Quando anime é real demais

Animes e mangás são sempre um ótimo jeito de termos uma certa forma de escapismo saudável da realidade. Ficamos alguns minutos – ou algumas horas caso esteja maratonando algo – entretidos com lutas épicas, mundos fantasiosos, personagens carismáticos e tudo que esses universos nos proporcionam. Porém não é todo anime que vêm com a proposta de ser absurdamente surrealista e abstrato. Alguns simplesmente querem passar uma mensagem, compartilhar uma visão do mundo, seja cultural ou banal.

No #PitacosdoVilson de hoje, quero sugerir a vocês alguns dos meus animes favoritos para nos fazer sentir que não estamos sozinhos e, mesmo nos animes, temos pessoas passando pelo mesmo que nós. Esse é um top 5 de animes que são muito reais!

De todos os que eu vou falar, apenas um deles ainda não está disponível oficialmente no Brasil. Todos os outros vocês podem acessar clicando no titulo que será direcionado para a plataforma em que vocês poderão assistir!

Super Cub

Todos temos um hobby, eu mesmo sou uma pessoa de vários hobbys. Tive vários e tenho vários. Atualmente posso dizer que Card/Board Games e Gunpla são os meus hobbys mais frequentes, além de claro ler mangás, jogar video games, assistir animes e tokusatsu, etc. Hobbys são uma ótima forma de aliviar o stress – ou arrumar uma nova forma de stress, mas aquele do bem… NÉ POKELOL? 😒 – focar em algo fora do dia a dia e até arrumar um grupo social que você se identifica e se diverte. Super Cub é um anime que vai abordar sobre esse assunto de uma forma que pode ser familiar para muitos, pois se trata não de alguém experiente em um hobby, mas sobre como descobrir a paixão por um pode até mesmo salvar vidas.

O anime conta a história da estudante do segundo ano colegial, Koguma. Ela não tem amigos, parentes, pais, hobbys ou objetivos, numa monótona vida que parece estar no automático e chega ao ponto de questionar qual é o ponto em continuar com ela. Um dia após ficar frustrada por sempre ter que fazer muito esforço ao subir uma ladeira de bicicleta no caminho da escola, ela decide visitar uma velha loja de motos, na esperança de comprar uma motocicleta que caiba no seu orçamento. Ao comprar uma Honda Super Cub, ela mal sabia que esse veículo vai não só facilitar o caminho para a escola, como guiar ela para algo muito maior em sua vida.

O anime é uma adaptação de uma light novel de mesmo nome escrita por Tone Kouken e desenhado por Hiro (K-ON Anthology, light novel de Hayate the Combat Butler) e foi ao ar durante a temporada de primavera de 2021. Em momento nenhum vamos ver a Koguma tentando ser a melhor piloto de moto do Japão ou do mundo, mas ela claramente vai em uma jornada para se tornar a melhor piloto de moto possível para si mesma. Esse processo de aprendizado sobre como pilotar uma moto, manutenção, quais são os melhores acessórios, locais que agora ela pode ir por estar motorizada e até pessoas que compartilham uma paixão por este tipo especifico de motocicleta vão lhe dar propósito, foco. O anime ainda guarda momentos muito emocionantes em seu ritmo pacato e lento, mas em momento nenhum monótono. Da minha parte, foi gratificante ver o caminho que Koguma seguia, pois eu andei por esses mesmos passos! Eu já tive uma moto de estilo parecido com a dela e sentia arrepios conforme ia vendo ela passando pelas mesmas experiências, boas e ruins. Hoje em dia eu nem tenho mais essa moto, mas o anime me fez sentir uma falta enorme de pilotar uma novamente. Talvez você não tenha uma moto pra se identificar, mas certamente em algum momento tenha descoberto um novo hobby, com aquela sensação de novidade e sem dúvidas Super Cub vai te tocar nesse sentimento.

The Aquatope on White Sand

The Aquatope on White Sand
The Aquatope on White Sand. Anime disponível na Crunchyroll

De todos os animes dessa lista, esse é o que, no momento em que esse texto é escrito, ainda não chegou ao fim. Ele está indo ao ar durante a temporada de verão de 2021, mas mesmo sem chegar ao fim, ele foi o que me deu inspiração para escrever sobre esse tema graças a essa cena aqui:

Essa cena ocorre no episódio 13, quando uma das protagonistas está exausta depois do primeiro dia de trabalho no seu primeiro emprego. Essa frase me pegou de um jeito… Acho que não tem nada pior do que fazer um trabalho onde a gente se sente péssimo nele, eu já estive nessa situação várias vezes e tenho certeza que muitos que estão lendo também. Trabalho é uma obrigação, uma responsabilidade, uma necessidade social e como toda obrigação… é chato. Nada obrigado é bem recebido, então ao precisar, que seja minimamente recompensador ou agradável de alguma forma. Ela pergunta: “Ser adulto é isso?” É. Ser adulto é isso.

Mas bem, sobre Aquatope, né?

Conhecemos Fuuka Miyazawa, uma ex-idol que abandona a carreira e, durante o regresso para sua casa no interior do Japão, decide mudar de rota por vergonha de encarar a família e amigos. Ela acaba indo parar em Okinawa, andando sem rumo até encontrar o Gama Gama, um aquário velho que está prestes a fechar.

Do outro lado da história temos Kukuru Misakino, uma estudante no último ano do colegial, neta do diretor do Gama Gama e então diretora interina do local. Seu sonho é manter o aquário aberto e funcionando para sempre, fazendo de tudo para torna-lo mais popular e atrair clientes. Ela não pensa em mais nada além do cuidado com os animais do aquário.

O destino de ambas as meninas se entrelaça e juntas embarcam em uma jornada apoiando e compensando as qualidades e falhas uma da outra durante as férias de verão, enquanto encaram o peso da realidade e responsabilidades da vida adulta.

Além dos vários tapas na cara que esse anime dá sem sutileza alguma sobre como a realidade pode ser maldosa e cruel, ele também passa um sentimento acalentador, mostrando que mesmo que o “universo” não esteja alinhado com as suas vontades e sonhos, isso não é o fim do mundo. Sempre há opções, você sempre pode melhorar e muitas vezes temos que aceitar que o conceito de “controle” é uma ideia vaga e está longe da realidade. Mesmo ainda sem uma conclusão, é fácil absorver essas mensagens e pensar “não é só comigo”. Além de tudo isso, a série é um colírio aos olhos. É uma sensação mágica poder ver toda a vida marinha representada. Eu com certeza fico a cada episódio com vontade de poder visitar o AquaRio, o aquário aqui do Rio de Janeiro e ter um pouco da experiência de Aquatope.

Além das protagonistas, temos um elenco de personagens de apoio muito carismáticos e com seus próprios dilemas e motivações que ampliam ainda mais o leque de situações em que podemos nos identificar. Se não ficou claro ainda, esse aqui é mais que uma recomendação, é uma obrigação assistir essa obra de arte.

O Maidens in Your Savage Season

Esse anime é o que fiquei mais em dúvida se mantinha nessa lista. Não por causa da qualidade (esse anime é incrível!), mas porque eu não me sinto confortável o suficiente para falar sobre ele. Já explico.

O Maidens in Your Savage Season (ou Araburu Kisetsu no Otome-domo yo no original) é uma adaptação do mangá de mesmo nome escrito pela incrível Mari Okada (Gundam IBO, Kiznaiver, Black ⭐Rock Shooter, entre outros) e desenhado pela Nao Emoto (Josee, the Tiger and the Fish), que conta a história de um grupo de meninas adolescentes no colegial que fazem parte do clube de literatura e entram na natural fase de descoberta sexual. Algumas puritanas, algumas curiosas e algumas ansiosas por mais experiências.

Sexo sem dúvidas é um assunto muito importante e deve ser abordado com cuidado e responsabilidade, e nas mãos de Mari Okada essa atenção foi devidamente dada. Originalmente este mangá foi publicado na Bessatsu Shonen Magazine, da Kodansha, um mangá voltado para o público masculino em uma revista própria para isso. Mesmo que tudo faça parecer que é um típico mangá voltado para o público feminino a intenção é clara de mostrar de uma forma bem realista e direta como é essa fase na perspectiva das meninas, mas também há espaço para um pouco da visão dos meninos na história. Quando digo que não me sinto confortável em falar sobre esse anime, não é por desconforto em falar sobre o “desabrochar” dessas meninas – pelo contrário para mim foi uma experiência enriquecedora – mas é no sentido de que não me sinto no lugar de fala. Por isso vou deixar a recomendação do episódio do podcast das Otaminas (clique AQUI para ouvir o episódio) que falam sobre Araburu de uma forma muito mais enriquecedora do que eu jamais poderia trazer.

Eu posso afirmar que aprendi muito com esse anime e ele faz um serviço importante, principalmente se tratando dessa mídia que tende muitas vezes a não ser tão respeitosa assim com o público feminino. Mais uma vez digo, o tópico “sexo” não é algo ruim de ser abordado, ele deve ser comentado, coisas interessantes podem ser produzidas envolvendo isso e não deve ser tratado como um tabu. No anime vamos ver diversos casos e situações que vão refletir a vida de muitas pessoas, coisas que todos nós passamos ou vamos passar. É uma aula, é uma preparação, de forma didática e sensível. Mari Okada, you did it again!

Sing “Yesterday” for Me

Sing "Yesterday" for Me
Sing “Yesterday” for Me. Anime disponível na Crunchyroll

Esse anime foi exibido durante a temporada de primavera de 2020, eu o chamava carinhosamente de “minha novela” e ele atendida bem ao estereótipo. Sing “Yesterday” for Me (Yesterday wo Utatte) conta história de 4 pessoas que terão suas vidas entrelaçadas de forma muito dramática, caótica e romântica, como toda boa novela tem que ser. Primeiramente conhecemos Rikuo Uozumi, o principal protagonista da história, ele é um jovem adulto recém formado na faculdade mas que abandonou suas esperanças e futuro e se contenta com um trabalho de meio período em uma lojinha de conveniência. Ele tem o suficiente para pagar seu aluguel e seguir com uma vida monótona. A única variante no seu dia a dia é quando a animada e excêntrica Haru Nonaka aparece de vez em quando no seu trabalho junto de seu corvo de estimação Kensuke, ela é agitada e implicante com ele e diz que ambos já se conhecem há muito tempo, mas Rikuo não consegue se lembrar dela. A visão da vida de Rikuo muda quando Shinako Morinome, uma ex-colega do ensino médio e antiga paixão, vai morar na mesma cidade e acabam se encontrando. Ele ainda tem sentimentos por ela e vai tentar fazer de tudo para descobrir se sua vida pode ser muito mais do que é agora.

O “Yesterday” do título não está ali à toa. Traduzindo para o pé da letra é “Cante ‘Ontem’ para mim” e isso reflete bem a mensagem da narrativa. O núcleo principal da história é conduzido por quatro personagens, os três citados na sinopse e Rou Kayakawa, irmão mais novo do falecido ex-namorado de Shinako e que é apaixonado por ela. Todos esses personagens tem algo em comum: estão presos ao passado. Muito além de apenas paixões platônicas, eles também têm diversos assuntos mal resolvidos e que de uma forma ou de outra os impedem de avançar na vida. Estão constantemente presos por essa bola e corrente invisível em seus calcanhares, que acaba afetando até aqueles ao seu redor. Suas histórias, motivações, desejos e frustrações vão se entrelaçando e o atrito é inevitável. Esse anime vai te deixar com uma sensação nostálgica e melancólica. Quem nunca sofreu por amor? Quem nunca teve duvidas sobre o que fazer com a vida? Alguns podem se identificar pelos romances, outros pelo clima “acabei o ensino médio/faculdade, e agora?”. Se você gosta de um bom drama, é uma excelente recomendação.

Asteroids in love

Asteroids in love
Asteroids in love. Anime disponível na Crunchryoll

Eu já falei sobre esse anime quando ele lançou na temporada de inverno de 2020 aqui no Genki com minhas primeiras impressões, e ao final do ano eu o inclui no meu texto com top 3 de cada anime de cada temporada do mesmo ano (Vocês podem achar os links nas referências). Faço questão de mencionar esse titulo novamente pois ele se encaixa bem no assunto desse texto, nem sempre um anime ser “real demais” está ligado a dramalhão, romances extremos, traumas, etc. Ele também pode ser uma experiência tranquila, motivadora e divertida. Nem sempre a vida é tão negativa assim.

O que torna esse anime “pé no chão” é o quão fiel ele se atém ao fato de suas personagens perseguirem seus sonhos. A dupla Mira Kinohata e Ao Manaka permanecem focadas o tempo inteiro em descobrir e nomear um asteroide, independente dos contratempos que acabam surgindo, começando pelo fato de que nem mesmo um clube de astronomia elas conseguem fundar e acabam tendo que se misturar com o clube de geologia, o que para nós espectadores é muito bem vindo já que as meninas desse clube também são igualmente apaixonadas por seus projetos. É fascinante ver a dedicação das personagens em compartilhar e aumentar seu conhecimento cientifico e isso é bem inspirador. Nem todo mundo quer ser um astrônomo, claro, mas não importa o que você queira fazer na vida, é motivador ver pessoas lutando com todas as suas forças pelo seu sonho. Muito mais que apenas um anime moe fofinho para aquecer o coração, ele passa uma mensagem encantadora de que qualquer um pode, metaforicamente e literalmente, alcançar as estrelas.

Conclusão:

Algumas vezes é doloroso e algumas vezes é acolhedor perceber que a ficção pode se alinhar tão bem com as nossas vidas. Nos dá a sensação de que toda a luta do dia-a-dia não está sendo travada sozinha e os artistas envolvidos nessas produções sabem que nem tudo são kame-hame-has e armaduras de ouro. Muitas vezes esses animes são aqueles que nos fazem ter uma epifania, uma acordada para a realidade e consequentemente nos leva a perguntar “o que estou fazendo com a minha vida?”. Esse é o poder da arte e da ficção, por mais realista que sejam, elas estão lá para nos lembrar que somos reais, que nossos problemas, angustias, alegrias e sucessos também existem e estão ao nosso alcance. São exemplos empáticos que mostram que com a motivação correta, com a atitude exata, podemos guiar nossas vidas como quisermos.

Muito obrigado por lerem até aqui, até a próxima e lembre-se: Você importa, você tem todo o potencial do mundo e nunca desista dos seus sonhos. Somente uma pessoa pode realiza-los e esse alguém é você mesmo.

VOCÊ É A BROCA QUE PODE PERFURAR OS CÉUS!

 

Revisão: Deise Bueno

Referências:

https://myanimelist.net/anime/40685/Super_Cub

https://myanimelist.net/people/15359/Hiro

https://myanimelist.net/people/49923/Tone_Kouken

https://en.wikipedia.org/wiki/O_Maidens_in_Your_Savage_Season

https://myanimelist.net/people/5978/Mari_Okada

https://myanimelist.net/people/4472/Nao_Emoto

https://myanimelist.net/anime/39710/Yesterday_wo_Utatte

https://singyesterdayforme.fandom.com/wiki/Sing_%22Yesterday%22_for_Me_Wiki

https://www.genkidama.com.br/blog/2021/01/23/top-3-melhores-animes-de-2020/

https://www.genkidama.com.br/blog/2020/01/27/asteroid-in-love-primeiras-impressoes/

https://myanimelist.net/anime/39388/Koisuru_Asteroid

https://myanimelist.net/anime/46093/Shiroi_Suna_no_Aquatope

Redator para o Genkidama em duas colunas mensais: - TokuTudo: conteúdo diferenciado sobre Tokusatsu no Brasil e no mundo. - Pitacos do Vilson : conteúdo diverso sobre animes, mangás, filmes e diversos aspectos da cultura japonesa. Também sou podcaster e faço parte do Henshin Rio, somos 5 cariocas especializados em falar sobre Tokusatsu.