3º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2012

ankkawards2

Rufem os tambores, coloquem That’s Enterteinment para tocar, comecem a gritar pois está na hora de sabermos o resultado do maior e melhor prêmio da história dos animes (na imaginação deste que vos fala), o ANIKENKAI AWARDS! Estamos na terceira edição do prêmio para sabermos o que tivemos de melhor em 2012 no mundo dos animes! Este ano teremos cinco categorias a mais do que o ano passado, totalizando quinze.

Nesta edição do Anikenkai Awards não teremos escolha de Melhor Filme pois foram poucos os que eu tive a oportunidade de ver (me lembro de dois só e só um era de fato de 2012). As categorias de Melhor Personagem Masculino e Melhor Personagem Feminino foram unidas em uma só categoria Melhor Personagem, para deixar tudo mais interessante. A categoria Melhor Anisong foi substituída por Melhor Música de Abertura, para uma maior compreensão da categoria. A categoria Anime Mais Divertido saiu para dar lugar às categorias por gênero, Melhor anime de Comédia, Dramático e Ação/Aventura. Foram acrescentadas também as categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Animação, para um olhar mais técnico. Também teremos duas categorias bônus que você irá conferir ao final do post!

Mas agora se mais enrolações, vamos aos resultados… e a primeira categoria é…

______________________________________________________________________

ankkawards_melhor_cenario

Como já é tradição do Anikenkai Awards, escolhemos o melhor tratamento de cenário do ano e em 2012 este foi feito por Hyouka. O anime tem várias qualidades, mas o tratamento dado a todos os seus cenários foram sensacionais. Boas escolhas de referências, boa palheta de cores, tudo do bom e do melhor. Claro que tivemos outros dignos de nota, mas para os meus olhos, Hyouka foi o que demonstrou a melhor regularidade de qualidade.

ankkawards2k13_maior_surpresa

Joshiraku trazia a premissa de um grupo de garotinhas que levam a vida fazendo rakugo (um apresentação tradicional do teatro japonês onde o ator fica sozinho no palco contando uma história engraçada para a platéia) que gastam o resto do seu dia jogando conversa fora. Tinha tudo pra ser uma bosta, né? Mas surpreendentemente não foi. Acontece que os diálogos foram muito bem escritos e lembram muito os de Sayounara Zetsubou-sensei. São carregados de críticas sociais e de bons tópicos. O anime brincar consigo mesmo também traz uma leveza e uma certa “credibilidade” a tudo aquilo. Sem dúvida a maior surpresa do ano.

ankkawards3_maior_decepcao

Não há sensação pior do que esperar algo grandioso de um anime e ser decepcionado. Foi isso que aconteceu com Medaka Box. Enquanto o anime de Kuroko no Basket veio e arrasou fazendo a popularidade do mangá subir junto da dele, Medaka Box afundou ainda mais a série. E não foram só uma, como DUAS temporadas produzidas para NADA. Um trabalho fraco da GAINAX que nem um monte de fanservice conseguiu salvar. Uma pena, queria ter gostado de Medaka.

ankkawards_melhor_abertura

Confiram também as outras aberturas escolhidas por mim em ordem…

2 – “V;I;P” – Sid (Magi OP1)
3 – “Raise Up” – m;o.v.e. (Initial D 5th Stage OP)
4 – “No Pain, No Game” – Nano (BTOOOM OP)
5 – “Make my Day!” – Piko (Binbougami Ga OP)

ankkawards_melhor_trilha

Um anime cuja temática envolve jazz não podia fazer feio em sua trilha sonora… e não fez. Pelo contrário. Nos trouxe músicas que embalaram de forma belíssima a história e deram tom às cenas na medida certa. Muito contrabaixo, muito piano, bateria, metais, tudo está lá. Um trabalho de mestre. Só de ouvir a trilha sonora você capta todo o espírito de Sakamichi no Apollon. Destaque para as músicas com vocal. Dá pra ouvir o disco do começo ao fim sem parar.

ankkawards_melhor_animacao

K pode não ter vingado como um anime realmente bom, mas não tem como negar a qualidade de sua animação. É de encher os olhos, principalmente nas cenas de ação. Gostaria de que um pouco do investimento em animação tivesse revertido para ele ser efetivamente bom. Mas mesmo como todos os seus defeitos, K merece vencer essa categoria. Foi bom para conhecermos melhor o trabalho do estúdio GoHand.

ankkawards_melhor_continuacao

Fate/Zero teve sua segunda temporada exibida em 2012 trazendo uma animação primorosa (que teria levado a categoria de melhor animação se não fosse uma continuação) e satisfazendo a saudade dos fãs. Dentre todas as continuações que estrearam em 2012, Fate/Zero se destacou por manter o mesmo nível da temporada anterior e, para alguns, ser considerada ainda melhor. Se você ainda não conferiu, confira!

ankkawards_melhor_personagem

Pode ser porque eu sou irmão mais velho e sempre quis ser um astronauta, mas senti muita catarse com Mutta Nanba e por isso não tem pra ninguém nessa categoria além dele. O aspirante a astronauta mais carismático e perseverante da história dos animes conquistou o infinito e além em Uchuu Kyoudai e ganhou o prêmio de melhor personagem do ano!

Menção honrosa: Dio Brando (Jojo’s Bizarre Adventure)

ankkawards_melhor_comedia

Eu achei que 2012 não foi um bom ano para comédias. Tivemos série com comédia, mas séries DE comédia foram poucas e não tão divertidas. Mas, me pegando de surpresa, Binbougami Ga se mostrou engraçadíssima e cheia de referências a outras séries da Shonen Jump e do universo dos animes e mangás. Diversão garantida o embate entre a Deusa do Azar e a menina mais sortuda, peituda, inteligente e rica do colégio.

Menção honrosa: Chuunibyou demo Koi ga Shitai,  Danshi Koukousei no Nichijou

ankkawards_melhor_acaoaventura

Eu já sabia da qualidade do mangá Magi, porém nunca havia chegado a ler. Com o lançamento do anime resolvi dar uma chance e fui bombardeado com uma animação de excelente qualidade, uma história empolgante e personagens carismáticos. Sim, Magi é um shonen de porrada, mas apesar disso poder ser encarado como algo genérico, eu fiquei estupefato com o quanto ele me deixou empolgado. Esse anime me fez voltar à infância me divertindo montes vendo os animes da Manchete.

Menção honrosa: Kuroko no Basket, Jojo’s Bizarre Adventure

ankkawards_melhor_drama

Comecei achando que Sakamichi no Apollon seria uma série ruim yaoi e terminei amando a série e a colocando como uma das minhas preferidas de todos os tempos. A combinação da trilha sonora, da direção de arte, do roteiro, dos personagens… tudo acontecendo em perfeita harmonia para nos trazer um lindo anime do bloco noitaminA. Bom para fãs de jazz, bom para todos… uma jornada de um menino solitário que acaba construindo uma verdadeira amizade com um “valentão” através da música.

Menção honrosa: Uchuu Kyoudai

ankkawards_melhor_anime_curto

Os animes de episódios curtos foram uma constante em 2012 e prometem ser ainda mais em 2013. Por isso, nessa categoria vanguardista, o vencedor é Poyopoyo! O dia a dia do gatinho em forma de bola mais fofo da história do universo. Rapidinho, engraçado e pronto para conquistar e surpreender quem assistir.

E agora… a categoria que todos estavam esperando…

ankkawards_melhor_anime

Creio que muitos de vocês esperavam ver Sakamichi no Apollon como Melhor Anime do Ano, né? Afinal ele ganhou duas categorias, inclusive Melhor Série Dramática. Mas não, Uchuu Kyoudai foi o melhor anime do ano. O motivo é simples: ele não é só a melhor série dramática, como também tem uma excelente pegada de comédia e, podemos até considerar, uma boa dose de aventura. Esse anime me pegou de jeito. Tanto pelo personagem Mutta, quanto a toda a ambientação em volta da realização de um sonho de infância que compartilho com os personagens, se tornar um astronauta. Para mim não tem outro anime que ocuparia este espaço. Uchuu Kyoudai, ou como gosto de chamar, Space Manos, veio no momento certo e com a competência certa para me conquistar completamente. Fico feliz de ser um anime de longa duração pois se fossem só 12 episódios eu iria sentir MUITA falta.

Menção honrosa: Sakamichi no Apollon, Magi

Categorias Bônus:

ankkawards_melhor_anime_qqnea

Okay, eu sei que só saem 2 episódios por mês, mas Initial D continua sendo Initial D, o que significa ser legal pra caramba. Esse “5th Stage” está sendo conferido por poucos, mas merece ganhar melhor visibilidade. Quem sabe quando acabar as pessoas não peguem tudo pra ver de uma vez…

ankkawards_melhor_anime_qqtma

Não dá… já tentaram me convencer do contrário, mas continuo achando Nazo no Kanojo X uma completa bosta. E por todo lugar que vejo tem mais gente vendo e gostando desse troço. Gosto é gosto, mas caramba… podiam ter criado simpatia por outra coisa, não? Mas, de fato, eu não odeio 100% esse anime. O design de personagens com uma pegada mais old-school me agrada bastante… mas só isso.

Menção honrosa (ou não): Sword Art Online

______________________________________________________________________

E assim concluímos mais um Anikenkai Awards. Concorda com os escolhidos? Discorda? Não deixe de postar sua opinião nos comentários! Quais forma os seus preferidos de 2012?

Até 2014!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards2º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, podcaster, jornalista, amante de cinema, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Rufem os tambores, coloquem That’s Enterteinment para tocar, comecem a […]