Mangakás: Um papo sobre gênios…

*Obrigado a todos que comentaram e discutiram o assunto! Se você está lendo esse artigo pela primeira vez, não deixe de ler também os comentários do pessoal!

———————————————————

Nos últimos dias minha internet resolveu ficar incrivelmente instável e obviamente por causa disso o Anikenkai ficou prejudicado. Pelo menos pude aproveitar meus últimos dias de férias para sair com amigos e ver uns filmes.

Mas voltando à programação normal, resolvi tratar sobre um assunto que se vocês leem Bakuman já devem estar acostumados: Os gênios dos mangás.

É curioso ver que a palavra gênio hoje em dia é usado para qualquer grande hit, para um mangaká que faça sucesso, para obras muito bem desenhadas. Mas a verdade é que gênios mesmo são poucos.

Em Bakuman, quando somos apresentados ao mundo dos mangás, temos a distinção entre dois tipos de mangakás: os gênios e os esforçados. A grande diferença entre ambos é como eles criam suas histórias. Um gênio não precisa de grande esforço para pensar em histórias excelentes. Elas fluem com incrível naturalidade. É algo inerente ao próprio mangaká. Na maioria das vezes eles não planejam muito a frente suas séries, personagens novos aparecem por surtos criativos e etc. Diferentemente dos esforçados, que, obviamente, tem que se esforçar, estudar, pensar, errar muito pra conseguir criar boas histórias.

É interessante ver que um gênio não necessariamente vai construir um mangá melhor que um esforçado.

Em Bakuman, Eiji é o único considerado realmente um gênio. Um personagem que “sente” o mangá como nenhum outro. Ele possui algo que como um “sexto sentido para o mangá”. Sua capacidade de pegar referencias e criar universos, personagens, plots em questão de segundos faz com que ele se diferencie dos outros autores.

O comportamento de Eiji chega a ser excêntrico aos olhos ‘comuns’. Quando você vê ele desenhando enquanto grita nomes de golpes, reproduz os sons das onomatopeias e conversa consigo mesmo, você vê que o processo criativo dele é completamente diferente da maioria. Parece que ele e o papel são um só. É algo como se a cabeça dele e o lápis estivessem conectados diretamente.

Conforme certas análises, Ohba Tsugumi, escritor de Bakuman, se baseou na personalidade do mangaká Eiichiro Oda para criar Niizuma Eiji. Oda é o autor do grandioso sucesso One Piece, mangá sobre piratas em busca do maior tesouro do mundo, publicado na Shonen Jump.

Assim como sua contraparte ficcional, há quem diga que Oda também possui um comportamento excêntrico quando é hora de criar suas histórias. É incrível como ele consegue terminar um capítulo em poucos dias e usar o resto da semana para pensar e imaginar como vai ser o próximo. O lápis flui como se fosse simples desenhar no estilo dele, cheio de detalhes e com cada quadrinho quase que completamente preenchido por desenhos. Ele é um autor que poucas vezes usa retículas para fazer sombreados, ou dar efeito de preenchimento. Ele prefere sempre desenhar algo novo, um personagem secundário ao fundo da cena, um prédio, um animal, o que quer que seja. Um processo que para um mangaká comum seria extremamente cansativo, para ele acontece naturalmente.

Para mim e para muitos que observam o mundo dos mangás, Oda é o único exemplo real de gênio presente na Shonen Jump. É complicado afirmar isso para todo o Japão, mas se limitando à publicação mais popular do país, Oda realmente recebe o status de único gênio.

Sei que muitos de vocês vão discordar de mim, dizer que há histórias bem melhores que One Piece na Jump ou em dezenas de outras revistas pelo Japão a fora, mas repito o que eu disse lá em cima no começo do texto: ser gênio não significa fazer histórias melhores que os outros. Ser gênio é como ter um “sexto sentido” para criar e manter histórias interessantes com facilidade e naturalidade.

Eu gostaria de saber o que vocês, que estão leram esse post acham sobre o assunto. É um tema que, pessoalmente acho bem interessante. Não deixem de comentar.

Menção honrosa a Takehiko Inoue que, apesar de não estar mais na Shonen Jump, não poderia ficar fora de um post sobre gênios. Um artista que muito admiro e cuja arte e narrativa até hoje são uma das melhores em toda a história do Japão e do mundo.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

*Obrigado a todos que comentaram e discutiram o assunto! Se […]

34 thoughts on “Mangakás: Um papo sobre gênios…”

  1. Assunto bem polêmico esse hein… Acho que tudo se resume a o que você considera gênio.

    Oda talvez seja um gênio no sentido de entregar ao seu público o que ele quer, mas certamente não e um gênio em ponto de vista de qualidade técnica.

    Inoue por outro lado é um gênio em desenho e traço, mas não é muito bom no..no…no, não deixa pra lá Inoue é um gênio em tudo.

    Bom..essa é um opinião pessoal, mas pra eu considerar um mangaka gênio ele tem quer ter feito no mínimo 2 sucessos, o que não é o caso do Oda.
    Mas é caso de Obata e Ohba, Yoshihiro Togashi, Hiro Mashima, Naoki Kurosawa…..

    Continuar com o que já tá fazendo sucesso e fácil, mas ter coragem e terminar pra começar de novo é pra poucos.

    1. @O_Judeu_Ateu

      Olha… quanto a existirem diferentes tipos de gênios eu concordo com você. Porém, discordo quanto à colocação de que para ser gênio precisa ter mais de uma obra.
      Ohba e Obata não são gênios. Obata tem uma excelente arte, mas não consideraria ela genial. Ohba passou anos de sua vida tentando emplacar uma nova série na Shonen Jump falhando miseravelmente depois do sucesso de Tottemo! Luckyman.
      Togashi já teve seus momentos de glória e hoje é só um fantasma do que um dia já foi. Não que seja ruim, diga-se.
      Hiro Mashima… gênio? Sério mesmo?
      Você quis dizer Naoki URASAWA ao invés de KURASAWA? Se sim, tenho que concordar que o cara tem sua genialidade no seu gênero.

      E sobre essa frase: “Continuar com o que já tá fazendo sucesso e fácil, mas ter coragem e terminar pra começar de novo é pra poucos.”
      Discordo FORTEMENTE! Manter uma série interessante durante quase 15 anos, como é o caso de One Piece, é para POUQUÍSSIMOS e requer extrema habilidade.

  2. Admiro muito o Oda-san, na minha opinião o maior mangaká……. gostei da matéria duas bela comparação ^^, primeira vez também que acesso o site e logo de cara com uma matéria dessa xD.

    1. @M_iure

      Que bom que gostou da matéria e do blog.

      @O_Judeu_Ateu

      Erro perdoável, amiche. rs.
      Mas leia bem o que eu disse no post e entenderá que eu também concordo que possa haver coisa melhor que One Piece por aí, mas a genialidade do Oda para criar personagens, histórias e manter isso interessante durante anos e anos é algo inegável.
      Quanto ao Kubo… na boa, de gênio ele não tem nada. É um bom ilustrador… mas gênio não tenho como considerar.

  3. Que merdim…desculpa o engano, Kurosawa é o diretor (outro gênio aliás)

    Acho que eu simplesmente penso diferente em relação a One Piece… Gosto acho bom, mas também acho que tem muita coisa melhor por ai.

    Acho que longevidade não é sinonimo de qualidade, quase ninguem considera Tite Kubo um gênio hoje em dia, mas a sua série já tá faz um bom tempo na Jump.

    Na minha opinião, para um autor terminar um manga tem que ter muita coragem e confiança no próprio trabalho. Além de habilidade de saber terminar enquanto está no auge.

    Mas talvez tudo se resuma a opinião mesmo…. gênio e quem você escolhe (?)

  4. Nem li e nem lerei.
    Não acho que sejam gênios. Usar essa palavra mágica para se referir a eles (e outros) é uma tentativa de colocar-los acima dos outros, da-lhes um destaque a mais que eles não tem, e apenas isso.

    O que eles fizeram foi acertar dentro do tema e estilo que escolheram abordar, e conseguir manter suas séries ao longo dos anos continuamente aperfeiçoando suas técnicas, o que os torna “apenas” metres.

    Não querendo denegrir, mas também não vamos endeusar.

  5. Foi exatamente o que eu quis dizer, Kubo não é gênio todos sabemos disso, a questão é: por que?

    Guardadas as devidas proporções ele tem o seu manga publicado já faz um bom tempo e com um público bem constante (tirando os últimos tempos), assim como Oda.

    Então por que não considerar ele um gênio também?

    Acontece e que nós sabemos que grande público e longevidade não é sinonimo de qualidade. Bleach é popular, mas devido ao nosso conhecimento de outras obras sabemos que não é bom, comparativamente falando.

    Mesma coisa funciona (pra mim) com OP, não considero um manga bom simplesmente porque está ativo por 14 anos (não estou falando que você considera).
    É só ver o próprio Eiji, ele soube terminar Crow com estilo e enquanto estava no auge. É claro que estamos falando em uma obra de ficção, mas o mesmo funciona pra Slam Dunk, Inoue soube terminar no auge

    O que isso tinha a ver com o tema do post mesmo? Esqueci….

  6. Bom,acho que nesse caso, concordo com o Panino (ou seria Panina?). E você citou Takehiko Inoue,uau! Ele é mencionado até pelos que só curtem HQ’s americanas. Tem seu valor, realmente.

  7. em relação ao Oda, podem falar q tem coisa melhor por ai… q seus traços sao infantis… mas vcs tem q concordar q manter uma serie de mais de 10 anos, sem cair a qualidade, pelo contraio, almentar mais ainda seu publico… nao é nada facio… e em relação ao traço “infatil”… Oda-sensei tem um detalhamento incrivel… com cenas bonitas e na maioria muito bem feitas… e é relamente como ele gosta de desenhar…

    outra coisa… falar q existem coisas melhores no mercado é muito relativo… uma pessoa de 40 anos naum vai gostar tanto de OP quanto uma pessoa de 15… o q faz Oda genial… é conseguir unir esses publicos de varias idades…

    enquanto ao Inoue.. sem comentarios… arte perfeita… narrativa linda… vagabound é maravilhoso aos olhos e a mente…

  8. “ser gênio não significa fazer histórias melhores que os outros. Ser gênio é como ter um “sexto sentido” para criar e manter histórias interessantes com facilidade e naturalidade.”

    Em suma, ser gênio não significa nenhuma das duas coisas.

    Claro que, pautado nessa base ambígua por você expressa, seu texto não conta com uma única virgula questionável. No entanto, tendo como base, por exemplo, o conceito de que gênio é aquele que subverte sua própria obra, é fácil apontar Kubo como maior gênio da Jump.

    Lógico que o que acabo de escrever não faz sentido algum. Mas, bem, é essa a grande questão.

  9. “Na maioria das vezes eles [os gênios] não planejam muito a frente suas séries, personagens novos aparecem por surtos criativos e etc.”

    Engraçado, eu não sinto isso em One Piece. É justamente o contrário. A impressão que eu tenho é de que cada personagem foi muito bem pensado antes de ser apresentado, e de que até o mais secundário deles tem seu propósito, mesmo que ainda desconhecido. A forma como ele vai desvendando os mistérios e conectando os fatos, pra mim, é simplesmente brilhante (diferente de certos mangaka cof-cof… Tite Kubo cof-cof… que se perdem em sua própria história). Se o Oda consegue me passar toda essa sensação, sem nem mesmo ter planejado, ele merece todo o mérito de gênio.

  10. Acho que deve-se desvencilhar genialidade de popularidade. Vender muito não quer dizer que aquele autor ou que aquela obra seja necessariamente genial.

    Considero o Oda um dos melhores mangakás nos shonens, como foi dito, ele sabe o que seu público quer. Talvez isso não seja fruto de uma facilidade de criar histórias fascinantes (e sim, elas são), mas talvez se encaixe nos esforçados, principalmente se considerarmos seu sucesso. Pode-se dizer que foi muito tempo de estudo pra se chegar nesse nível de popularidade. Porém gênio, não creio que ele seja.

    Gênios, pra mim, costumam ser pessoas que inovam, que fujam do senso comum. O Oda ele soube usar de forma inteligente as fórmulas de sucesso criadas principalmente pelo Akira Toriyama, esse sim, um gênio dos mangás.

    Quanto ao Naoki Urasawa e Takehiko Inoue, sou suspeito pra falar! Não são necessariamente populares como o Oda (apesar de serem bem conhecidos), porém criam histórias e desenhos com uma genialidade ímpar.

  11. Amigos, vamos ver sinceros. Ficar mantendo uma série por um longo tempo não quer dizer que ela é genial. Se fosse isso, o que dizer de Kochikame e seus 37 anos de publicação na JUMP? Qualé.

    One Piece é legal? É. É divertido? É. Mas não endeusem não porque comparado a muita série por aí, como já citaram, não é muita coisa.

    Toriyama é o verdadeiro gênio dessa bagaça por ter simplesmente criado várias fórmulas e fundamentos dos shonens que funcionam até hoje. Oda consegue vender o que cria porque já conquistou os japoneses. One Piece já é um nome de peso, então tudo que sai sobre, óbviamente vende. Lembrem do anime de Pokémon numa situação dessas. Tá na mesma merda a anos, vende, é extremamente popular e seus roteiristas são gênios?

    Urasawa e Inoue são geniais também pelos seus méritos, os caras são épicos. Quem não leu nada deles que leia e não irá se arrepender.

  12. Oda é um gênio, sim isso pode ser verdade mas como o Zuperman disse apenas levar uma série na jump por anos nãoq uer dizer nada, se fosse assim George Morikawa era muito mais genial que Oda, levou Hajime No Ippo a uma marca de mangás excelentes, e eu vi todos os capitulos e até mesmo o anime apenas para ver como seria realizado o Dempsey Roll, Genialidade pode aparecer em qualquer coisa, quer um exemplo Hideaki Sorachi criador de Gintama, eu acho o cara simplesmente genial, mais genial que o Oda ele consegue fazer um arco totalmente tosco, doentio e “non-sense”, ficar séria e com um final realmente interessante, tiro meu chapéu pra esse cara.

    Sobre Pokemon é um caso bem a parte, pokémon é pra crianças e é só pra vender mesmo, meu ponto de Vista.

  13. Olha, quem realmente se enquadra na definição de gênio que o Diogo colocou foi… Osamu Tezuka. Ele, um dos desenhistas mais velozes da história dos quadrinhos – e sempre com um nível altíssimo de roteiro.

  14. Naoki Urasawa é muito bom mesmo, porém, apesar de todo o talento dele, acho que falta consistência ou concisão.
    Talvez, seja consequência do formato episódico que se estende ao longo dos anos, mas ele tem o péssimo hábito de forçar e enrolar mistérios no meio da história que só a enfraquecem.

    Acabo de ler Pluto e isso ficou mais claro pra mim.
    Ele é um dos melhores que tem em trabalhar o psicológico dos personagens e expressão suas emoções através do desenho, nisso ele realmente tem talento, mas a narrativa infelizmente não acompanha. Ela é muito boa mas nada genial, e arrisco dizer, ainda falta um bocado para chegar ao nível de mestre.

  15. Realmente, eu sinto que Eiichiro Oda não precisou pensar muito pra fazer seu mangá, mas vamos concordar, ele é um genio só pelo pelo que criou um sistema de lutas infita, Akuma no Mi, qualquer personagem pode ter qualquer poder, não há o que contrariar, certamente um genio.
    Mas creio que ja vi outros genios, como, Osamu Tezuka, Hiroyuki Takei (criador de Shaman King) e Yoshihiro Tagashi (criador de Hunter X Hunter, Yu Yu Hakusho e Level E).
    Mas é claro, que existem outros tipos de genio, que são aqueles dsenhistas. Você de certa forma sabe que o desenhista é um genio pelo fato que sua arte se destaca com relação as outras, por exemplo, Takeshi Obata.
    Simplesmente a arte dele é diferente, reparem nos olhos e cabelos de alguns personagens, são totalmente diferentes, mas eles fazem agente ingressar na história, sem perder os estilo de desenho Shonen.
    Por mim, os esforçados são Clamp, Masashi Kishimoto, Tite Kubo (Vai dizer que não viu a mudança na arte entre o primeiro capitulo e agora?), Hiromu Arakawa e a criadora de Soul Eater (esqueci o nome)
    Há também Hiro Mashima, grande GENIO, mas não gosto muito dele xP

  16. @DidCart

    pra mim os gênios são esses;

    Osamu Tezuka
    Akira Toriyama
    Takehiko Inoue

    já os esforçados eu sou mais duro em quem realmente é, mais pra mim são os caras que fasem grandes obras atraves de pesquesas ou simplismente Original, nesse caso só concidero esses dois;

    Ohba, Deth Note simplismente a historia em mangá mais original que eu ja li.

    Kazuo Koike, Lobo Solitário a historia com mais cultura, e simplismente fantastica, ela é usada em facudades por sua historia ter muitos fatos historicos e ser bastante fiel a época, apesar que o proprio ator disse que nem tudo que escreveu realmente aconteceu, mais mesmo assim os cara levam a serio tudo que está ali.

    essa éminha opinião, a e os outros hits da jump os shonens são tudo copia de dragon ball.

  17. Cara o unico genio que conheço é o do Alladin. Brinks.

    Falando sério, Oda tem um grande mérito por conseguir fazer uma série tão longa é que a cada edição quebra records de venda, mas considera-lo gênio acho demais. Gênio pra mim é Tezuka que simplesmente criou a base para vermos o que é publicado hoje. Um cara que enxergava a frente de seu tempo e que conseguiu inovar e trazer coisas que se tornaram padrão para qualquer quadrinho japones.

    Os outros, como meus favoritos (Toriyama, Inoue, Urasawa, Tsutomu Nihei entre outros) podem ser grandes nomes dos mangás, mas chama-los de genios acho um pouco demais.

  18. Tezuka é o DEUS dos animes e mangás. Ele não é um gênio, ele é MAIS que isso.

    Falar de gênios e não citar também Go Nagai, Mitsuteru Yokoyama e Shotaro Ishinomori (que bebeu diretamente da fonte do Tezuka) é piada.

  19. Concordo com o Jude Ateu quando ele fala da jenialidade e corajen de acabar com um bom mangá para fazer outro, mas tambem acho que tem que ser muito bom e ter esse “sexto sentido para o mangá” pra conseguir indo tão bem com o mana por tanto tempo

  20. Um assunto completamente subjetivo, então conclusões são impossíveis.

    Concordo plenamente com o Panino, dizendo que não devemos chamar quaisquer autores de gênios. Não precisamos colocar-los num status acima dos outros.

    E acrescento, que penso que talvez gênio seja uma adjetivo aparentemente agradável, mas que esquece de tocar naquilo que é o mais marcante dos autores, o seu ESFORÇO. Falar quem alguém é gênio faz parecer que eles nasceram para isto, com tudo nas mãos o que tenho certeza não foi assim para nenhum dos citados, pois todos tiveram que percorrer um longo caminho de aprendizado que não foi só sorrisos.

    Enfim, talvez “mestre” fosse uma palavra melhor, ainda que isso não mudasse o fato de que seriam “mestres para mim”, “mestres para você”. Porque sim, todos os citados são mestres por suas tragetórias e trabalhos.

  21. Esse papo de gênio é realmente complicado.
    O mestre Oda, sem dúvida alguma é um gênio, concordo com o post, Oda não se esforça, apenas cria. Há algum tempo atrás, aqui mesmo nesse site (aproveito pra deixar meus parabéns pelo ótimo trabalho), foi postada uma conversa entre Oda e o mestre Inoue, onde foi perguntado ao Oda o porque de um mangá de piratas e ele simplesmente disse, “porque eu sempre vi o logo da Jump, que é um pirata, então pensei, vou fazer um mangá sobre piratas” E fez, simplesmente um dos melhores da atualidade, antes de me apredejarem sobre essa declaração “melhor mangá”, já ressalvo que digo isso em popularidade, digo isso baseado em números.
    Mas a questão é a seguinte, se o oda se propusesse a fazer um mangá sobre lesmas que combatem o sal, seria o melhor manga da atualidade porque gênio é gênio, não existe Hiro Mashima, Masashi Kishimoto, Tite Kubo (em um surto de falta de imaginação), Obata/Ooba, Hideaki Sorachi, Ryuhei Tamura, Akira Amano, Yoshihiro Togashi, etc, etc…. que chegue perto da genialidade do mestre Oda. Isso porque citei alguns autores de um mesmo gênero.
    Existe alguém que duvide da genialidade de Akira Toriyama? E não entendo o porque duvidam de Eichiiro Oda.
    Ultimamente estive pensando em uma coisa: enxergo em Mitsutoshi Shimabukuro (autor de Toriko) uma alegria na hora de desenhar semelhante a do mestre Oda, e se pararem pra reparar, a quadrinização é parecida, os animais também, até a non-senzisse está presente. Bem pode ser viagem da minha cabeça, mas Toriko vem com tudo para ser um grande hit como OP e se observarem os TOCs semanais, verão que não estou viajando tanto assim.
    Gênio é gênio e ponto.

  22. “Existe alguém que duvide da genialidade de Akira Toriyama? E não entendo o porque duvidam de Eichiiro Oda.”

    Amigo ITTO-RYU, Toriyama simplesmente criou os fundamentos e fórmulas dos shounens que dão certo até hoje e que, claro, são usadas pelo Oda.
    Essa é a diferença entre eles.
    Shounens de Dragon Ball para cá seguem as mesmas fórmulas e ninguém pode negar isso.

  23. Tenho que discordar disso amigo Zuperman, se formos falar de fundamentos e fórmulas dos shounens, Toriyama apenas bebeu da fonte de Kurumada.
    Você já parou pra analisar quantas histórias paralelas existem em Op desde o começo da série? E que simplesmente se ligam a todo momento mas sem mostrar isso descaradamente, deixando uma ar de esquecimento, mas que de repente estoram em um arco da história super empolgante? Como foi o caso da guerra em Op, que se desenrolou em paralelo com a história desde quase o início.
    Sem dúvida, Dragon Ball é genial, não retiro o mérito disso, no entanto acho errado comparar um com o outro, são coisas totalmente diferentes.

  24. Retomando o que alguém mencionou num dos comentários, qual é a definição de gênio nesse caso afinal?
    Se a genialidade de um mangaka é medida pela sua capacidade de estabelecer padrões que vão ser apenas seguidos por outros artistas, acredito ser lógico que Oda não se enquadra nessa definição. Assim como Kubo, Kishimoto e, em certo nível, até mesmo Toriyama. Esses padrões foram criados em outra época, por pessoas como Osamu Tezuka, que foram talentosas o bastante para se sobressaírem entre outros autores e ditarem parâmetros e fórmulas que seriam seguidas até os dias de hoje.
    Acho que o que pega na hora de chamar alguém de gênio atualmente é que vai ter sempre aquela coisa de “ah que nada, fulano é quem foi um gênio, à frente de seu tempo e etc.”. Como se proclamar Oda um gênio fosse o equivalente a rebaixar nossa geração a, sei lá, um bando de acéfalos alienados por um produto que é a cópia de uma cópia, de uma cópia… Por esse ponto de vista dá pra imaginar que, com o passar do tempo, vai ficar cada vez mais difícil surgir um desses gênios; me arrisco a dizer que a era deles passou até. Se ser gênio é ser criador de padrões, ou simplesmente original, sinceramente não sei acho que vá surgir algum daqui pra frente.
    Deixando pra lá esse título pesado e ultrapassado de gênio. Em que padrão de qualidade a gente podia encaixar o Oda?
    Como já foi dito também, isso é subjetivo. Até que se crie um padrão exato do que é bom ou não, resta a cada um dizer o quão talentoso é o seu mangaká preferido, seja comparando com outros ou apenas seguindo sua impressão pessoal.
    Minha impressão pessoal me diz que Oda é um grande artista. Não pela rapidez ou fluidez com que desenha One Piece, não pelas reviravoltas mirabolantes do plot, não pelo mundo que ele criou. Mas pela sensação que tenho, toda vez que paro pra acompanhar a história. Por algum motivo me lembro de quando era criança e gostava de inventar histórias com minhas bonecas, ursos e brinquedos bizarros (eu tinha uma miniatura medonha do Baby Sauro). Quando leio ou assisto One Piece, imagino o Oda no quarto dele, usando barquinhos e bonecos estranhos pra contar uma história. E ele adora contar essa história. Se diverte fazendo isso, desenhando aquele monte de bichos estranhos e inventando golpes malucos. E isso é legal de ver numa história tão longeva, ela me diverte agora tanto quanto anos atrás. Não é como Bakuman por exemplo, que hoje acompanho mais por teimosia que outra coisa. Ou Bleach, cujos capítulos atuais só me fazem imaginar um Kubo fumado.
    Se Oda é gênio ou não, se é o melhor ou não, chega a ser irrelevante quando se para pra analisar One Piece. Bebe de outras fontes sim, é shonen até a raiz dos cabelos sim. E ainda assim, é único.

  25. Gênio é quem possui um a criatividade absurda pra criar coisas facilmente. “Ah, tio, mas ele copiou a fórmulaDragon Ball”. Bom, se o aluno não superar o mestre, quer dizer que o mestre não é tão bom assim. E no caso Toriyama/Oda, já sabemos que One Piece superou DB. Gênio gera gênio!

    Como já citaram, Oda costura a história ao longo desses 15 anos de forma magistral. Bola cenários e personagens cada vez mais criativos (vamos lá, qual mangaká tem tempo pra fazer isso?). Não são 15 anos publicando um mangá, são 15 anos publicando um mangá sem sair do topo, sem perder fãs, sem perder a graça.

    Togashi é foda, mas não é exatamente um gênio. Ora, ele transformou uma historinha boba sobre fantasmas em um mangá de luta de sucesso. Mas não encerrou o mesmo de forma satisfatória (ah vá que você gosta do final de Yu Yu?!). Se fosse gênio teria terminado de forma fodona, mesmo que estivesse cansado do mangá – tipo o Eiji de Bakuman com Crow.
    E o HxH, outro mangá fodão dele, ta aí… empacado =/

    Inoue é gênio. Por quê? Fez os japinhas fãs de beisebol se interessarem por basquete a partir de um mangá, Slam Dunk. E depois mudou completamente para um mangá mais realista, mais adulto, mais poético, Vagabond. Ou seja, tem de ser muito bom pra mudar da água pro vinho e continuar e ultrapassar o nível.

    Ohba e Obata são como Mashiro e Shuujin, esforçados.

    …ah, e o Urasawa… bom, aquele devia ta escrevendo e dirigindo seriados nos EUA e ganhando dinheiro adoidado. O papel e o nanquin são muito poucos pra ele.

  26. são tantos pontos de vistas q parei de ler para assistir um anime ….falow gostei dos comentarios galéra.

  27. Algum de vós conseguiste por algum momento criar um mangá que fosse tão bom quanto o pior mangá do mundo ???
    É difícil criar um mangá MERDA, né ??
    Agora imaginem criar um mangá que o mundo inteiro gosta, seja ele Bakuman, Naruto, One Piece, Vagabond, Slam Dunk, Pokémon(não gosto tanto), Blade, Bleach entre outros…
    Parece ser mais difícil ainda né ?? Não!! Parece IMPOSSÍVEL, né ?? Já que há infinitos bom mangás. Mas já pararam para pensar que a cada dia nasce um OUTRO bom mangá ???
    Todos esses autores que conseguem cativar seu público e geração não são realmente geniais (acho que essa é a palavra mais adequada já que GÊNIO só há o da lâmpada,né??!! kkkkk brinks tb) ?? Então já sei, nós, meros leitores, somos os GENIAIS por comentar sobre mangás e preferências como se fóssemos os donos da razão, né??!
    Parabéns para NÓS !!!!

    Gostei muito da temática do post, PARABÉNS para os ADMS !!!!
    vlw…

  28. hehe engraçado eu smp fico falando ”sozinho enquanto desenho o q pra mim é normal ‘-‘

  29. Pô, dizer que o Togashi – um dos poucos autores Mainstream da Jump a emplacar 2 hits mundiais (quase que seguidamente) – não passa de uma mera sombra do que ele já foi, foi meio brabo de ler.
    Acho que isso se aplicaria mais a autores como o Watsuki.

    Hunter X Hunter já vendeu milhões, e é um dos poucos Shounens que ainda se mantém imprevisíveis e interessantes nos dias de hoje.

    No mais, gostei bem da matéria, embora ache que o conceito sobre o que/quem é gênio seja bem pessoal.

  30. Discutir genialidade é sempre muito complicad, principalmente sem cair que X é melhor que Y.
    Entretanto, tratando do tema do texto, pode não ser o melhor enredo (não é o que eu acho!), mas o Oda faz muito com pouco. Ele faz coisas pequenas fazerem sentido, sente sua história como algo grandioso. Cria bizarrices e fazem os leitores delirar! Ele realmente ama o que faz e, sim, respira, vive o que coloca no papel.
    Eu discordo de vc quando cita sobre os gênios terem uma capacidade natural que, do jeito que colocou (não sei se vc pensa assim), parece que não há esforço. E, mesmo tratando isto como verdadeiro, me faz crer que as criações dos esforçados são melhores porque eles são mais atentos, pensam muito mais antes de colocar no papel do que o gênio, que confiante desta “capacidade natural” passa por cima de certas coisas.
    Enfim, gostei do texto, e acho um assunto delicado, pois, como vc falou, confundimos genialidade com fama. O que precisamos, sempre, é discutir e avaliar para, quando formos ler um mangá, não leremos com pré-conceitos ou conceitos deturpados!

Deixe um comentário!