Naruto do começo ao fim: saiba TUDO sobre a série!

Breve introdução do Diogo:

Quando soubemos que Naruto ia acabar, logo pensei em fazer uma grande retrospectiva para ajudar aquela galera que queria entrar no bonde do último capítulo, mas tinha parado de ler há muito tempo, ou lia de vez em quanto, etc. Fui falar com o Fred e o mesmo aceitou prontamente escrever a retrospectiva. Ele só não contava que ela ficaria gigantesca! Afinal, são 15 anos de publicação. É história pra caramba! A retrospectiva ficou completíssima. São 4 páginas de muita informação! Espero realmente que vocês gostem! Ah, e se acharem algum erro (eles acontecem), nos perdoem. Iremos corrigindo aos poucos. Passo a palavra para o Fred, agora.

—————–

Olá, amigos… No momento em que escrevo essa retrospectiva faltam apenas 2 capítulos (que sairão juntos) para Naruto acabar e este que vos fala é um antigo fã da série, que aturou os bons, maus e péssimos momentos e isso me dá vontade de querer partilhar todo esse conhecimento pra galera que leu um pouco e largou, pra galera que viu o anime até o filler eterno, pras pessoas que simplesmente ficaram de saco cheio e agora querem voltar a ler nem que seja pra falar “Acabou!” e até pra quem nunca leu  nada. Bem, esse post é pra vocês, amigos. Se preparem que a viagem será longa porque aqui eu vou falar tudo do começo ao fim. Bem vindos à RETROSPECTIVA DE NARUTO!

retro

O começo de tudo:

NarutoCoverTankobon1

Bem, pra começar tudo temos Naruto, um garoto que vive na vila da folha e quer ser o hokage (chefe da vila), mas é péssimo na escola e diskryminado por todos. O único que dá bola pra ele é o professor Iruka, cuja importância cresce e decresce de acordo com a conveniência do autor, e que tenta fazer o Naruto ir pro caminho certo. Depois de uma briga com um professor sacana que tentou roubar um pergaminho e botar a culpa no moleque, Iruka é salvo pelo Naruto e passa ele ao nível de genin (o nível mais baixo dos ninjas, mas ainda assim um ninja, o que é melhor do que ele era, que era nada) e Naruto também descobre que as pessoas o discriminavam porque dentro dele tem a fera que quase destruiu a vila há anos atrás e matou o quarto hokage, considerado o maior de todos.

Depois disso Naruto faz amigos. Konohamaru, o neto do hokage atual que vira seu grande fã, Sakura, a menina por quem sempre foi apaixonado, Sasuke, o último de um clã que consistia dos melhores ninjas e mais um monte de outros que aparecem bastante nessa parte, mas que sumirão pra sempre com o passar do tempo.

Naruto acaba formando um time com Sasuke e Sakura que é treinado por Kakashi, o ninja que copia tudo. Kakashi é famoso por nunca aceitar times depois da prova mágica que ele aplica, mas obviamente ele aceita esse ou o mangá teria acabado aqui. Juntos eles formam o time 7 e saem pra fazer missões básicas como ajudar velhinhas a atravessar florestas e etc. Numa dessas acabam se metendo numa missão envolvendo um criminoso chamado Zabuza e seu protégé Haku que querem matar o velho que o time sete está guiando pra que ele não faça uma ponte que reerga a economia de uma vila. Zabuza e Haku dão um coro no time sete que se vê obrigado a treinar e entender o conceito de camaradagem e porrada franca, que volta lá e vence, com Sasuke acordando seu sharingan (uma dádiva do sangue do clã dele, que é um olho que aumenta suas capacidades de copia, velocidade e magia) e Kakashi mostra que também tem o seu próprio, mesmo não sendo de clã nenhum.

O time fica mais unido que nunca e volta pra vila. Voltando eles descobrem que foram escolhidos pra fazer parte de um teste pra passarem pro próximo nível ninja, o chuunin, junto com todos os outros times da escola, mesmo sendo tão jovens e sem experiência. O exame consiste de várias etapas: Uma prova, um pique e pega mortal e um torneio. Todo mundo que importa pra série passa para o torneio e um dos grandes vilões da série é apresentado: Orochimaru. Um ninja renegado que era ex-aluno do terceiro hokage e  que criou sua própria vila (a do som) pra poder realizar seus testes e um dia conseguir o que tanto quer: vida eterna pra aprender todos os jutsus da história. Atualmente ele só faz um processo de troca de corpos pra continuar com a pesquisa dele até achar coisa melhor e ele quer o corpo do Sasuke, a quem ele considera o aluno mais promissor.

No torneio, vemos melhor as personalidades de alguns dos ninjas que rodeiam os personagens principais: Shikamaru é um preguiçoso esperto que não gosta de brigas, mas defende seus amigos até o fim e luta usando táticas já que seu poder é paralisar uma pessoa a qual ele entra em contato com uma sombra. Chouji é gordinho e melhor amigo de Shikamaru. Come muito, mas tem complexo com sua barriga e luta rolando. Ino é a ex-melhor amiga da Sakura que brigou com ela porque as duas queriam o Sasuke. Ela tem um poder de tomar o controle de outra pessoa. Rock Lee é um moleque apaixonado pela Sakura que só sabe lutar e não usa magia, mas é muito bom no que faz. É a cópia viva do seu mestre, Might Gai, que é o maior rival do Kakashi (em sua cabeça) Shino é um cara estranho que usa insetos pra atacar as pessoas. Muito reservado. Kiba é um maluquinho que lembra o Naruto e que também quer ser o hokage. Luta usando seu cachorro e táticas animais de porradaria. Hinata é uma yamato nadeshiko que não sabe lutar e não confia em si mesma, mas que sempre viu o Naruto como exemplo já que ele nunca desistia mesmo todo mundo odiando ele. Arrasta um bonde pelo cara, mas não luta nada mesmo. Neji é o primo da Hinata que odeia todo mundo porque seu pai se matou pra salvar ela e não deixar os segredos do clã deles vazarem. O moleque é o melhor lutador de todos e se acostumou a ser chamado de gênio, o que só o deixa mais puto já que a Hinata não luta nada e é da família principal e ele é de uma casta inferior. Tenten é uma garota que usa de armas brancas pra atacar sempre. É bem hiperativa e animada. Garra é um moleque MUITO LOKO que mata geral e que nunca dorme porque ele também tem uma das feras dentro do corpo dele, assim como o Naruto, e se ele dormir a fera toma conta dele. É filho do hokage da vila da areia e controla toda a areia ao redor. Temari é a irmã de Gaara que usa leques gigantes pra fazer vento e tá lá pra controlar o Gaara. Kankurou é o irmão do Gaara e controla bonecos e também está lá pra dar uma segurada no maluco. Kabuto é um cara mais velho que faz pinta de gente boa, mas é pau mandado do Orochimaru e está lá de espião.

Guarde bem esses nomes porque depois de um tempo você vai se perguntar “O que aconteceu com fulano?” e nada será dito. Bem, as lutas ocorrem, Kabuto sai sem lutar, Naruto ganha do Kiba, Temari humilha a Tenten, Chouji perde pra um restolho da vila do som que é assassinado pelo Gaara depois, Sasuke luta contra um cara mais velho e vence, Shikamaru também luta com alguém da vila do som e sai vitorioso, Sakura e Ino se enfrentam e as duas perdem, Kankurou enfrenta outro restolho da vila do som e vence, Gaara e Rock Lee fazem uma das melhores lutas da série e o Gaara quase mata o Lee, que fica nas últimas e Neji enfrenta Hinata, quase mata a menina e Naruto decide vingar ela por ele ser um babaca.

Depois disso temos mais uma fase do torneio. Shikamaru enfrenta Temari e ganha usando jogos mentais. Naruto faz um treinamento pra aprender a usar sua fera interior e ganha do Neji, que percebe que estava sendo um idiota e Sasuke e Gaara caem na porrada. Sasuke estava vencendo quando Gaara fica ainda mais loko e sai destruindo tudo por aí. Na verdade era tudo um plano do Orochimaru pra acabar com a vila da folha. Ele matou o pai do Gaara e se infiltrou na vila com o pretexto de ver o torneio. Depois que o Gaara sai matando geral, todos ficam atordoados e o Orochimaru aproveita pra atacar. Sasuke e Naruto vão atrás do Gaara enquanto vários ninjas da vila do som atacam a vila da folha. No fim, Naruto ganha do Gaara, Sasuke se ferra, Orochimaru vaza e o terceiro hokage morre. Ah, o exame foi cancelado.

Jiraiya e Akatsuki entram no jogo

Tom_25_Okładka

Com o terceiro hokage morto numa luta épica contra Orochimaru, um dos grandes três ninjas equipe liderada pelo terceiro volta pra vila: Jiraiya, tão forte quanto tarada, o antigo melhor amigo de Orochimaru e que é o mestre dos batráquios.

Chegando lá ele conhece o Naruto e se relaciona bem com o moleque, mas Jiraiya não é o único que chega à vila, também chegam Kisame e Itachi, dois integrantes de uma equipe criminosa internacional chamada akatsuki. Itachi era da vila da folha e matou todo mundo do clã uchiha, deixando só o Sasuke vivo. Eles vão lá dar uma olhada em como a vila está e aproveitam pra sacanear o Sasuke. Jiraiya chega e dá um chega pra lá, mas o Sasuke fica se sentindo mal por não poder fazer nada mesmo depois de treinar tanto, já que seu objetivo é matar o Itachi. A real é que o Jiraiya volta a convite dos anciãos da vila pra que ele se torne o novo hokage, mas Jiraiya não está nem aí com isso e sugere que ponham a outra ninja da equipe liderada pelo terceiro, a Tsunade, neta do primeiro e lendário hokage. Aí ele e o Naruto vão atrás dela em uma aventura. A hora da aventura vai começar, todos juntos vamos visitar…

Jiraiya e Naruto vão se conhecendo melhor, enquanto Naruto tenta forçar ele a ensinar novos jutsus, já que o Jiraiya é um ninja lendário que treinou o quarto hokage. Enquanto passeiam, Jiraiya vai mostrando mais do seu aspecto pervertido e os dois passam a criar um laço maior. Com o tempo eles acabam chegando à vila onde Tsunade está, seguindo a trilha de azar em jogos que ela trilha, mas acabam chegando junto com Orochimaru, que chega nela e manda o papo reto: Se ela curar as mãos dele, feridas em batalha contra o hokage, ele ressuscita o antigo namorado dela, já que Tsunade é considerada a melhor médica do mundo. Jiraiya fala com ela depois sobre ser hokage e ela zoa e diz que é idiotice, o que deixa o Naruto fulo, que acaba desafiando ela dizendo que vai aprender o grande jutsu rasengan, que só o Jiraiya e o quarto hokage conseguiram, em uma semana. Vai passando o tempo e nada rola, Tsunade perde as forças no milagre e decide ir enfrentar o Orochimaru sozinha e droga o Jiraiya pra que ele não a impeça. Naruto consegue aprender o rasengan e eles vão atrás dela.

O plano dela de matar o Orochimaru enganando ele não dá certo e todo mundo decide se enfrentar. Jiraiya e Tsunade contra Orochimaru sem braços e Shizune e Naruto contra Kabuto. Orochimaru e Kabuto começam sendo surrados, mas o Kabuto é esperto e vence Shizune e Tsunade usando das fraquezas delas, deixando só o Naruto pra lutar, que obviamente leva uma surra e é sacaneado pelos dois vilões, mas sem desistir e usando o rasengan, Naruto ganha do Kabuto. Orochimaru percebe que o moleque pode vir a ser um problema e decide matar ele, mas Tsunade se joga na frente e usa o poder de cura dela nela mesma pra sobreviver, que envelhece ela com o tempo (ela usa um jutsu pra parecer jovem) e derrota o Orochi. Os dois vazam, Naruto ganha a aposta e o colar do primeiro hokage e Tsunade vai pra vila ser a quinta hokage.

Chegando lá, Sasuke tá saindo do hospital e fica louco. Briga com o Naruto e descobre o novo jutsu, muito mais destrutivo dele e fica achando que está ficando pra trás e decide ir com o Orochimaru pra conseguir treinar artes ocultas. Ele se despede da Sakura e vaza, o que faz com ela vá atrás do Naruto que jura que vai trazer ele de volta (jura que dura até hoje). Enquanto isso Tsunade explana que o Rock Lee está ferrado e que só tem uma chance de voltar a lutar, que é um procedimento muito sinistro. Spoiler: Dá tudo certo e ele volta a lutar.

Naruto cria uma força tarefa que consiste de Shikamaru, Neji, Kiba e Chouji, já que a vila estava com poucos ninjas à disposição. Eles vão atrás e enfrentam os melhores da vila do som que estão protegendo o caminho do Sasuke. Cada um enfrenta um e no melhor estilo CDZ cai junto do vilão, até que chega o grande ninja da vila do som, Kimimaro, com poder de usar seus ossos como armas. Ele detona com o Naruto, até que chega Rock Lee, que perde também, até que chega o Gaara, que vence por pouco a luta. Gaara agora do bem, devo ressaltar, já que conhecer o Naruto o fez ver que a vida é melhor do que… Podia ser?

Aí o Naruto vai atrás do Sasuke. Chegando na cachoeira onde ocorreu a grande batalha entre o primeiro líder dos Uchiha, o Uchiha Madara e o primeiro hokage, Senju Hashirama, Naruto encontra Sasuke, que mostra que não está disposto a voltar e quer ir até Orochimaru. Naruto tenta tirar essa idéia dele, mas Sasuke está irredutível, o que faz com que a. briga comece. Naruto começa perdendo, mas libera o poder da raposa e começa a lutar melhor, o que instiga Sasuke a usar um novo poder que vem de um selo marcado pelo Orochimaru, Naruto libera mais chakra (quase perdendo o controle) e Sasuke acorda seu sharingan de três pontos. No fim, Naruto acaba perdendo e Sasuke vai embora, deixando sua bandana da vila com o Naruto.

Naruto volta pra vila e é hospitalizado, junto com os outros. Jiraiya decide levar ele pra ser treinado pra aprender novas técnicas e a controlar o poder da raposa de nove caudas. Sakura vai treinar com Tsunade e os outros decidem se esforçar também. Naruto vai embora da vila pra voltar três anos depois.

PREQUEL! As aventuras de Kakashi

Antes de voltarmos pro Naruto, teve uma série de capítulos dedicados ao Kakashi e seu time quando criança, que era liderado pelo quarto hokage, Minato Namikaze. Eram tempos de guerra, por isso mesmo as crianças já iam pra luta. Aqui, Kakashi já é um jounin, Rin é uma ninja médica apaixonada por ele e Obito é um uchiha sem talento que quer ser hokage. Oh. É como se só existissem times formados pelos mesmos clichês nesse mundo. É aniversário de Kakashi e todos dão presentes a ele, menos o Obito, que tem inveja. Kakashi se acha o máximo e adora se gabar, o que só faz o Obito ficar ainda mais puto. Juntos, os quatro vão a uma missão que acaba dando muito mal, já que o quarto teve que sair pra ajudar a vila da folha e Rin foi sequestrada pois Kakashi não sabe trabalhar em grupo.

Com o sequestro, Kakashi decide vazar, mas Obito diz que vai salvar ela e vai sozinho (ah, Obito sempre foi apaixonado pela Rin, que sempre gostou de Sasuke. Meo deoz), mas não antes de jogar na cara do Kakashi, que estava receoso porque seu pai largou uma missão pra salvar seus amigos e acabou se matando, pois a vila toda o recriminou pela decisão. Aí, óbvio que o Kakashi volta atrás, os dois vão juntos enfrentar os caras e Obito acorda o sharingan no processo… Pena que acaba morrendo esmagado por uma pedra. Ele junta as últimas forças pra pedir pra Rin tirar transplantar o sharingan dele pro Kakashi, dizendo que é o presente de aniversário dele. Rin decide se confessar, mas Kakashi explana a real e diz que o Obito é que sempre gostou dela e que ele ia deixar ela pra trás e essa é a história que fez com que Kakashi ganhasse o sharingan e valorizasse o companheirismo acima de tudo.

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Breve introdução do Diogo: Quando soubemos que Naruto ia acabar, […]

22 thoughts on “Naruto do começo ao fim: saiba TUDO sobre a série!”

  1. Ótima retrospectiva (mentira, ainda não li, falo a verdade quando ler)!
    É que eu quero perguntar uma coisa: eu parei de ler mais ou menos na metade da luta do Madara, estou quase uns 50 capítulos atrasados, vocês acham que eu deveria lê-los antes de ler o último capítulo, ou só lendo o resumo e pulando direto pra lá já tá bom? Detalhe, eu não resisti e pulei direto pra luta do Sasuke e do Naruto quando começou; só que eu sou meio “doente” sobre pular os capítulos, eu acho que eu devia ler todos, mas ao mesmo tempo eu quero chegar logo no último pra não perder o bonde. Então, o que vocês acham?

    1. Cara, eu acompanho Naruto desde a fase de exame chunnin, mas já passei um tempo sem ler. E te digo que é bem ruim, ainda mais naquele momento. Mas bom, nessa parte que vc parou, não aconteceu nada muito inesperado, mas ainda sim eu acho que seria melhor ler os capítulos que faltam, e seria ainda melhor ler todos de uma vez, daí vc vê toda a sequência dos últimos capítulos e o final, tudo junto. E é uma sensação ótima ler vários capítulos de uma vez ao invés de um por semana >o<

      1. Acho que vc tem razão. Comecei a acompanhar Naruto comprando o volume 5 (sem ser o pocket) na banca, acho que em 2007, quando tinha 10 anos. É mesmo bom ler vários, já fiz isso quando resolvi acompanhar pela internet e tinha um monte de capítulos pra ler. (Mas tô com preguiçaaa…)

  2. Obrigado pela correção! Mandem mais, por favor! Sei que o texto deve estar cheio de erros. Só depois de começar a escrever algo assim que se percebe o quão complicado é fazer aquelas wikis, hahaha.

  3. Olá, amigos. Aqui é o Fred. Obrigado pelas correções. Todas elas serão muito bem vindas e espero que venham muitas outras. 🙂

    Nonsense, acho que depende. São poucos capítulos que faltam, então se você acha que vai se divertir, eu recomendo ler o mangá mesmo, até porque como o Felipe disse, é sempre legal ler um monte junto. A luta final contra a Kaguya é uma luta fraca que mais parece um filler, mas que vale a pena ler pelo tudo. Agora, se você realmente não quer perder tempo, leia o fim da página quatro e pegue os últimos cinco capítulos que já passaram, porque ao menos a luta final acho que todos deviam ver.

  4. Está de muitos parabains mesmo por esse resumão Fred! Apesar dos pesares dessa guerra, Naruto vai deixar saudades. E esse resumo me fez lembrar uns grandes momentos.

    Algumas correções:

    Na parte: “Jiraiya e Akatsuki entram no Jogo” (página 1), nos dois últimos parágrafos está escrito “nove caldas”, não seria “nove caudas”?

    Na parte: “Mudança de Protagonista: Sasuke” (página 2), no 5º parágrafo, a primeira vez que é feita referência a Konan está escrito Kanon duas vezes.

    E acho que só, do que eu me lembro. (Lí o texto em 2 partes, senão não aguentava).

    Agora uma parte que eu achei interessante tá na conversa do Naruto com o Nagato, essa frase especificamente: ” (…) Nagato decide liderar a nova akatsuki e mostrar que só a dor pode realmente unir as pessoas e pra isso ele quer se tornar um vilão que mostre a dor continuamente pra todas as vilas de forma que eles apreciem os tempos de paz.”

    Não me lembrava que o objetivo da Akatsuki era esse… Isso faz uma referência bem parecida ao que o Sasuke desejava ao ser Hokage na última luta deles no Vale do Fim. Uma bela sacada do Kishimoto.

    E é isso, espero que o final de Naruto não termine com as pontas soltas pra que sejam resolvidos no próximo filme que vem aí, apesar de que isso é o que provavelmente vai acontecer.

    Parabéns mais uma vez Fred, o seu esforço de fazer esse resumão valeu a pena!

    1. Já mudei lá! Obrigado pelas correções, Etfirst! 🙂
      E eu também acho bem legal como o objetivo da akatsuki muda e se deteriora com o passar do mangá. O que no começo era um grupo criado para lutar contra a tirania dos chefes das vilas em guerra, acabou se tornando um grupo que queria fazer exatamente isso, ainda que por um motivo “nobre” e apesar de tudo o que passou, foi uma idéia que cruzou pela cabeça de muitos, sem perceberem que manter o ciclo do ódio só ia continuar perpetuando mais brigas e brigas.

      Ainda que muita gente reclame do Naruto sempre vencendo na conversa, acho que não havia outro modo pra mostrar que o diálogo é sempre melhor que a briga e é o que faz a série ser especial. 🙂

  5. Gostei, ainda tenho que ler tudo, eu parei na guerra de ver o anime, ler eu nunca li, nem vou.

    Mas o anime, espero retomar esse final, não sei se o anime está adiantando ou vai demorar pra alcançar(espero que seja a 1º opção).

    E até hoje me pergunto, Minato era considerado o maior de todos, já que era o mais jovem hokage, potencial gigantesco demais, mas aí tem o Hashirama que supera ele, então Hashirama deveria ser o maior de todos, mas é o Minato.
    Porque o autor, fez essa confusão?

    Eu acho o Minato mais foda, mas compreendo que em termos de força bruta Hashirama é monstro.

  6. Naruto é mto bom cara , pqp , pra mim naruto e one piece e death note são os melhores animes , estou acompanhando mais naruto mesmo , mto fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  7. Afinal, quantas temporadas e qual o ultimo ep do naruto shippuden anime? Me falaram que vai ate o 456 mas nao encontro em lugar nenhum para assistir, estava vendo o cronograma no wikipedia.

  8. Vocês escreveram que o Jiraiya apareceu depois da morte do terceiro hogake, mas foi antes, quando ele treinou o naruto para a última fase dos exames

Deixe um comentário!