Primeiras Impressões: Shingeki no Kyojin

snk001

Alguém achava que seria diferente? Alguém achava que esse anime poderia ser ruim? O que foi isso, minha gente? Mas o que foi isso?! Um dos melhores primeiros episódios que já vi em toda minha vida! Daqueles que te deixam irritado ao final pois terá que esperar uma semana para ver o episódio seguinte. Confesso que estava sentindo falta de animes que me fizessem sentir assim, de animes que me puxassem tanto pra dentro do seu universo que eu ficaria esperando o episódio seguinte como uma velhinha espera o episódio final da novela! Bem vindo, Shingeki no Kyojin!

O anime segue a risca a ordem dos acontecimentos assim como no mangá original, mas dá um “level up” a tudo dando uma maior magnitude ao que acontece em cena. Assim que se bota o olho no anime, se nota o precioso trabalho da produção com o design dos personagens e a animação. É tudo muito bem feito e isso encanta os olhos do espectador.

snk003

Abreve cena de luta entre os humanos e o titã na floresta já mostra que as cenas de ação desse anime prometem ser FANTÁSTICAS, para dizer o mínimo. Um excelente trabalho de câmera e animação.

Nesse primeiro momento conhecemos também um pouco do universo que passaremos a acompanhar. Há centenas de anos a raça humana enfrentou a ameaça dos gigantes e quase foi extinta. Os poucos que sobraram tiveram que se isolar numa cidade murada para se proteger. Cem anos se passaram sem incidentes.

Conhecemos também o nosso protagonista, Eren, um menino que diferente de seus pais, sempre quis conhecer o mundo fora do muro. Seu objetivo é se juntar à Patrulha de Reconhecimento, um grupo de soldados que vai além do muro para tentar descobrir mais sobre os titãs e como derrotá-los. Também conhecemos Mikasa, irmã de Eren, e Armin, amigo dos dois.

snk004

No entanto, tudo que esses meninos conheciam muda para sempre quando um gigante maior do que tudo que eles já tinham visto aparece do lado de fora de montanha. Um gigante diferente dos outros. Ao invés de parecerem humanos (bem assustadores) em tamanho GG, ele não parece ter pele, só tendões e músculos. Uma figura assustadora por si só, ainda abre um buraco no muro, por onde os gigantes invadem e causam terror e destruição. Erin e Mikasa tentam salvar sua mãe, que fica presa nos escombros, mas em vão. A dupla acaba sendo “salva” por um patrulheiro, mas testemunham sua mãe ser devorada por um dos gigantes. Naquele momento, Erin jura vingança àqueles seres destruidores.

Cara, QUE QUE É ISSO! É tensão do início ao fim do episódio! Tudo muito bem dirigido, narrado, executado! Nossa, não consigo botar um defeito sequer nesse primeiro episódio. Não dá! É dado tempo ao tempo. As coisas são bem desenvolvidas e você chega no climax do episódio na ponta da cadeira testemunhando tudo aquilo.

Que me perdoem os fãs do mangá, mas ao que parece, essa história vai funcionar muito melhor em versão animada devido à competência de TODOS que estão trabalhando nessa produção. Shingeki no Kyokin fica travado num ritmo mensal, mas semanal e animado com essa qualidade? Tem tudo pra ser um dos grandes clássicos dos animes! Daqueles que comentaremos daqui a muitos anos ainda!

snk002

Ainda estou um pouco estasiado com o que assisti. Shingeki no Kyojin simplesmente pegou todo o hype que estavam colocando em cima dele e correspondeu ponto a ponto, ficando ainda melhor do que eu esperava. Queria ter ouvido o encerramento cantado pela Hikasa Youko, mas fica pra semana que vem, não me importo.

Ao que parece, o anime terá duração de, no mínimo, 25 episódios, o que me deixa ainda mais feliz! Chega logo semana que vem, quero ver a continuação desse episódio! Shingeki no Kyojin, a melhor estreia da temporada, possível melhor anime da temporada, possível melhor anime do ano e detentor de um primeiro episódio como há muito eu não vejo. Parem de ler isso aqui e vão assistir, se ainda não o fizeram! Depois voltem e deixem um comentário dizendo o que acharam!

Leia também no Genkidama:

>> Shingeki no Kyojin e por que a Jump não é tudo no mundo (XIL)

>> Primeiras Impressões de Shingeki no Kyojin (Gyabbo)

Confira o resto das ‘Primeiras Impressões’ da Temporada de Primavera no ÍNDICE.

Já está seguindo o twitter do @Anikenkai? Então SIGA!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Alguém achava que seria diferente? Alguém achava que esse anime […]

26 thoughts on “Primeiras Impressões: Shingeki no Kyojin”

  1. Eu achei demais! Muito bom mesmo,os primeiros minutos me deixaram boquiaberto com a animação. O final do episodio,emocionante. Esse anime vai ser igual ao One Piece e o JoJo pra mim,vou contar os dias ansioso pelo próximo episodio.

  2. Olha só quantos elogios. Estou aguardando para ver esse episódio ainda hoje, mais à noite. Mas depois daquele trailer, não tenho dúvidas de que será sensacional. Só que…

    Eu não acompanho o mangá, não sei que rumos isso pode tomar e, por melhor tenha sido o piloto, vamos nos acalmar. Fazendo o advogado do diabo aqui, já vi muitas séries que começam de maneira magnífica, aparentemente bem amarrada e no final não se sustentam tão bem assim (abraço InuYasha).

    Procuro pensar assim: a menos que o anime seja curto, como é o caso de FLCL, por exemplo, eu procuro formar uma opinião sobre ele quando tiver assistido a pelo menos cinco episódios. Aí sim, a coisa anda e pode-se dizer que o anime será bom. É apenas uma mania minha, mas espero que, como sempre, eu esteja muito enganando e que esse titã aí marque presença na história das animações japonesas. 🙂

    Btw, excelente texto, Diogo. ;P

  3. Comentar algo que eu reparei e queria saber se fui o único.
    Só eu gostei muito de ver a interação familiar dos Jeager? Família em animes, pai e mãe interagindo com os filhos, sobretudo de forma convincente é algo raro.
    O que me deixou na maior expectativa foi isso, fico feliz da animação e som de alto nível, mas o que deverá brilhar, sinto, é a interação entre os personagens. Eren e Mikasa parecem irmãos de verdade e ela tem personalidade forte, o Armin é o amigo inteligente e tal e parece que terão uma boa química.

    1. Sim, essa interação entre eles foi algo incomum, n se ve na maioria dos animes atuais, tbm gostei bastante disso 😀

    2. @Panino

      Concordo. Interação familiar é algo raro mesmo. Nessa temporada, tivemos um relance disso também em Red Data Girl.

  4. Eu fiquei impressionado com com esse anime do começo ao fim.
    Nunca havia visto um anime que fizesse sentir “arrepios” o tempo todo.
    Esse anime promete muito!
    Agora é esperar uma semana para o 2º episódio. Fazer o que, né?

    Obs: Não canso de ver a Opening. É muito massa!

  5. Bom post , parece que ficou animado mesmo em 😀

    Gostei muito do primeiro EP , ate agora estou achando que ele esta sendo o melhor dessa temporada , vamos ver no que vai da…. 😀

    Ate mais bom post …

  6. Eu consigo colocar defeito! (Por favor, não me xinguem!)

    Achei muito exagerado no quesito de “apelação” sangue pra tolo lado quando o titã dá aquela bicuda na muralha além de muitos olhos esbugalhados (estilo psicopata) do modo que só os japoneses sabem desenhar. Bom, acho que por ser um episódio de apresentação ainda ta valendo dar esses toques a mais de dramaticidade.

    Também achei ele muito previsível. Consegui prever (com precisão o momento de vários acontecimentos).

    Mas é isso aí, vamos esperar pra ver onde isso vai parar!

    1. Se eu não estou enganado, o anime é mais censurado que mangá. Eu não consegui prever, tanta emoção que quando acabou fiquei, WTF???! Mas já?? kkkk

  7. Depois de assistir Hunter x Hunter 74 que foi sensacional me deparo com esse primeiro episódio de Shingeki no Kyojin, simplesmente não consigo expressar em palavras o que senti assistindo esse anime, foram 20 minutos com muita adrenalina e cenas fortes desde o começo. Não quis ler o mangá só pra aproveitar o anime ao máximo sem spoilers acho que fiz a escolha certa. Não posso analisar técnicamente o anime, pois, não sou nenhum especialista, mas, concordo que esse foi um dos melhores primeiros episódios que já vi, talvez lembre até o começo de Fullmetal quando eles tentam ressucitar a mãe.
    Gostei muito do post e espero que possa escrever mais posts assim sobre esse anime tomara que mantenha essa qualidade do início ao fim e apareça no Anikenkai Awards.

  8. Lindo, sem duvidas lindo.

    Começa com soundtrack e animação em perfeita harmonia e é fantástico. O designer, a ideia das armas para atacar (os homens-aranhas, só que mais Bazingas :D).

    Vou nem tocar na opening, quem assiste saberá.

    Os traços trazem um toque de realidade, o anime torna-se mais mais emocionante ainda. Meio triste o primeiro ep mais a realidade das destruições são muito bem feitas. Tão emocionante, apenas no primeiro episódio. Vamos ver o desenvolvimento e a ação do anime.

    Mas desde agora eu digo… Não eu chuto… Chuto do meio de campo, mas com confiança. Pode ser um dos melhores animes do ano! Ou quem sabe, da década? (O.o Calma aí garoto)

  9. Estava comentando com o meu irmão que já fazia tempo que não via uma estreia tão boa assim, pelo menos desde de High School of The Dead. Depois eu vou e descubro que ambos possuem o mesmo diretor.

  10. Eu dificilmente me surpreendo tanto assim com um anime, aqueles do tipo: “Que a semana passe logo para eu assistir o próximo episódio” e está sendo bem assim com SnK!
    Sim o anime promete, espero que não acabe caindo nos mesmos erros de outros que começaram bem e terminaram muito mal.

    Ah e tem outra coisa, poucos animes me deixam arrepiado com alguma cena, e hoje depois de muito tempo tive essa “boa sensação” de me envolver totalmente dentro do momento e a morte da mãe de Eren foi esse momento, ver o desespero de uma criança vendo sua mãe ser simplesmente comida com um humanoide não deve ser muito fácil… só faltou um “Itadakimasu” mega falta de respeito…

    Espero que continue assim… talvez seja o único que irei realmente acompanhar a cada dia que lança, além do Haiyore! Nyaruko-san W que verei mas esperarei juntar mais episódios para assistir e que na verdade só estou assistindo por que assisti a 1ª temporada e dei algumas risadas então a 2ª ficou meio que “Ah vai vamos assistir” mas nenhum compromisso diferente do que terei com esse \o/

    ahh e as OST’s simplesmente SENSACIOFUNCKINGNAL *–*

  11. A única coisa que me preocupa é a possibilidade de termos um novo Claymore: um anime que segue fielmente o mangá, aí no final inventa uma coisa qualquer forçada pra fechar a temporada, estragando a série.

    1. É o que me preocupa também, principalmente porque a roteirista-chefe de Shingeki no Kyojin é Yasuko Kobayashi, a mesma de Claymore. Espero que terminem com uma deixa para uma continuação, e que os BDs e DVDs vendam bem o bastante para garantir mais uma temporada.

  12. Realmente Shingeki no Kyojin é inquestionavelmente magnifico. Tomara que se mantenha assim.
    Sei que nada é perfeito, mas julgando por esse episódio de estréia, sinceramente não tem o que mudar, não há reclamações. Tudo funcionou muito bem, desde a trilha sonora à qualidade técnica da animação, passando pelo enredo. Outra coisa que me chamou a atenção foi a expressão facial dos personagens, dá pra sentir o desespero que eles estão passando na invasão dos gigantes.
    Porém, Shingeki no Kyojin provocou, em mim pelo menos, um estranho efeito colateral de achar os demais animes da temporada irrelevantes, ( Td bem que ainda tem Yamato e Suisei pra ver), gostei também de Devil Survivor 2, mas o fato é que agora estou tão desanimado com qualquer anime que não seja Shingeki no Kyojin, que se os outros não forem bons não vou me importar nem um pouco.
    Em tempo: Toma essa Jump!!

  13. Após muita insistência me rendi. A historia realmente é boa, quase me faz equecer a pobreza da animação/arte do anime/mangá, quase.

Deixe um comentário!