um Nobel da Paz (porque sim) pra completar a coleção. Quando você é gênio, sua coleção de figures é banhada a ouro.

2 ideias sobre “Katsuhiro Otomo recebe “Nobel” japonês”

  1. Convenhamos, Tezuka foi ficando mais leve depois de velho. Ele já não enxergava essa geração como rivais. Ele criou caso com artistas do calibre do Ishinomori ou do Shigeru Mizuki, para depois apoiar Go Nagai, Otomo e Toriyama. A verdade é que a época mais ácida dele foi um misto de competitividade e ressentimento, foi uma oportunidade de conhecer o lado mais sombrio do Tezuka. Não por acaso, a maior parte dos “ataques” que ele fez a outros artistas se deu na época da Garo/COM e os movimentos estudantis, tempos em que Tezuka estava em constante declínio de popularidade. No final das contas, o Deus do Mangá era só humano. Mas enfim, é um prêmio merecido para Otomo.

  2. Só notícia boa nesses últimos dias. Mas o vigor e a originalidade do Sakuda ao postá-las é o que está me surpreendendo mais. Primeiro fez post mendigando “likes” e agora vem com um título sensacionalista dentro do aceitável.

    #OtgulhoXIL

Deixe uma resposta