5 anos de Gyabbo! – Um novo começo

Meia década dando voltas no mundo dos animes e mangas!

Hoje, dia 18/01/2014, o Gyabbo! completa um ciclo muito especial, afinal estamos comemorando nada menos do que cinco anos de existência, uma marca por si só incrível, mas que aumenta de importância quando falamos de um blog brasileiro sobre animes e mangas.

Confira também:

Digo isso porque durante todos esses anos à frente do blog vi muitos outros surgirem, alguns brilhando com mais ou menos intensidade, e muitos outros acabarem. Por mais que seja fantástico ter seu próprio espaço na internet para colocar suas ideias sobre aquilo que você tanto gosta, mesmo para quem faz um conteúdo de qualidade, a vida uma hora ou outra vai te puxar de lado e questionar se você quer mesmo continuar com isso.

Sendo mais sincero do que eu próprio gostaria, esse quinto ano do Gyabbo! foi o mais difícil para mim. Começamos 2013 com o blog parado em razão da minha mudança de residência, foram dois meses vendo os acessos caírem, comentários minguarem e as pessoas questionarem sem pode fazer muita coisa. Mas isso realmente não foi nada perto do que viria a seguir. No primeiro trimestre do ano passado eu estava finalizando a faculdade e as coisas não estavam dando muito certo com a minha pesquisa. Os prazos iam apertando, eu comecei a ficar meio desesperado preocupado e muitas vezes pensei em no mínimo anunciar uma pausa no blog para que me focasse apenas naquilo.

Não o fiz, sempre pensando em todo trabalho realizado até ali, não queria perder algo tão importante para mim assim. Eu precisava ser mais forte. Acabou que com muito sofrimento eu consegui me formar em Psicologia e quando achei que teria um tempo de calmaria para pensar apenas nas coisas não acadêmicas e consecutivamente ter um tempo para explorar todas as ideias que tenho para posts, eventos, parcerias, veio a seleção do mestrado logo em seguida. Apesar de ter conseguido mais uma vez passar por essa fase de aperto sem parar o blog, os auto-questionamentos aumentaram, afinal, se ali a situação já estava complicada o que seria quando as aulas começassem?

Sendo muito sincero, o Gyabbo! chegou muito perto de não ver esse quinto aniversário chegar.

Não gostar de expor muito essas coisas, mas como a data pede, é preciso que vocês, leitores, saibam o quanto de sacrifício existe para manter o blog atualizado, trazendo notícias frescas e com credibilidade. Pensar em novas ideias para desenvolver projetos, criar e manter contatos cada vez mais profissionais com empresas desse ramo. Pesquisar, pensar, refletir, escrever, criar. Hoje o blog me consome tão quanto um trabalho formal faria sem que eu receba nada em troca. Nada financeiro pelo menos.

Não quero aqui que vocês tenham pena de mim, talvez essa seja a primeira e última vez que vocês irão me ver falando coisas assim tão abertamente por aqui, mas quero que vocês entendam que se eu consegui manter o Gyabbo! durante momentos tão difíceis (e atualmente as coisas estão ficando ainda mais complicadas) não foi porque quero manter meu orgulho de ter um site bem reconhecido no meio, ou mesmo pelo simples fato de gostar de escrever aqui – algo que eu amo -, o que manteve o blog aberto e muito ativo durante esses tempos foi ver através do número de views, dos comentários, dos likes, dos compartilhamentos, dos RTs, das conversas sobre os posts e por um tanto de outras formas que vocês adotaram o Gyabbo! como o site de vocês, onde depositam seu tempo, sua confiança, seu entretenimento, seu carinho.

Nesse aniversário de cinco anos eu quero apenas agradecer a cada um dos leitores do blog – mesmo os haters -, as pessoas que escreveram textos aqui, especialmente nossos colunistas, nossos parceiros, o Portal Genkidama e toda blogosfera de animes e mangas do Brasil que, apesar de tudo ir contra, me dão forças para continuar “lutando a boa luta”.

Como diz o título desse post, essa data marca um novo começo para o blog. Não somente pelo seu visual diferente, mas também pela renovação completa do meu espírito de blogueiro. Por mais clichê que seja, essa é apenas o começo e logo, logo estaremos chegando aos 10 anos dando voltas no mundo dos animes e mangas.

Vocês estarão comigo?

Fala da nossa colunista Gabriela N. sobre o aniversário do blog:

Hey! Hoje é aniversário de 5 anos do Gyabbo!!! Pode até parecer pouco, mas se pensarmos bem, cinco anos é muita coisa, ainda mais para um blog em tempos onde o acesso à internet é bastante amplo e praticamente qualquer pessoa pode criar o seu veículo. Mas o Gyabbo! nunca foi qualquer blog. É difícil mensurar em palavras o que o diferencia dos demais, talvez seja um cuidado extra na hora de expressar opiniões, o compromisso com a credibilidade das informações… A questão é que o blog é bom naquele nível de coisas que não conseguimos definir e convencionou-se dizer que possuem o tal do “je ne sais quoi”.

E eu, que era leitora e fã, fiquei bastante chocada quando recebi o convite do Denys para me juntar à equipe. A partir daquele momento eu passaria a produzir conteúdos dos quais até então era mera consumidora. Na verdade esse pensamento até hoje me dá um friozinho na barriga… Mas a humanidade não chegou até aqui evitando esse tipo de sentimento, na verdade as pessoas pagam por isso e enfrentam filas quilométricas pra despencar na montanha russa do parque. O que é um jeito comprido de dizer que para mim escrever para o Gyabbo! é uma das maiores diversões da Terra.

Agradeço ao Denys por ter me dado a oportunidade de escrever minha cara Coluna Hanyan (que não acabou, gente! Ela apenas está enfrentando uma fase não-declarada de hiatus…) e agradeço mais ainda pelo incrível grupo de leitores que o blog tem, porque falar sozinho pode ser muito triste e falar pra um público maravilhoso como vocês não pode ser descrito como nada menos que um privilégio. Espero que nos encontremos mais vezes em breve e que esses cinco anos sejam apenas os primeiros da história do Gyabbo!

Meia década dando voltas no mundo dos animes e mangas! […]