O encurtamento dos uniformes nos animes pelas décadas…

encurt

As saias dos uniformes escolares das meninas japonesas sempre foi alvo de muita polêmica. É fato que nos últimos anos as meninas tem usado sais menores e menores por causa da moda ou simplesmente para experimentarem com sua sensualidade.

Nos animes e mangás, o uniforme escolar feminino sempre esteve presente e não há quem nunca o tenha visto em alguma série. Todas tem o seu. Com corte original, tradicional ou inspirado em outras. Era questão de tempo até que as saias dos animes fossem encurtando… encurtando… encurtando… até superar a realidade e trazer uniformes como os de Vividred Operation, onde nem saia existe, apenas um short ultra-curto.

É, os uniformes dos animes estão encurtando. Reparei mais nesse fato pois estava re-assistindo alguns episódios de um anime que gosto bastante, Kimagure Orange Road, e as comparações entre os anos 1980 e os anos 2010 no que se trata de saias ficou BEM evidente. Preparei a imagem abaixo para exemplificar para vocês.

Não, não é uma constatação nova e ou surpreendente… mas achei válido compartilhar com vocês.

saias2

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

As saias dos uniformes escolares das meninas japonesas sempre foi […]

23 thoughts on “O encurtamento dos uniformes nos animes pelas décadas…”

  1. E o pior é que tem muito otaku que fala mal de novelas, carnaval, programas de auditório por eles usarem a imagem da mulher para atriar olhares de homens e, consecutivamente, ibope. Mas é a mesma coisa que acontece com a mídia pré-adolescente de mangás e animes.

    Hipocrisia, em sua melhor forma.

  2. Acredito que o publico dessa geração é que está querendo isso, de alguma forma. As saias vem encurtando a medida que os Fan-Services vem aumentando. Essa geração que estamos presenciando, mais especificamente os jovens (como se eu fosse algum velho), querem ver mais calcinhas do que historia. Vai entender… As saias encurtaram, os peito da Nami aumentaram e é ‘fap fap’ para tudo quanto é lado.

    Só espero que não piore mais do que já está, se não vai ser como o @Kyubey Real disse.

    Não ligo para fan-services e tamanho da saia, a partir do momento que isso não seja escandaloso e não seja mais importante do que o resto do anime/mangá. (Poderiam usar isso de uma forma mais proveitosa, como em Bakuman, ‘Batalha de levantar Saias’.)

  3. nunca me preocupei muito com isto, ate porque nao sou tao hentayarou assim, nunca me preocupei com vestimentas em caso de uniforme, mas vai saber, eu acho que tambem deve ficar mais facil desenhar assim…(desculpe pela falta de acentos, meu pc nao detectou o teclado como portugues)

    1. Pegando o exemplo de 4 animes recentes da KyoAni (K-On, Hyouka, Chuu2Byou e Tamako Market), desses animes K-On e Chuu2Byou tem saias bem curtas, mas em Hyouka e Tamako Market as saias são bem longas. Acredito que esteja mais relacionado ao tema do anime do que a época em que é exibido, mas vamos combinar aquelas saias gigantes ficam horríveis, mesmo em animes que não apelem para ecchi, saias menores dão uma aparência melhor para as personagens (mas esses shorts de Vividred Operation são muito forçados).

  4. Nao vejo tanto problema assim, eh uma evoluçao dos tempos… Embora no caso de Vividred Operation, talvez seja para dar um ar de modernidade, visto que a cidade e futuristica [lembra aquele projeto Venus do arquiteto e futurista frances, Fresco [o sobrenome eh esse mesmo -serio!]]. E elas moram e estudam numa cidade a beira-mar. Acho que faz sentido a vestimenta… ou nao? (mesmo problema, Win7 ta de birra com meu teclado aqui)

  5. Adorei o comentário do Lucas: o otakaiada adora meter pau nas novelas, programas de auditório, carnaval e etc.. mas consome desde de fanservices lights como rosario + vampire a tensos como Queen’ Blade. De objetificar sexualmente a mulher por objetificar sexualmente a mulher por que as produções orientais que fazem isso são “superiores”?

    1. Espero que muitas mulheres se sintam ofendidas com o uso de vossa imagem em mangás e animes hoje em dia, e que isso cause uma revolta tremenda que foda todos esses otakus punheteiros ^^

      1. Existe outros problemas nesse caso, como a censura em animes ser forte e em novelas não ser preciso. Mas concordo, povo reclama das novelas e etc, mas no fim é tudo farinha do mesmo saco. (Agora Carnaval eu meto pal mesmo, putaria na rua da minha casa? Não, não, animes não fazem isso…)

        Mas é como o lucas falou, temos que esperar que as ‘otomes’ ou ‘as otakus’ (Existe um publico desentendido que fica discutindo qual expressão está certa ¬¬) se sintam ofendidas e comecem a reclamar e criticar para mudar isso. O que parece estar difícil, pois muitas garotas gostam disso, gostam de Yaoi’s, e muitas, mas muitas mesmo, amam fazer cosplays de personagens Sexy ao máximo.

        E outra, vai saber como os japoneses pensam?

    1. Existe no Japão (e em outros países, como os EUA e na Europa, também) quem goste disso, assim como você
      E nesses países, também há os que preferem pés calçados (com vários tipos de calçados, escolares, casuais, esportivos, etc.), incluindo os otakus, que gostam de ver não só saltos altos e botas, mas também sapatos escolares, esportivos, etc. Na internet existem comunidades de fãs desse tipo de fetiche, em fóruns como o 2Channel, por exemplo.
      Inclusive, há um subgênero desse tipo de fetiche, que mostra pés femininos (descalços e calçados) esmagando coisas e pequenos seres vivos (invertebrados, em sua grande maioria). Até no Youtube há usuários que postaram vídeos desse tipo, incluindo cenas extraídas de animes e cartoons.
      Espero que essas dicas interessem a você, caro Panino.

  6. Tem um Visual Novel, Cosplay Fetish Academy, acho que ali é o máximo do encurtamento que se pode chegar sem entrar na nudez. Agora só ver isso sendo adaptado para os animes para a verdadeira felicidade aparecer.

  7. Não vejo problemas nos comprimentos das saias das garotas. Com exceção dos animes focados no fanservice, vejo que é mais para acompanhar a moda da época mesmo. A saia da Ritsuko em Sakamichi no Apollon é bem comportada, representando aquela época 😛

    Agora, não assisti Vividred ainda, elas usam essas roupas o tempo todo? Pq as roupas de batalha de Infinite Stratos tão relevadoras quanto. Se for pra pegar no fanservice, as roupas de Vividred parecem mais que elas estão de “buruma” (aquele shorts de educação fisica) do que de saia /o/

    1. @LeonardoDNA

      Em Vividred esse é o uniforme padrão da escola. A roupa de batalha é MENOS reveladora, por mais incrível que isso possa parecer. rs.

  8. Puro marketing, oras. Quanto menor a saia é óbvio que o público masculino vai aprovar mais, exceto por aqueles críticos certinhos que dropam um anime por conta do peito de alguma personagem ser excessivamente grande. Esses exageros não estragam o teor de uma obra, fanservice existe porque da certo, e em relação às saias, melhor uma curta ecchi do que uma de evangélica rebuscada. q

    1. @Willian

      Discordo em você quando diz que “fanservice” não estraga uma série. Em Vividred Operation isso é verdade, mas em um monte de outras, onde o único objetivo é mostrar peitos ou calcinhas sem dar um puto para a história ou desenvolvimento de personagens, dá pra dizer que isso atrapalha sim. É aquela questão básica que sempre acabo voltando a: “fanservice” é bem vindo contanto que não oblitere todos as outras características de um bom anime como história, personagens, etc.

        1. @Sannin

          Senran Kagura é um anime FEITO PARA O FANSERVICE E UNICAMENTE PARA ELE. Ou seja, ele não foi “estragado” pelo fanservice, ele é SÓ fanservice. Esse tipo de anime eu acho desnecessário, mas pelo menos não esconde ao que veio. Ele se propõe a mostrar peitos e bundas… e só.

  9. Nem todas as séries são assim, garotas usando minissaias nos uniformes escolares.
    Em Nazo no Kanojo X (2012), por exemplo, as saias das estudantes do colégio da Urabe, Oka, Tsubaki e Ueno (e do colégio da Aika Hayakawa, também) têm um comprimento que chega até os joelhos, como as das estudantes da foto acima.
    O comprimento das saias num anime varia de série ou da fonte de origem da série (além de outros fatores, como gênero do anime), independente da época em que foi produzida.
    Portanto, sua conclusão é meio que furada ou forçada, nada a ver.

Deixe um comentário!