Shonen Jump – Procura-se herdeiros…

jumpherdeiros

A Shonen Jump, até hoje, sofre com o “trauma Dragon Ball”. Quando a série de Akira Toriyama reinava na revista, sua tiragem era de incríveis 7 milhões de cópias semanais. Ao terminar, Dragon Ball levou consigo metade desses leitores. Para piorar, Slam Dunk, de Takehiko Inoue (REAL, Vagabond) terminou pouco tempo depois e levou mais uma boa parcela dos leitores embora. Resumo da obra: A Jump perdeu muito, mas MUITO leitor da noite para o dia. Hoje, a revista se estabilizou em louváveis 3 milhões de cópias semanais graças a três mangás: One Piece, Naruto e Bleach, o que muitos leitores recentes de mangá conhecem como OS TRÊS PILARES DA SHONEN JUMP.

No entanto, apesar dessa “estabilidade”, o departamento editorial da revista sabe que é preciso preparar herdeiros para segurarem as pontas quando do eminente final dos Pilares. Precisam preparar a revista para evitar outro trauma… e parece que eles estão conseguindo.

Para começar, Toriko, de Mitsutoshi Shimabukuro, há algum tempo, já vem substituindo Bleach no TOP 3 da Jump, após a queda de qualidade e popularidade deste. A série tem potencial para ser bem longa e tem caído bastante na graça dos leitores, inclusive fora do Japão.

Depois de um ano sofrível em 2010, a Jump só veria alguma luz no fim do túnel na sua busca por herdeiros ao final de 2011 com a estreia de Nisekoi, de Naoshi Komi. A comédia romântica veio para ocupar um espaço que já foi de clássicos como I”s, Ichigo 100% (aka 100% Morango), Video Girl Ai, mas que recentemente estava sendo subaproveitado com tentativas de série sem substância.

Era o que a Jump precisava, ver uma luz no fim do túnel, tornando 2012 um ano promissor. E ele correspondeu.

Em 2012 tivemos a estreia de três importantes séries para a Shonen Jump. Ansatsu Kyoushitsu, HQ!! e PSI Kusuo Saiki. HQ!! veio para preencher o espaço dos mangás de esportes que, apesar de ter ganhado um revival com a recente popularidade de Kuroko no Basket, ainda pedia por mais séries. Porém, seu maior trunfo está em ter agradado imensamente o público feminino, que se sabe hoje ser uma parcela importante dos leitores da Shonen Jump. PSI veio para preencher a lacuna dos gag-mangá, aqueles mangás voltados inteiramente a comédia, como o finado Jaguar e o ainda em publicação Kochikame, com histórias simples e mais focados em “esquetes” do que em grandes sagas mirabolantes. Por fim, Ansatsu Kyoushitsu veio entrando na bota de mangás de ação e foi um sucesso avassalador! Com certeza ninguém esperava por tamanha popularidade. Os resultados tanto nos rankings quanto na venda de encadernados foi excelente. O único problema da série é não ter muita perspectiva de longevidade. Quem lê concorda que não tem como tem como ele se desenvolver para um “mangá infinito” sem perder a qualidade. Eu nunca duvido da capacidade dos mangakás, mas acho muito difícil que Ansatsu Kyoushitsu dure mais que 10-15 volumes (o que, pra mim, já seria muito para a série).

Ainda falta muito, MUITO, para a Jump se sentir realmente segura para o fim de One Piece (que deve demorar um bocado ainda), Naruto (que não deve demorar tanto assim) e Bleach (cujo final deve estar dobrando a esquina a qualquer momento), mas eles já conseguem ver uma luz brilhante no fim do túnel. Falta ainda, por exemplo, achar uma série de ação e aventura, um clássico shonen de porrada, nos moldes desses três, no molde de Dragon Ball, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Hunter X Hunter e outros tantos clássicos criados na Jump. O caminho ainda é longo, mas o objetivo é claro.

A intenção do departamento editorial fica clara ao vermos imagens como essa, que abriu esse post. Trata-se de uma imagem de divulgação para os eventos Jump PAKU, que trarão para várias cidades do Japão, dando continuidade às comemorações de 45 anos da Shonen Jump, vendas de produtos exclusivos e atrações especiais de One Piece, Naruto, Toriko, Nisekoi, HQ!!, Ansatsu Kyoushitsu e PSI Kusuo Saiki… é, justamente as séries mencionadas nesse post.

O que nós ganhamos com tudo isso? Mais e mais séries de qualidade para nos divertirmos com! Que venham mais!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

A Shonen Jump, até hoje, sofre com o “trauma Dragon […]

17 thoughts on “Shonen Jump – Procura-se herdeiros…”

  1. Seria muito bom se dupla criadora de Bakuman e Death Note resolvesse fazer um shounen de batalha, né? A JUMP adoraria, mas duvido que façam isso, não parece o estilo do Ohba.

    1. @Cojiro

      O estilo do Ohba parece seguir a linha de nunca repetir o estilo do trabalho anterior, então dá pra se esperar de tudo dele. Vamos aguardar.

  2. Boa linha de raciocínio, mas ainda discordo que a Jump atual necessite de herdeiros como você pensa, pois a situação é bem diferente da década de 90. Nesta, outras revistas ainda possuíam mais espaço, principalmente as Shonen Sunday e Magazine; além da Jump não possuir títulos medianos – “tira gosto”. O que realmente podia-se falar em “pilares” séries como Dragon Ball e Slam Dunk.

    Porém, atualmente, creio que pelo menos para um futuro próximo (mesmo com um final de Naruto, provavelmente) a Jump vai “muito bem, obrigado”. Praticamente qualquer série mediana entra nos rankings de maiores vendagens em posições consideráveis, seja Oricon ou aqueles anuais. Poder-se-ia dizer fruto da linha “conservadora” da Shueisha para com a Jump no quesito da editoração, no sentido de que não se vê títulos como uma adaptação de um anime ou novela, puramente comerciais ao máximo (AKB49 da Magazine, por exemplo, que sinceramente…) ou uma atriz ou personagens de biquíni nas capas como saíam bastante na Sunday e Magazine (o que na minha opinião, não se diferenciam da Semanal Playboy da Shueisha: tem mangá e e mulheres em posições sugestivas); mas acredito também que o nível das séries da Jump ter aumentado seja o motivo maior para sua liderança não só em relação aos shonen’s, mas em relação a todos os outros gêneros.

    Obviamente a Jump pode vir a ser ameaçada em um futuro um pouco mais distante com obras como Magi, Gin no Saji, Uchuu Kyoudai ou até mesmo um Soul Eater, mas sentir como quando no termino de Slum Dunk e Dragon Ball… acho que não, mas que um novo sucesso ajudaria bem nessa possível situação.

    1. @Humberto

      A questão aqui não é quanto à concorrência, mas sim quanto a ela mesmo e seu leitores. Não há dúvida de que GRANDE parcela dos leitores de hoje só lê a Jump para conferir One Piece, Naruto ou Bleach. Se a série que ele acompanha acabar, ele vai parar de ler a revista. Simples assim. Não quer dizer que ele vá ler outra ou não. Simplesmente vai parar de ler a Jump e esse é o problema.

      É preciso sim começar a criar um público que se fidelize a outras séries, como Toriko, Nisekoi, HQ!! e Ansatsu Kyoushitsu para eles continuarem comprando a revista por elas, mesmo que A TRINDADE venha a ser finalizada.

  3. Seria perfeito se o Togashi resolvesse parar de hiatos com HxH. Garanto que seria ainda mais popular do que é hoje em dia.

  4. @Leonardo o Togashão, apesar de fazer o melhor mangá da Jump de todos os tempos, nunca gera bons rankings. Quando HxH aparece, fica algumas semanas no topo e depois cai vertiginosamente. Muita gente acha que é em razão do público já ser bem mais velho (Afinal, HxH começou há muito tempo já) e não se importar com os rankings. A série já está rolando há muito tempo e a falta de esmero do Togashi impede qualquer chance dela de angariar novos leitores. As vendas dos tanko sempre são boas, mas nos toc a situação é bem inversa.

  5. Bom;
    Naruto e Bleach (que nem é mais um dos 3 principais) já irão acabar. Toriko e One Piece ainda têm um tempo até o fim.
    Sendo assim, vai ficar um vão na revista e esses novos títulos ainda não parecem que vão conseguir fechá-lo, ainda faltará aquele mangá de ação, nãocomo Ansa. Kyou., talvez Hungry Joker seja o outro que se encaixará na Jump, mas tudo pode variar em relação ao tempo em que cada mangá ficará.
    Faltou Hungry Joker, não?

    1. naruto nao é mais um dos 3 principai wtf? naruto foi o terceiro mais vendido, atras de one piece e kuroko no basket, kuroko no basket nao pode ser chamado de um dos tres principais ainda porque nao sabes se ele vai continuar vendedo o msm, que vendeu em 2012, por em quanto os mais vendidos ou tres pilares são one piece,kuroko no basket e naruto. E tbm kuroko no basket e um otimo manga pena que so acho em espanhol

  6. Hunter X Hunter não precisa ser bem rankeado pra gerar leitores, todos ja sabem das qualidades do mangá e o autor pra ficar votando nele semanalmente. Alias One Piece só participa dos ToCs por marketing e estratégia editorial, pq ele já esta num nivel Kochikame de estabilidade.

    Nisekoi pode ter seus méritos, mas mas mas ainda tem que comer muito arroz com feijão pra estar no mesmo nível da trilogia D.N.A, Video Girl Ai e I”s mas concordo oque ocupada o mesmo nicho na revista.

    O que falta urgentemente a Jump como renovação é um novo Battle Shonen. Qdo Naruto e Bleach acabarem só vai restar One Piece seu escudero Toriko pra carregarem a revista nas costas.

    Aliás tb sobre Toriko… Assim como DragonBall, o seu autor Mitsutoshi Shimabukuro vem de outro sucesso; o divertido “Seikimatsu Leader Den Takeshi!”, assim como antes de DragonBall Akira Toriyama fez mto sucesso com Dr Slump. Guardadas todas as proporções, será Toriko o “novo” DragonBall da Jump?

  7. Jump esta tranquila. O “trauma One Piece” vai demorar pra acontecer. A jump tem ótimos títulos. Sem falar que leio muitos mangás dessa revista, para ser mais preciso: One Piece, Ansatsu Kyoushitsu, Bleach, Gintama (meu favorito), Hunter x Hunter(quando não esta em hiato) e Medaka Box.
    Falta Battle shounens na jump, mas o que eles estão fazendo é seguir a tendência… De repente algum gag receba a “conversão reborn” e mude para Battle shounen
    Naruto e Bleach não estão mais entre os 3 grandes.

  8. Nem sei muito o que falar, matéria fantástica, como sempre. Apenas acredito que Naruto pode não estar tão perto do fim como parece. Hmm… Como evitar Spoilers… Bem, a saga é a contando a historia do Kakashi, mas duvido que isso irá englobar a historia do ‘Sasuke e Naruto’, fora que certo inimigo realmente destrutivo retornou. Pode ser que a saga siga englobando tudo isso em uma paulada só. Mas eu vejo o mundo de Naruto como palco para mais aventuras. Sabendo que o inimigo que retornou pode fazer coisas bizarras. Mas, seja mais cedo ou mais tarde, um fim irá chegar a Naruto, e será mais rápido que One Piece, obvio. Bem, melhor Jump ir mesmo se preparando. Acho que ela deveria apostar em um mangaká que seja parecido ao estilo do mestre Oda, onde começa uma saga no mangá e fica um tempo enorme apenas nela. Mas, ter tantas ideias para apenas uma simples saga não é algo para qualquer um… E fazer um mangá que exploda em vendas é mais difícil ainda.

    Vamos esperar os próximos capítulos desse mangá… 😛

  9. Interessante. Também tenho pensado assim, só acho que Bleach ainda tem sua importância, mas já passou seu pilar pra Toriko segurar faz tempo… Tanto que nem aparece nessa divulgação…

Deixe um comentário!