AKB48, Até que ponto é demais?

akbdemais

Eu estava no twitter quando vi uma mensagem do @Coganerd sobre uma das integrantes do AKB48 que raspou a cabeça e fez um vídeo (abaixo) exibido no canal oficial da banda no Youtube, fazendo uma retratação. Motivo? Ela dormiu com um homem e seus fãs ficaram insanos.

Ok…

Pra quem não conhece a banda AKB48, eu recomendo a Wikipedia  mas para um resumo pouco aprofundado é uma banda com dúzias (não é mentira, são 91 meninas) de integrantes que é um fenômeno musical japonês. Seus discos estão sempre nos mais vendidos e as meninas que participam são grandes estrelas no Japão.

A banda funciona de uma forma exótica para quem vê de longe, mas normal pra quem conhece o mundo das idols japonesas. Tem rankings de popularidade, as meninas pertencem a “classes”, subindo e voltando de nível de acordo com o que acontece nessas votações e quedas e aumentos de popularidade. Há discos em que algumas meninas sequer participam. Normalmente as músicas são cantadas por poucas meninas (comparado com o número real da banda, óbvio).

A questão é: Como a situação foi ficar ao ponto que chegamos no começo do post? Vamos dar uma olhada no que é o AKB48 e no que são seus fãs antes de chegarmos a qualquer conclusão…

O AKB48 é uma banda pop que se especializou em algo: O tratamento com os fãs. Para a banda, seus fãs são tudo e elas devem estar a disposição para eles. O AKB48 não é só relacionado às músicas, mas aos sonhos que eles querem passar para os fãs.

Sonhos esses que são adequados à filosofia da sociedade japonesa, é claro. Por exemplo, todas as meninas passam uma visão de que elas são puras e castas, intocadas. Para o fã, isso é uma das coisas mais importantes. Como pode a menina dos meus sonhos ficar com outro que não eu? Se parece cretino é porque é, mas lá funciona assim.

news_large_akb48_art090804

E a indústria incentiva e prega isso de tal ponto que até mesmo a citação de uma das meninas com um cara é vista com maus olhos. Muitas das meninas, que são extremamente jovens diga-se, já foi às notícias falar sobre como a situação beira o insustentável. A pressão para meninas de 15, 16 anos que tem que ser perfeitas e sequer podem procurar o afago de alguém é quase intolerável e, mesmo sendo idols, elas são humanas e queriam ter uma vida.

Ouvindo essa história é fácil querer ficar do lado das meninas. Como esses otakus sebosos ousam prender as meninas e seus himens assim? Viva a liberdade! Eu já fiquei também, mas acontece que como toda história bilateral, também tem outro lado, com sua própria história, seus desejos e seus relatos: O fã.

Mais do que música, o AKB48 vende um ideal… E eles fazem um grande trabalho com isso. O fã não compra pela música, o fã compra pra dar suporte para a menina que ele escolheu. Claro que isso não justifica nada… Mas e quando você percebe que a banda explora o fã de forma pornográfica? O buraco fica mais embaixo…

Os fãs exigem o que eles querem e eles o tem, mas a gravadora exige o dela também e ela tem com bônus e dividendos. Todo tipo de exploração possível é feita com os fãs da banda e isso é algo que se vê de forma descarada. Qualquer tipo de merchandising é feito com o intuito de dar suporte pra garota escolhida e se você gosta da maria chiquinha, você é quase intimado a comprar tudo dela. O mesmo vale para todas as outras.

Não só isso, para você poder votar na sua preferida, você precisa obter a cédula pra votar e sabe como você consegue? Comprando CDs. Cada CD vem um. Óbvio que você não vai dar o suporte só votando uma vez quando todo mundo vota várias, né? Então vamos comprar muitos discos!

Para estimular ainda mais a venda de discos, quando você compra um disco você ganha parte de um ticket, quando você o completa, você pode apertar a mão de uma das integrantes da banda. Óbvio que para isso você precisa comprar quantidades obscenas de CDs, mas o que são centenas de CDs quando eles estão no caminho entre você e sua musa?

126542__468x_creepy-otaku-handshakers-2

Esse aperto de mão é algo que tem dado muita polêmica, pois certos fãs aproveitam para se masturbar antes de apertar a mão da menina, ou só a xingam, fazem assédio moral, perseguem as meninas… A situação é tão caótica que algumas garotas não suportam a situação e demonstram seu descontentamento, mas é aquilo, sem aperto de mão, sem vendas meteóricas. Muitos fãs compram centenas de cds pra ganhar vários tíquetes, gastando verdadeiras fortunas. Isso garante que ele passe mais tempo com a menina… E é incentivado! Ele pode até levar a menina pra comer com ele, tirar fotos….

Isso no Japão é algo tão surreal que no dia seguinte à estréia de um novo cd, se acha dúzias e dúzias de discos novos jogados no lixo. Eles são comprados puramente com o intuito de entrar em contato com as meninas. Ninguém vai comprar de novo algo quando você acha jogado por aí, então, porque continuar com dúzias de cópias… Isso gera muita polêmica em relação ao número de vendas da banda, que são sempre número 1, mas ninguém sabe o quão inflados são os números em virtude dessa política do grupo.

Tudo no AKB48 é feito para explorar o consumidor de forma deplorável. Recentemente foi inaugurado um serviço no site chamado AKBaby, onde (por uma taxa, óbvio) você pode fazer uma montagem com uma menina da banda, notavelmente envelhecida, segurando seu bebê. Tem gente que paga, do contrário o serviço não seria oferecido…

118076__468x_akbaby-crop

Podem pensar que isso é coisa só da gravadora, mas as meninas em grande parte reagem impassíveis a isso, algumas delas até incentivam, aumentando os sonhos dos fãs que entram em contato. No final, todos querem alguma coisa. Alguns querem dinheiro, outros liberdade, outros querem KAWAIII PANTUSUSUJAJLAL

Ninguém é santo. Cada lado tem seus motivos pra exigir algo. Eu acho insano o que certos fãs fazem com essas meninas que mal saíram da puberdade, mas também fico enojado com o quanto os fãs são explorados só pra servir de muleta pra gerar dinheiro. Quando você vê homens que gastam toda a sua renda mensal em discos para poder entrar em contato com a menina que está lhe vendendo idéias, e não música, é natural você se sentir mal ao saber que a menina estava mentindo pra você esse tempo todo sobre o produto que ela queria vender.

Por isso que vai continuar assim. Enquanto tiver homem trouxa pra cair nessas falcatruas, não vai mudar. As meninas choram, mas o povo vê de forma impassível. Se elas querem liberdade, porque se tornaram idols? Não é como se o comportamento exigido não fosse público… E pra quem não quer mais essa vida, a porta da rua sempre será a serventia da casa, mas isso as meninas não querem. Elas querem continuar com a luz do palco e a grana no bolso e os fãs querem continuar com suas meninas perfeitas do seu lado apertando a mão.

No fim disso tudo, a única música que realmente toca é Rape me do Nirvana. Cada lado quer estuprar o outro, alguns no bolso, outros de forma mais… KAWAIIIIPANTUSUUPAJLPJA~PM

Eu acho que os fãs deviam era passar a ouvir Hatsune Miku, que essa daí não vai ficar com homem nenhum nunca…

A fonte das fotos e das notícias é o Sankaku Complex. Visitem. NSFW.

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Eu estava no twitter quando vi uma mensagem do @Coganerd […]