Under Ninja – Primeiras impressões.

Under Ninja, baseado em um mangá homônimo de Kengo Hanazawa (mais conhecido por “I am a Hero“), foi recentemente adaptado para anime neste ano de 2023 pelo estúdio Tezuka Productions.

 

 

Sinopse – “É jogar uma pedra…”

Em Under ninja, com o fim da segunda guerra mundial e a ocupação do Japão pelo GHQ (Quartel General Das Forças Aliadas), a então organização ninja, composta por assassinos e espiões com habilidades extraordinárias foi desmanchada pelo Alto comandante Mac Arthur, que temia as habilidades Shinobi. Porém, anos depois, cerca de 200.000 ninjas ainda existem espalhados e escondidos entre a população japonesa, auxiliando não só o Japão como o mundo contra o terrorismo e atos de violência.

Nós vamos acompanhar Kumogakure Kuroh, um rapaz com muito tempo livre, mas que na realidade ganha a vida como ninja. Depois de um tedioso período sem nenhuma missão, Kumogakure finalmente recebe uma tarefa de seus superiores dando início a essa trama maluca.

 

Sobre o estúdio

A adaptação de Under ninja é responsabilidade do estúdio Tezuka Productions que tem com o tempo, além de abrigar trabalhos anteriores e adaptado obras póstumas de Osamu Tezuka, se aventurado em projetos mais diversificados de outros autores, desde “Go-Tōbun no Hanayome, de 2019″ (As quíntuplas), até o mais recente “My home Hero, de 2023″.

Mas sem dúvidas os projetos de mais destaque do estúdio são obviamente os materiais do Deus do mangá, Tezuka, como a “nova” adaptação de “Dororo, de 2019″, anime esse que é bastante celebrado no nicho otaku. O que coloca o estúdio em um alto patamar entre os fãs, alimentando certa curiosidade no resultado de animes que fogem do “escopo” de suas produções.

 

As primeiras impressões

Under ninja resgatou uma memória de um filme lançado em 2009, “Ninja assassino“, dirigido por James McTeigue. Adaptando o argumento de Matthew Sand, também um dos roteiristas do longa, basicamente o título é auto explicativo e com um certo pleonasmo se analisar bem.

poster

O filme citado acima é o que se espera de um filme de ação americano pastelão dos anos 2000. Basicamente cenas exageradas para nos mostrar o quanto o protagonista é implacável e sofrido, a violência é usada para mostrar que tudo é muito adulto e sombrio, e a história… Quem se importa!? São ninjas e eles são assassinos, lembra?

Enfim, Under ninja se comparado com o filme ninja assassino parece uma sátira cômica com os filmes de ação, como por exemplo, a cena onde nosso protagonista, Kumogakure, usa uma de suas manobras ninja para passar pelo banheiro com o objetivo de entregar um papel higiênico para quem estava sentado no vaso. Tudo é construído em volta dessa “atmosfera” de filme de ação, mas todas as investidas para algo próximo a essa atmosfera é  respondida de forma ridícula e cômica. Até uma das lutas que acontece em um beco no segundo episódio, envolvendo dois personagens aparentemente importantes para o desenrolar da trama, é tratado da mesma maneira.

Diferente de outro anime do mesmo estúdio, o “My Home hero” que parece de fato um estereótipo barato e vazio de um filme de ação dos anos 2000, nos 2 episódios lançados até então de Under ninja, o humor é uma ferramenta que quebra o ritmo maçante e torna a experiência de assistir um anime sobre ninjas super habilidosos que agem de forma clandestina para impedir assassinos e terroristas mais leve, e menos pretensiosa.

poster do anime

LEIA TAMBÉM: KAMONOHASHI RON NO KINDAN SUIRI – PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Aparentemente, o Tezuka Productions vai ser responsável por adaptar outro mangá que tem uma abordagem bastante similar, The Fable, que contará a história de assassino da máfia que foi obrigado a tirar férias pelo seu chefe. Talvez Under Ninja sirva como um bom comparativo caso o estúdio realmente faça essa adaptação.

capa do volume 1 de The Fable

Concluindo

 O anime parece ser divertido, talvez seja uma boa aposta se você estiver procurando algo que fuja um pouco da curva do que tem saído nessa temporada. Under ninja está disponível atualmente no catálogo da Crunchyroll! 

 

Kaed, é formado em design(seja lá o que isso queira dizer) e ilustrador de fundo de quintal, gosta de dissecar e falar groselha sobre quadrinhos e animação com piadinhas no meio para descontrair e não parecer um esnobe de monóculo, além de ser uma tiete em tempo integral dos seus artistas favoritos de mangá. Para conferir um rabisco ou outro desse desocupado, confira o @dudesken no Instagram.