Princesa Água-Viva e suas Amigas (aka Kuragehime)

Quem me acompanha no twitter sabe que eu venho prometendo um post sobre Kuragehime há algum tempo. Finalmente o post está finalizado e eu espero que vocês possam ver minha visão do anime e conhecê-lo, se ainda não conhecem. Kuragehime é um dos animes que eu mais gostei dessa temporada e do ano todo.

Para começar, vamos a uma breve sinopse: Tsukimi é uma otaku de vivas e vive em uma pensão com outras meninas tão otakus quanto ela. Um dia ao tentar salvar uma água viva em uma pet shop, ela acaba esbarrando com uma “linda princesa” (parafraseando a própria personagem). Totalmente o oposto de Tsukimi, ela acaba entrando na pensão e dormindo no quarto da otaku. Porém, de manhã ela descobre algo que mudaria sua vida… aquela “princesa” na verdade era um garoto, um cross-dresser (garoto que se veste como uma garota).

Olhando pela sinopse, eu acharia esse anime uma bosta. E sim, o motivo disso é o cross-dresser. Uma moda que parece estar realmente se alastrando no Japão. Tivemos cross-dressers no capítulo 56 de Genshiken, tivemos um em Baka to Test e agora temos um em Kuragehime. “O que está acontecendo?” eu me perguntei quando li a sinopse, mas fui conferir mesmo assim seguindo a indicação do meu querido colega blogueiro, Gyabbo.

Obviamente fiquei surpreso com a qualidade do anime, logo no primeiro episódio eu já sabia que seria bem promissor. Porém, eu fiquei com o pé atrás. Sabe como é, alguns animes tem decepcionado bastante nessa temporada.

Assisti então a 4 episódios e estou escrevendo este post plenamente satisfeito com o que estou vendo e com o que provavelmente verei. Para começar, é um ótimo anime para mostrar as diferenças entre o que nós, ocidentais, consideramos como otaku e o que os japas consideram como otaku.

Na pensão vivem seis mulheres (sim, elas não são tão jovens quando parecem). Cinco já apareceram e uma é uma hikikomore, androfóbica, com habitos noturnos e… uma mangaka profissional que nunca sai do seu quarto e se comunica através de mensagens por escrito. Mas depois falo mais sobre ela. Vamos focar nas quatro principais.

Primeiro temos a própria Tsukimi, personagem principal do anime. Ela quando criança sonhava em ser uma bela princesa. Cresceu e se tornou uma otaku. Socialmente inapta, com pouco senso de moda e apaixonada por águas vivas. Sim, ela é uma otaku de águas-vivas. Ela sabe tudo sobre elas, as espécies, o habitat natural, hábitos, e por aí vai.

Chieko é a atual responsável pela pensão. Ela herdou o cargo de sua mãe. É a mais velha da turma e é uma otaku de kimonos e bonecas. Ela adora fazer, comprar e colecionar kimonos dos mais variados tecidos, além de fazer versões em miniatura para suas bonecas tradicionais. Sem dúvida é a mais centrada da casa.

Mayaya é uma otaku de história chinesa. Romance dos Três Reinos é sua história favorita e tudo que tem a ver com esse período a atrai. Ela é a mais “sonora” e agitada da turma. Constantemente gritando e correndo de um lado pro outro por qualquer coisa.

Banba é uma otaku de trens. Ela adora trens. Gosta de montar ferroramas e coleciona miniaturas dos mais variados tipos de trem que existem pelo mundo. Ela é bem despreocupada e desligada do mundo a seu redor. Seu único foco na vida são realmente os trens.

Por fim temos Jiji que é uma otaku de… caras mais velhos. Isso mesmo, ela adora homens velhos. É a mais tímida da turma.

Os personagens são sem dúvida curiosos por si só, mas a conjuntura geral da pensão é o que mais atraí a atenção. Todas são mulheres com cerca de 30 anos (menos Tsukimi, 18), sem namorado e totalmente fechadas em seus mundos. Não conseguem de maneira nenhuma se relacionar com o mundo externo e isso fica claro na maneira como elas tratam os possíveis candidatos a ocupar alguns dos quartos da pensão. Até que aparece Kuranosuke, o cross-dresser.

Assim como a Saki foi o fator entrópico em Genshiken, Kuranosuke é o fator entrópico em Kuragehime. A pessoa que faz os outros saírem de suas zonas de conforto e por consequência terem que se adaptar ao novo ambiente e se desenvolverem como pessoa. E vale também falarmos sobre ele. Filho de uma família rica com conexões com a política e vida ganha, Kuranosuke não quer isso para si. Ele quer ser diferente, não quer seguir o que foi planejado para ele. Ele é um rapaz muito bonito. Sempre teve mulheres e trabalhos de modelo a seus pés. Decide então começar a se vestir de mulher como forma de protesto a tudo aquilo. Pensa que a família não vai querer um homem que se veste de mulher assumir seus negócios e virar o responsável pelo nome da família.

Ao conhecer Tsukimi ele se depara com um estilo de vida que ele não estava nem um pouco acostumado. Uma garota que não se cuida, que não presta atenção no que veste, não usa maquiagem, mal sai de casa. Ele vê ali uma maneira dele mesmo se desenvolver e acabar ajudando aquelas mulheres que ali moram. Porém não quero me aprofundar muito para não acabar soltando algum spoiler e estragar a experiência de quem vai ver o anime.

Esse post já está ficando muito longo. Mais do que eu achei que ficaria quando planejei escrever. Mas senti a necessidade de falar desses personagens tão curiosos. Acho que num anime como esse, os personagens são mais valiosos que os aspectos técnicos da produção (que são muito bons, por sinal). Fica aí a dica para quem quiser um anime interessante, com personagens curiosos e que foge ao que estamos acostumados a ver por aí. Podem esperar mais posts sobre Kuragehime para breve, mas este termina por aqui.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quem me acompanha no twitter sabe que eu venho prometendo […]

4 thoughts on “Princesa Água-Viva e suas Amigas (aka Kuragehime)”

  1. Nossa muito legal esse post, Tbm adorei esse anime e to achando muito curioso o comportamento de todos os personagens, se futuramente vc pode comentar um pouquinho sobre a familia do Kuranosuke que agora sei que é o cross-dresser^^ queria saber um pouco do irmão dele tbm futuramente… parabéns adorei seu post

    1. Eu estou esperando mais episódios saírem para eu poder ter mais material para mais posts. Muito bom ver que você está gostando de Kuragehime e gostou do blog. Continue comentando.

Deixe um comentário!