Lhes apresento a (fracassada) classe de 2010 da Shonen Jump

Em 2010 tivemos um total de oito séries estreando nas páginas da maior revista de mangás do Japão, a Shonen Jump Semanal. A questão é que, dessa turma, todos foram cancelados. Enigma, de Kenji Sakaki, foi o último a se segurar, mas caiu como todos os seus colegas na edição 48/2011 com um total de 55 capítulos.  O último capítulo da série, provavelmente será publicado na próxima Jump NEXT (outra revista da Shueisha).

Essa não é a primeira vez que todo um ano é cancelado, porém, o que torna 2010 um verdadeiro fracasso, é que sua maior série terminou com cerca de 7 volumes. É a pior performance de um ano em toda a história da Shonen Jump. Isso significa que as séries de 2010 foram as que menos agradaram os fãs ou, se preferirem, a que menos motivou os fãs a votarem nelas.

Fico pensando qual o motivo desse fracasso e não consigo chegar a uma teoria única.

Obviamente pensaríamos na questão da qualidade desses mangás. Se não receberam votos é porque não eram boas. Mas isso não é verdade. O próprio Enigma não era um mangá ruim, nem Oumagadoki Doubutsuen… nem SWOT! Esse último poderia ter sido o próximo Sket Dance! Vai saber…

Um pensamento a que me vi apegado após a constatação sobre o ano de 2010 é que a Shonen Jump pode estar caminhando para um estado de estagnação. Digo isso porque um cara que lê One Piece há 15 anos não vai deixar de votar no último capítulo da série para votar em uma série nova. Sendo assim, a Jump está se dirigindo para algo que ela mesma sempre abominou, a falta de renovação. Não haverão novos mangás. Ou melhor, haverão, mas tão poucos e com tão pouca relevancia ao dividir as mesmas edições com One Pieces, Narutos, Torikos, etc, que será praticamente nada.

Claro que ela ainda está longe disso e tudo não passa de uma pequena suposição minha, mas não tenho como deixar de compartilhar isso.

Deixo aqui agora o nome de todas as séries que estrearam ano passado, quando começaram e com quantos capítulos foram canceladas. Em referencia à imagem no topo do post, as séries serão colocadas de cima pra baixo, da esquerda pra direita, tirando Enigma (a imagem do centro) que ficará em último:

Lock On! – Edição 12/2010 – 17 capítulos
Kiben Gakuha, Yotsuya-senpai no Kaidan – Edição 13/2010 – 17 capítulos
Metallica Metalluca – Edição 24/2010 – 16 capítulos
Shounen Shikku – Edição 25/2010 – 14 capítulos
SWOT – Edição 31/2010 – 14 capítulos
Oumagadoki Doubutsuen – Edição 32/2010 – 35 capítulos
Light Wing – Edição 42/2010 – 20 capítulos
Enigma – Edição 41/2010 – 55 capítulos

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Em 2010 tivemos um total de oito séries estreando nas […]

12 thoughts on “Lhes apresento a (fracassada) classe de 2010 da Shonen Jump”

  1. o ano foi um “fracasso” porque a jump não quer terminar nenhum mangá de sucesso, assim não tem como as novas séries sobreviverem. séries como bakuman, bleach, reborn e naruto já deviam ter acabado há muito tempo, mas continuam se arrastando e ficando cada vez mais chatas.

    na minha opinião oumagadoki foi o melhor mangá que a jump já cancelou, até hoje ainda fico triste por isso. sei que logo o autor vai voltar com uma nova série, mas fico mais triste ainda em saber que vai ser na jump novamente. tenho certeza que se oumagadoki tivesse sido publicado na sunday ele estaria aí até hoje.
    yotsuya foi outra série que gostei bastante, mas infelizmente não encontrou o seu público.
    swot e light wing foram dois dos piores mangás da jump que eu já li, pelo menos esses eu concordo que deveriam ser cancelados.
    metallica era extremamente clichê, mas não chegava a ser ruim.
    enigma começou muito bem, gostei muito do e-test, mas depois ficou totalmente sem sentido. achei justo ter sido cancelado.

  2. NARUTO BLEACH RIBORN BAKUMAN DEVERIAM SER CANCELADOS E OP DEVERIA TAMBEM E POR GENTE COMO VCS(O PATO) QUE ACHAM OP O MAIS FODA DA GALAXIA QUE SERIES NOVAS NAO TEM CHANCE VALA SERIO OP TA MUITO RUIM E MESMO ASSIM FK EM SEGUNDO CARA SERIO DEVIA TER CAIIDO PRA ULTIMO LUGAR SERIO MESMO CARA ATE DB Q ERA DB NAO MERECIA ESSE TRATAMENTO ESPECIAL CARA SE OP CAISE PARA ULTIMO AS ULTIMAS 5 SEMANAS ENIGMA TERIA FKDO MAIS SERIO E AS DUAS NOVAS SERIES Q TEM INDO DE MAU A PIOR PELO AMOR DE DEUS SERIO OP E BOM E GOSTO MUITO DE OP ESTA EM MEUS 7MANGAS FAVORITOS MAIS CARA TA MUITO RUIM ODA FEZ UM VILAO FRACO PARA O LUFFY E O ZORO Q ESTAO EM NIVEL DE ALMIRAMTE PRA CIMA PELO AMOR DOS MEUS FILINHOS VCS NAO TEM JEITO EU VEJO MUITA GENTE RECLAMANDO DE NARUTO PASSA OP NARUTO O MELHOR MANGA DO OCIDENTE O MAIS VENDIDO O MAIS FAMOSO OP NAO GANHA UMA NOS EUA SO NO JAPAO MESMO E AQUI NO BRASIL FOI ATE CANCELADO ACHO QUE NARUTO E BLEACH EU CONCORDO COM VC DE CHEGAAEM AO FIM E COLOCARIA OPJUNTO PRA IR PRO FIM SO Q SAO SERIE ESPETACULARES EMESMO NAO QUEREM Q ACABEM ACHO Q ESSA E A SOLUÇAO PRA TERMOS NOVASSERIES E ESPERO Q MAGICO NAO ACABE CANCELADO TO ADORAMDO MAGICO E O PRIMEIRO E SEGUNDO COLOCADOS NO CAPA DO FUTURO DOURADO PODEM SER SERIALIZADOS TALVEZ ATE O TERCEIRO COLOCADO PQ HARISUGAWA E ST&RS SEJAM OS PROXIMOS

  3. Pior que eu acho que Metallica teria dado certo com leitores mais novos. Mas o autor está indo para a Saikyo Jump – que é voltada a crianças, mesmo. Talvez lá ele encontre seu público.
    Eu era um dos poucos que gostava de swot apesar de seus problemas. Na verdade desconfio que boa parte do problema foi o autor reagindo meio na base do desespero com a posição dele nos rankings.
    Não acho que oumagadoki tenha sido a melhor série que a jump cancelou prematuramente em sua história. Otoko no Jouken, paradigma de Bakuman, não emplacou e acabou morrendo no sexto volume; no entanto, o tempo deu a ele um status cult. E o clássico Gen: Pés Descalços teve uma vida muito curta na revista (ele se segurou com apoio do editor; quando o editor saiu, chutaram o nakazawa), retornando em outra publicação posteriormente. Outro que virou cult após ser cancelado na Jump foi Amagonzui, uma das obras mais esquisitas a ser publicadas na revista.
    Nenhum desses materiais cancelados tem o gabarito dessas obras. Mas o que você está falando é uma possibilidade concreta.

    1. @Alexandre

      Eu também gostava de SWOT. Curtia ler os capítulos toda semana. Fiquei triste com o cancelamento prematuro. Também acho que o autor se desesperou. Espero que volte com outro gibi o quanto antes!

  4. Não é só a classe de 2010 q foi mal sucedida…a classe de 2011 não vai bem. Dos mangás que estrearam esse ano, só três continuam de pé. Dois Sol, Sengoku Armors, Grimm, Ikkyu foram embora numa velocidade absurda. Nao li nenhum, nao posso colocar minha mao no fogo por nenhum deles. Magico vai bem, mas por qto tempo?? Já ficou algumas vezes no Bottom 5, e a situação dele ainda n é bem o que se pode dizer segura…ST&RS parece ótimo, mas também nao anda tendo bons rankings…n entendo muito o lance com Harisugawa, e do jeito q a série vai indo, nao parece q ela vai durar muito tempo. No ritmo que está, se a essa altura ou Magico ou ST&RS ainda estiverem de pé é pra se comemorar…e que venha a Classe de 2012, tomara que seja mais bem sucedida.

  5. Fico feliz em saber que não fui a única pessoa que achou o fim de Oumagadoki prematuro. Eu vi que teve uma quantidade significativa de fanarts no pixiv e claro que isso aponta para uma grande quantidade de fãs. Aliás a própria temática de Oumagadoki era muito internacional e acho que venderia extremamente bem nos Estados Unidos e mais pra frente até aqui no Brasil. Eu realmente gostaria de ver mais trabalhos desse mangaká mas não na jump… ~.~

  6. Com Harisugawa é simples: os ecchi normalmente tem votações instáveis porque muita gente não quer levar publicamente seu voto ao correio. É comum que sua posição na popularidade não corresponda as vendagens verdadeiras. Então o que define seu destino são as vendas.

  7. Cara,eu sou contra o fim prematuro de séries….desas novas não li nenhuma,mas pensando no ponto de vista da jump cancelar Bleach,Naruto, até Hitman Reborn! seria ilógico,pq a renda da jump se baseia nesses animes/mangás (reborn! nem tanto) que vendem A.F. entre outros produtos(sem falar nos mangás e na audiência dos animes)…Óbvio que a jump dveria incentivar novos mangakás a criar mangás novos para não cair na mesmisse e acabar estagnando…..Quanto à alguns comentários haters sobre cancelar esses animes EU acho que afirmar que um grande anime deveria ser cancelado pq vc axa que a história ta chata….bom n tem cabimento….Obrigado por lerem até aki e obrigado ao autor pelo artigo…

  8. Concordo com o post, no caso de Reborn (li até o 50) eu achei um mangá muito chato e extremamente clichê, enigma me interessou, lerei quando tiver tempo tentarei ler o resto.

    Por mim o próximo mangá que fará sucesso será diferente da escola shounen de sucessos ou seja, protagonista sem profundidade, extremamente honesto e bom moço acompanhado de uma garota que serve de gancho pra história, além de um personagem tipicamente sasuke, ishida ou qualquer um que surgiu pós vegetta.

  9. Vamos lá. Então. Não acompanho a JUMP e nem faço tanto caso. akuman de fato por mais que seja minha série favorita poderia ter sido menos arrastado concoirdo sim.

    A Jump tem o costume de renovação, mas ela pagva pela estrutura de seus próprios arcos e o modo de contar HSonen que são grandes sagas e que muitas vezestem conexão com outras. Um mangá que começou episódico e melhorou por causa das sagas foi Rurouni Kenshin, mas só prque o autor parou em sua última saga. Em minha opinião a última saga é arrastada e chata. Sabemos que eventualmente a Jump arrasta autores a fazerem seus sucessos renderem mais do uqe precisam.

    Aliás isso não é nem um pouco incomum pelo que eu saiba e nem um caso novo ao meu ver. Até porque o sistema de publicação e o modo de se contar histórias da JUMP coribuem para esse tipo de encaminhamento da publicação. Se por um lado ela vende um produto enormemente ela acaba traindo a premissa de alamanaque. Porém, a revista, vale lembrar, deve seu pão devido à essas séries como vc mesmo disse. Portanto, não há exatamente o que achar estranho nesse fato.

    One piece está se arrastando quinze anos e não tem um desfecho, mas continua firme e forte e continua popular. Bleach Está chato faz anos, mas continua com os indíces lá no céu. Essas séries se renovaram e atrairam outros públicos por meio de novas temporadas e uma reformulação do próprio conteúdo da série, mas mantendo a mesma linah dos arcos de história.

    Sobre a tal renovação a maioria desses mangás que se estendem por anos (o que nem tanto é o caso de bakuman que poderia funcioanr melhor sendo mais curto, mas continau sendo uam serialização e não uma mni-série) é o Fairy Tail cuja história tem (segundo fãs do autor) tantos buracos há na camada de ozônio e duas sagas inúteis e muito arrastadas.

    Inavriavelmente a criatividade do autor vai se esvaindo sim, mas os editores sempre aranjam um jeito de tirar proveito dessas marcas. Até porque mesmo que a renovação seja o príncipio motor da revista eles continuam trazendo autores novos, mas é a lei do mercado. Aquilo que é mais forte semrpe sobrevive. Até porque a SHonen Jump conta com outras revistas para disponibilizar essas histórias para seus leitores que tem prefer^Çencia por outro tipo de material. A JUMP não vai parar para dar chance à gente que não tem nome estabelecido diretamente nela para ceder ao ríncipio de renovação quando o dinheito fala mais alto.

    TRISTE, mas VERDADE…

    Pois, é. Nem sempre as coisas são como elas deveriam ser. Uma pena.

  10. Concordo plenamente que o problema da Jump atual é a falta de espaço, existem muitos mangás que já poderiam ter terminado.

    Cancelar esse mangás só um idiota diria isso, desculpem a quem fez comentários do gênero, mas é a verdade. Deveriam é ter consciência de quando um mangá deve se encaminhar para o final, como Bleach por exemplo, que deveria ter explicado tudo antes do Aizen ser derrotado e ter acabado com ele.

    Não digo isso agora de Reborn ou Naruto, pois esses provavelmente estão em sua última saga. Se eles continuarem depois, aí sim, poderemos reclamar como Bleach, mas eles parecem estar se encaminhando para o final sim, então mesmo sendo longos, não é tão horrível como alongar o máximo até virar um lixo, como o já citado cima. Quando os dois terminarem, haverá mais espaço e poderão brilhar os outros, isso é garantido.

    Bakuman ainda pode durar um tempo sem problemas, o mangá mesmo com um história que não seja para trocentos capítulos dá para continuar até uns 200, mas não passe muito disso, aí sim, seria uma grande enrolação para o fim, mas ainda tem ótimo fôlego, e não há sentido em acabar com um mangá nessa situação.

    Gintama é um que não li todo, mas 400 capítulos é meio demais para uma comédia, vocês não acham?

    One Piece ainda tem fôlego para mais 600 capítulos, e deve ser terminado de maneira digna, que continue pelo tempo que ainda der, e que termine quando for a hora. Mas que provavelmente será daqui a anos.

    Oumadoki, Enigma e Yotsuda-senpai não eram mangás ruins, conseguiriam sobreviver na revista SE TIVESSE ESPAÇO PARA TAL. Percebam que com o anúncio de Kuroro e Medaka conseguirem um anime, só resta Mágico, ST&RS, Harisugawa, Kurogane e Inudarashi sem anime, além dos novatos, como competir com algo desleal desse jeito?

    Espaço mesmo, só existirá no final do ano que vem, quando espero que Naruto, Reborn e Bakuman terminem, pois já estarão na hora certa, isso dará um excelente espaço para os novatos brilharem. Se outros que citei que poderiam terminar também o fizesse, ótimo, mas esses é que eu vejo mais probabilidade de acontecer nesse meio-tempo.

    Além disso, lembrem-se que a Jump tem um medo danado de terminar sucessos, vindo do trauma de quando terminou Dragonball e Slan Dunk, e a revista ficou na lama, saiu da Era de Ouro subitamente. Então querem aproveitar ao máximo os mangás que derem lucro, mas existem pouquíssimos que podem ser extraídos tanto assim sem ficar desinteressantes.

    PS: Só para terminar, quero dizer ao Ryan que ele parou justamente na parte em que reborn começa a fica interessante, até o capítulo 50, Reborn é uma droga, li todo o mangá e quase desistir nessa parte, então parabenizo por ter lido esses primeiros capítulos sem desistir, no entanto também fico triste por ter parado quando começa a ter uma história interessante. recomendo que faça uma força, e volte a ler, agora do 50 ao 100, garanto que serão bem melhores, se não quiser ler mais depois, tudo bem, para pelo menos terá desistido sabendo do que Reborn é agora, em vez de só ter visto a parte ruim do mangá.

  11. Não acredito que One Piece e Naruto tenham que ser canceladas pois acho que não são séries que estão se arrastando, como está sendo com Bleach nessa nova saga que não deveria existir, e acho que One Piece já que não querem cancelar deveriam manter ele na revista mas sem ser rankeado como é feito com Kochikame.
    E deixo meus pêsames por uma série que tinha tudo pra dar certo como Enigma, que foi ficando ruim, acredito eu, por pressão dos TOC’s e do editor.

Deixe um comentário!