Qual a ordem certa para assistir Kuroshitsuji

Em julho deste ano, foi anunciada uma nova temporada de Kuroshijisuji (Black Butler) e muita gente ficou surpresa com o anúncio da 4° temporada. Pois além de não ver um anúncio há muito tempo, algumas pessoas também não sabiam nem que existia uma terceira temporada. E talvez alguns de vocês fiquem até surpresos em saber que Kuroshitsuji também possui um ova e um filme que são continuações diretas do anime. Isso quer dizer que você precisa assisti-los se quiser entender a nova temporada que está chegando aí. Mas qual a ordem correta de assistir? 

 

Black Butler (primeira temporada)

Para quem não conhece a história, Kuroshitsuji narra a vida do conde Ciel Phantomhive. Após perder sua família, ele fez um acordo com um demônio para poder vingar a morte de seus familiares. Em troca, ele deve oferecer sua alma. Assim, vive junto com seu fiel mordomo Sebastain Michaelis, que na verdade é um demônio.

Com a morte de seu pai, Ciel acaba assumindo os negócios da família, isso inclui fazer alguns trabalhos “sujos” para a rainha. Então enquanto procura pelos responsáveis, ele faz alguns serviços para sua majestade com a ajuda do demônio. Sebastian deve realizar as várias atividades que seu mestre solicita, sejam elas sobrenaturais ou não.

É um anime cheio de mistérios, com a maioria dos episódios com uma trama episódica (pequenas histórias auto conclusivas).

 

LEIA TAMBÉM – NARRATIVA LINEAR X EPISÓDICA X PSEUDO EPISÓDICA

 

Um detalhe que vale a pena mencionar é que a maioria dos episódios dessa temporada são fillers (episódios que não fazem parte da história original do mangá), já que dos 24 episódios, 16 são fillers e apenas 8 não são. Somente o arco do Jack, o Estripador (os episódios 2-6) e o arco dos indianos (13-15) fazem parte da história original do mangá. 

A primeira temporada estava disponível na Funimation, com legendas e dublagem em português. Mas com o encerramento de suas atividades no Brasil, no momento ficamos sem ter como assistir a temporada de forma oficial. Porém, ela deve entrar na Crunchyroll em breve, já que a Funimation comprou a plataforma

 

Black Butler (segunda temporada)

É importante dizer que essa temporada de Kuroshitsuji é completamente filler e ela continua de onde a primeira terminou. Aqui são introduzidos na história dois personagens originais, que não fazem parte do mangá. 

No final da primeira temporada, após encontrar o culpado pela morte de seus pais, Ciel deveria entregar sua alma para Sebastian. Porém, descobrimos na segunda temporada que isso não acontece, pois a cerimônia foi interrompida pelo jovem mestre Alois Trancy  e seu mordomo Claude Fausto.

A partir de agora, a história gira em torno desses dois personagens. Ciel e Sebastian precisam descobrir quem são eles e o que pretendem ao interromper a cerimônia e prendê-los na mansão de Alois.

A segunda temporada está disponível na Netflix. 

 

Black Butler: Book of Circus

Com um total de 10 episódios, finalmente temos uma temporada baseada completamente no mangá de Kuroshitsuji. Porém ela pode ser um pouco confusa, pois ignora várias coisas que aconteceram nas temporadas passadas. 

Quando for assistir, esqueça tudo que viu na segunda e quase tudo que assistiu na primeira temporada. Pois tem personagem que morreu na temporada anterior e nessa aparece vivo. Além disso, Ciel também ainda não descobriu o assassino de seus pais.

É importante destacar que a história da terceira temporada de Kuroshitsuji continua depois dos acontecimentos do arco dos indianos (Após os episódios 13-15 da primeira temporada)

Em “Black Butler: Book of Circus”, Ciel e Sebastian precisam investigar o desaparecimento de algumas crianças. A pedido da rainha, eles se infiltram em um circo muito suspeito que apareceu na cidade no momento em que as crianças começaram a desaparecer.

Black Butler: Book of Circus é a única temporada que está disponível na Crunchyroll

 

Black Butler: Book of Murder (ova)

Focado em dois episódios de uma hora, Black Butler: Book of Murder apresenta um interessante mistério sobre um assassinato na mansão Phantomhive, algo até parecido com as histórias de Agatha Christie.  

A pedido da rainha, Ciel deve oferecer um jantar luxuoso para alguns membros da alta sociedade, mas um terrível assassinato acontece na mansão do conde. Para piorar, o número de mortos continua a subir. Por causa da forte tempestade lá fora, os convidados não conseguem ir para suas casas. Isso só aumenta a tensão, pois o assassino está entre eles. Assim, todos decidem se unir para tentar descobrir quem é o responsável o mais rápido possível, antes que eles também se tornem a próxima vítima. 

Infelizmente, Black Butler: Book of Murder não está disponível em nenhuma plataforma oficial no Brasil.

 

Black Butler: Book of the Atlantic (filme)

Por fim, temos mais um filme de quase 2 horas. Esse filme é interessante pois revela um inimigo que era, de certa forma, próximo de Ciel. Além disso, é alguém que vai ser muito importante para os próximos arcos da história. 

Nesse filme, o conde Ciel Phantomhive embarca no navio de luxo “Campania”, junto com o mordomo Sebastian e o servo Snake, para investigar um caso de experiência com humanos feito por um médico questionável da “Aurora Society”. Acontece que esse médico se diz capaz de reviver os mortos. Porém, em sua apresentação, algo dá errado e o navio inteiro é atacado por mortos-vivos. Agora, Ciel e os outros precisam encontrar uma maneira de parar isso. 

Assim como o ova, esse filme também não está disponível em nenhuma plataforma oficial no Brasil

 

E a nova temporada?

Recentemente um novo trailer da quarta temporada foi divulgado, apresentando alguns personagens que aparecem no mangá e indicando que a nova temporada vai focar no arco da escola publica.  

 

Neste arco, Ciel e Sebastian precisam investigar o desaparecimento de Derek, filho do primo da rainha, que não voltou para casa nas férias de verão do internato e também parou de enviar cartas que costumava escrever todos os dias. Assim, a rainha pede para eles investigarem a Academia Weston, na qual Derek estudava, e descobrir onde está o garoto.  

É importante destacar que a trama acontece após os eventos do caso do médico da Aurora Society no filme “Book of the Atlantic”. 

A Crunchyroll já anunciou que vai transmitir a 4° temporada de Kuroshitsuji em 2024. Por isso, eu espero que a plataforma adicione todos esses conteúdos de Kuroshitsuji em breve.

 

Mais informações 

O mangá é escrito e desenhado por Yana Toboso e ainda está em publicação no Japão, com 32 volumes. No Brasil, Kuroshitsuji é publicado pela editora Panini.