1 ano de Gyabbo! – Uma pequena trajetória

Olá a todos, como prometido, essa semana será recheada de posts sobre esse primeiro ano do Gyabbo!. Antes de começar quero dar a boa notícia que meu notebook está de volta à ação e as primeiras impressões dos animes de inverno logo virão!

Assisto animes já tem um tempo, como vários da minha geração comecei pelos animes da extinta Rede Manchete e dos Sábados Animados do SBT. Mas foi apenas quando colocaram internet com banda larga (128kb, e eu ainda achava rápido) que o “mundo” dos animes começou a entrar na minha vida de verdade.

Lá para 2006 mais ou menos, se não me falha a memória, entrei no Fórum do site Anime Pró, onde conheci ótimas pessoas, muitos que viraram amigos, mesmo que de longe. Em seguida veio o Fórum Sugoi, do qual participo ainda hoje. Nesta época já baixava animes com uma boa frequência, além de acompanhar as notícias do meio por alguns sites. No auge do fórum Sugoi, rolavam muitos debates sobre os mais diversos assuntos, incluindo, obviamente, animes e mangas. Lá eu sempre colocava o que assistia ou lia, comentando rapidamente.

A ideia de fazer um blog já passava pela minha cabeça por vários anos, mas se limitava a algo pessoal, não dirigido ao entretenimento japonês. Foi somente ao ver um dos usuários do fórum, o Leo Kusanagi, do blog Mithril, que hoje é amigo e parceiro do Gyabbo!, blogando sobre isso que vi a ideia surgir. Sou uma pessoa de muitas ideias, só que normalmente elas não se concretizam. Mas eu achava aquilo tão legal, e eu tinha coisas pra falar, queria ser ouvido também, por isso felizmente fui em frente.

Em conversas com uma amiga, a Jana, decidi me cadastrar no WordPress, já com o subtítulo na cabeça: “Dando voltas no mundo dos animes”. Escolhi um tema (infelizmente o WP.com é bem limitado quanto a customização dos layouts, então tive que ficar com este entre uma pequena lista) e enquanto minha amiga preparava a imagem do cabeçalho (fazendo um ótimo trabalho, combinando perfeitamente com o subtítulo), fui pensando em um nome. Surgiram muitas coisas infelizes, incluindo um “Fantasmanime”, fusão do meu nick na internet, “Fantasma” e a palavra anime, até que um insight surgisse na cabeça: Gyabo.

Era perfeito! Era curto, divertido, de uma séria de qualidade e famosa, tinha que ser esse! O problema é que o nome “Gyabo” já estava registrado. Pensei então em escolher outro, mas não conseguia tirar da cabeça que a escolha certa era aquele sonzinho que a querida Nodame faz tantas vezes. Ao final de tudo, não consegui mudar de ideia nem encontrar algo que me soasse melhor e escolhi por colocar um “b” a mais.

Rapidamente customizei todas as opções do WordPress e me apresentei ao mundo bloggueiro.

Lembro que o começo foi difícil, me desdobrava pra manter a rotina de postar todo domingo. Eram poucas visitas, comemorava ao passar das 7 visitas diárias. Mas com o passar do tempo, tive a felicidade e a sorte de ser percebido por dois blogs muito interessantes e que com certeza ajudaram muito no relativo sucesso que tenho hoje: Subete Animes e o Netoin!. Vejam bem, não eram blogs pequenos, na verdade eram blogs de anos, já estabelecidos e respeitados no meio, o Leandro do Subete até escrevia para a revista Neo Tokyo! e eles vieram até mim propor parcerias com o pouco trabalho que eu havia feito até ali. Além de feliz pelo meu trabalho ser bem visto por “gente grande”, ajudou a divulgar o a nome Gyabbo! por aí, o que agradeço muito.

Hoje em dia conto com várias parcerias, todas com sites/blogs qualificados, como o ANMTV, onde cheguei a escrever uma matéria para eles e o J-Wave, um dos grandes parceiros como vocês puderam ver na entrevista com o Maurício de Sousa. Não vou citar todo mundo, mas todos que me linkaram merecem meu agradecimento!

O blog foi crescendo, foi sendo reconhecido, recebi convites para escrever para outro sites, o que é outra coisa muito recompensatória, como é o caso do Kotatsu Shinbun, onde escrevo sobre doramas (apesar de estar em falta com eles). Hoje acredito que o Gyabbo! é um nome respeitado no meio, o que me deixa muito feliz.

No capítulo mais recente dessa história estreei um perfil do Twitter, o @Gyabbo, que já conta com mais de 300 seguidores! Muitas surpresas vem por aí, esse ano de 2010 se tudo der certo vai ser bem movimentado no Gyabbo!: Fiquem de olho!

O que eu posso dizer por fim é: Obrigado a todos, aqueles que leram, aqueles que votaram, aqueles que comentaram, aqueles que xingaram, aqueles que apoiaram, aqueles que linkaram, aqueles que ainda vão fazer qualquer coisa dessas, muito obrigado!

Próximo post: números!

Olá a todos, como prometido, essa semana será recheada de […]

9 thoughts on “1 ano de Gyabbo! – Uma pequena trajetória”

  1. Parabéns ao Gyabbo! Conheço esse blog a pouquíssimo tempo…vi o link dele num dos parceiros xD

    Mesmo assim, parabéns cara, vc está fazendo um bom trabalho e desejo mais anos de sucesso o/

  2. Valeu por citar o Subete Animes. Espero que a parceria entre os nossos blogs dure por muitos anos. Quando vi o blog seu e o Mithril não só tive a impressão de que o nossos enfoques eram parecidos, como também havia muita qualidade nos dois.

Deixe sua opinião