Primeiras Impressões – Sword Art Online

[nggallery id=4]

Eu sempre gostei de animes baseados em universos de MMO. Esse meu gosto pelo gênero começou quando assisti a .hack/SIGN no auge da minha jogatina de Ultima Online (alguém lembra desse MMO?). Claro que pra mim foi sensacional ver todo aquele universo criado no anime e imaginar como seria jogar um MMO daquela maneira. Desde então pouca inovação se viu nesse nicho sendo a série .hack ainda a mais representativa. Tivemos recentemente também o filme Summer Wars, ganhador no 1º Anikenkai Awards, mas este se passava no mundo real e pouco no virtual. Estava para nascer um anime que traria o gênero de volta ao centro das atenções. Sword Art Online estreou para honrar essa promessa.

Gamers ao redor do mundo estão em polvorosa pelo lançamento do mais novo MMO do mercado, Sword Art Online. No dia do lançamento, as cópias esgotam das lojas e dez mil pessoas se logam em seus NerveGears para jogar. O sistema permite imersão total do jogador no universo do jogo. O jovem Kirito teve a sorte de participar do beta do jogo e agora está pronto para encarar o verdadeiro desafio… mas este será maior do que ele imagina. Acontece que o criador do jogo decidiu que a única maneira dos jogadores “voltarem” para o mundo real é zerando o jogo. Se morrer no mundo virtual, morre no mundo real e se alguém remover o NerveGear de sua cabeça, também é morte certa. Kirito então tem que usar toda sua habilidade para atravessar os 100 níveis de desafio e sair vitorioso. Enquanto isso o “mundo real” assiste atordoado ao genocídio de milhares de pessoas.

Com excelentes cenários, character design básico, mas competente, e uma animação um tanto acima da média, Sword Art Online agradou a muitos espectadores. A mim, ele conseguiu superar minhas já altas expectativas. Isso aconteceu por vários motivos. Primeiro, o anime me atraiu por ser ousado e eliminar “magia” de seu mundo virtual. Os personagens tem que “cair na mão” nas batalhas. Todo o visual do universo virtual também ficou interessante, com destaque para o menu abrir “no ar” à frente dos personagens. Isso faz com que a gente tenha sempre a noção de que aquilo ali é um jogo. E por fim, a ideia de “jogo de sobrevivência” criou o suspense necessário para me deixar interessado pelos próximos episódios. O nível altíssimo do desafio também me deixou curioso para saber como o protagonista vai encarar tudo isso.

Para mim, foi a melhor estreia da temporada até agora. Não posso garantir que será o melhor anime, mas se só valesse o primeiro episódio, ele levaria. Recomendo muito esse anime para quem curte uma boa aventura/sobrevivência.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

[nggallery id=4] Eu sempre gostei de animes baseados em universos […]

6 thoughts on “Primeiras Impressões – Sword Art Online”

  1. Bom;
    como Sword Art Online é do mesmo criador de Accel World, acabou tendo certa semelhança na história, então deixa uma semelhança assim, até envolvendo jogadores virtualmente.
    Sword Art teve uma grande superioridade em relação a Accel World talvez por Accel World ter sido pouco desenvolvido na duração dos episódios, deixando os primeiros episódios parados, embora para frente seja muito melhor.
    Embora ainda não tenha visto Sword Art, creio que será muito melhor, não só por causa de muitos falando bem dele e Accel World ter sido tão pouco comentado, mas pela produção do anime ter sido feita sob a de AW, tendo um melhor desenvolvimento e melhor produção.

  2. Accel Word estou vendo por ver, se sobra tempo. Acho que agora está chegando a um ponto interessante com a questão dos reis. Mas sempre teve algo que não fechou para mim. Não sei se os personagens, ou próprio desenvolvimento da história. Parece que falta ação e sobra enrolação…

    Agora Sword Art já me interessou desde o princípio. Primeiro, lindos cenários, realmente fizeram um bom trabalho com a ambientação do jogo. E depois gostei do argumento do anime em si que me pareceu mais ‘maduro’ que Accel Word. Afinal já é toda uma polêmica começar o anime com um louco que prende os jogadores no mundo virtual e ainda mata quem não seguir as regras.

    Que bom que dei uma chance pra esse anime (obrigada senhores blogueiros que me convenceram a isso nos seus posts de apostas).

  3. Eu estou vendo accel world acho um anime muito bom, ele tem grafico, tem bastante lutas e uma trama agradavel, acho que agradavel é uma palavra boa para esse anime, tem tudo para dar certo( apesar do principal ser “diferente” XD)

    Já Sword Art achei interessante diferente de Accel World, onde a historia beira o traquilo varias vezes por ser uma simples jogo com certos bonus é um objetivo simple, em Sword Art a premissa é sobreviver o que muda de forma drastica a importancia das lutas ou ate mesmo evita-las, o jogador é um prisioneiro do jogo e como não bastasse tambem tem o fator extermo(mundo real) ainda o pode mata-lo ( accel world o mundo “digital” se passa ridiculamente mais rapido, podendo passar dias no jogo e no mundo real terem passados minutos).

    Estou curioso pensando como o corpo no mundo real vai se manter sem se alimentar se o tempo no jogo é o mesmo tempo do mundo real.(Sword Art

  4. Já tem uma data definida para o lançamento semanal? Assisti o primeiro episódio e gostei muito. Deixou os temas atuais,cliches diga-se de passagem, e arriscou em um universo diferente. PS: o personagem principal não é um retardado, adorei isso. Estava cansado de animes onde o principal era um garoto burrinho.

  5. Concordo com o André, o que faz, na minha opnião, com que SAO seja melhor que AW é exatamente o personagem principal, odeio personagens imbecis que tem tudo a mão e continuam sendo idiotas, o que achei legal legal em AW é o fato que tiraram o estérotipo perfeito como principal, ele é gordinho e normal mas se fosse menos retardado ajudava bastante… mas enfim se eu fosse apostar em um dos 2 seria em SAO =)

Deixe um comentário!