Quadrinistas falam sobre suas experiências

Durante a live de 16 anos da editora, a NewPOP convidou três quadrinistas para participarem do bloco sobre quadrinhos nacionais, que aconteceu no dia 26 de janeiro. Os artistas Alec (Lebre & Coelho), Jefferson Ferreira (Rei de Lata) e Yuri Landim (Pirates!) falaram um pouco sobre as suas experiências como quadrinistas. 

 

Histórias de um passado  

Quando Alec, autor do quadrinho “Lebre & Coelho”, tomou conhecimento da existência dos mangás, um desejo acendeu nele. Aos 13 anos começou a ter vontade de desenhar histórias em quadrinhos. “Eu vou ser um mangaká quando crescer”, pensava ele. Assim, começou a participar de fóruns de desenhos e a desenhar. 

Um dia, tomou coragem para publicar seus trabalhos na internet. Postava, no Facebook, tirinhas que eram bem recebidas pelo público. Percebendo que o pessoal gostava, se sentiu motivado a publicar aquela história que tinha guardado e que mais tarde viria a ser um dos quadrinhos de maior sucesso de Alec: Lebre & Coelho. A hq bombou, deixando ele muito surpreso. “Eu fiquei, o quê?, como assim?’”, conta Alec, simulando um rosto surpreso. A partir daí, muitos outros trabalhos vieram a ser publicados. Alec chegou até mesmo a imprimir e vender, por conta própria, suas revistas na escola.

LEIA TAMBÉM – GUIA DE BLS: MANGÁS DA REVISTA MIMOSA LANÇADOS PELA NEWPOP

Além dele, Jefferson Ferreira, autor de “Rei de Lata”, e Yuri Landim, autor de “Pirates!”, também já publicaram suas histórias de forma independente, mantendo uma periodicidade para ter sempre um material pronto para o leitor. “Eu costumava dizer que era um hobby que eu levava a sério”, comenta Yuri, pois estava toda semana publicando capítulos de Pirates! na internet. 

Além disso, Jefferson lembra da vez em que chegou a publicar, durante um ano, em uma revista que reunia em torno de 20 autores independentes que publicavam semanalmente suas histórias. “A gente já estava simulando o que os mangakás japoneses faziam”, diz ele.

Mas o que nenhum deles esperava é que mais tarde eles viriam a trabalhar na NewPOP Editora.

 

O trabalho na NewPOP Editora

Jefferson adora fazer quadrinhos e interagir com o público, mas ultimamente se sentia um pouco desanimado. “Eu estava fazendo por hobby e chegou uma hora que não dava pra continuar”, relata ele. Resolveu então, no final de 2020, tentar entrar em contato com uma editora e propor a publicação de Rei de Lata. Então, em casa, se preparando para mandar o material para a NewPOP Editora, Jefferson recebe um e-mail. Era uma mensagem da própria editora, com uma proposta de trabalho. Aquilo reacendeu seu desejo de fazer quadrinhos.

Assim, Jefferson voltou a se divertir. Para ele, é muito bom poder desenhar e criar uma história. Atualmente, o quadrinista está trabalhando só com Rei de Lata, portanto o tempo dedicado ao mangá aumentou e, por consequência, a qualidade do material melhorou. 

E quem também está curtindo muito trabalhar na editora é o Alec. “Publicar pela NewPOP foi umas das melhores coisas que me aconteceu. Acho que a experiência está sendo muito boa”, diz ele. 

Além disso, Alec conta que mudou um pouco a sua rotina. Até o ano passado, ele tentava fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Então percebeu que não era uma boa ideia, pois ficava muito desgastado e cansado. Também não conseguia se dedicar aos trabalhos da NewPOP. “Então eu to tentando pegar toda minha energia e focar numa coisa, do que atirar pra todo lado e ver onde que dá”, relata Alec, que acredita estar sendo um aprendizado trabalhar com uma editora.

Mas não são só esses dois artistas que estão trabalhando com a NewPOP. Yuri também trouxe algumas curiosidades sobre Pirates. O artista contou que já está trabalhando no primeiro volume e que houveram algumas mudanças na introdução da história a fim de melhorar a obra. Ainda disse que terão capítulos extras. “Ficou uma coisa muito legal! Vai ter uns extras muito bacanas. Eu pessoalmente to animadíssimo! Acho que vocês vão gostar muito.”, afirma.

LEIA TAMBÉM – NOVOS QUADRINHOS NACIONAIS SERÃO LANÇADOS PELA EDITORA NEWPOP

Além disso, os quadrinistas relataram que tem bastante liberdade para criar, que acontecem apenas pequenas mudanças na história para dar uma melhorada na obra. Segundo o diretors da NewPOP Editora, Junior Fonseca, a ideia é interferir o mínimo possível. Para ele, o que chama a atenção são as histórias que os artistas fizeram e mudar isso seria mudar os próprios quadrinistas, o que não faz sentido algum.

 

Dicas para quem quer ser quadrinista

Sempre tem gente que faz várias vezes o primeiro capítulo e nunca publica. É normal ser um pouco inseguro quando se está começando a fazer quadrinhos, Yuri mesmo já passou por essa fase. Mas a dica dele é: publique! 

Yuri acredita que hoje tem muitas plataformas que são destinadas à publicação de webtoon e de quadrinhos que já tem, inclusive, um público. Para ele, essas plataformas seriam o melhor lugar para começar. Ainda, Alec comenta que essas plataformas ajudam a dar visibilidade aos artistas, levando editoras a se interessarem por quadrinistas “underground” e a publicarem suas obras. Consequentemente, isso tem incentivado o pessoal a continuar fazendo e consumindo quadrinhos nacionais. 

Entretanto, Jefferson acredita que é necessário começar a fazer quadrinhos sem criar expectativas de publicar em uma grande editora, mas fazer por amor. “O que a gente (Alec, Jeff e Yuri) tem em comum é que quando começamos a fazer nossas histórias, não pensávamos assim ‘vou publicar em uma editora’, a gente fez por amor e diversão”, diz ele.

Você pode assistir a live completa neste LINK