Terra das Gemas vol.1 – NewPOP Editora

Com um traço charmoso e uma história criativa, Terra das Gemas vol.1 é um excelente mangá para fazer parte da sua coleção. Confira a resenha do primeiro volume da edição da NewPOP Editora.

Houseki no Kuni (ou Terra das Gemas conforme a tradução oficial), é um mangá seinen de autoria da Haruko Ichikawa publicado originalmente no Japão pela revista Afternoon. Em 2020, a NewPOP Editora iniciou a publicação do título no Brasil e atualmente conta com dois volumes publicados.

Além do mangá, a obra também possui uma adaptação em anime CG produzida pelo estúdio Orange em 2017. Caso você tenha interesse em conhecer sua versão animada, aqui no Portal Genkidama há uma resenha sobre os primeiros episódios de Houseki no Kuni. 

Terra das Gemas, vol. 1
© 2013 Haruko Ichikawa. All rights reserved.

Sobre a história de Terra das Gemas

Em um futuro distante, houve seis colisões de meteoros em nosso planeta. A cada colisão, o planeta foi partido, originando mais seis luas e, ao final, restou apenas um continente e um oceano. Todos os seres vivos fugiram para o mar, mas, um tempo depois, surgiram formas de vida adaptadas à escassez de recursos naturais da praia.

Nós não conseguimos sobreviver e mais tarde fomos engolidos pelo mar. Lá, nós fomos decompostos até nos tornarmos compostos inorgânicos. Porém, ao passar de longos anos, estes mesmos compostos inorgânicos se ordenaram até formarem cristais, retornamos para a superfície e assim se deu a origem das gemas, as protagonistas dessa história.

Terra das Gemas
© 2013 Haruko Ichikawa. All rights reserved.

Detentoras de um corpo imortal, que podem ser restaurados infinitamente ao serem quebrados, as gemas lutam contra os lunares (habitantes da Lua), que tentam sequestrá-las para fins desconhecidos.

A história de Terra das Gemas gira em torno de Fos, uma gema que após diversos fracassos vocacionais foi designada para função de criar uma Enciclopédia e catalogar tudo o que for pertinente para ser usado no futuro. Fos, apesar de não gostar nada dessa função, começa sua jornada como catalogadora.

Tudo na dose certa

A obra mescla a ficção científica com um slice of life despretensioso, que se equilibra com uma boa dose de comédia em torno da inutilidade da personagem principal e boas batalhas entre as gemas e os habitantes da Lua, que tentam a todo custo raptá-las.

De modo geral, o primeiro volume conseguiu manter um bom ritmo entre comédia e aventura sci-fi, apesar de ser um volume muito mais para apresentar o universo e seus personagens. Desde o primeiro capítulo, você consegue ter uma noção do que é Terra das Gemas e isso é ótimo.

Terra das Gemas
© 2013 Haruko Ichikawa. All rights reserved.

Apesar do foco principal ser a Fos, os outros personagens não perdem seu brilho, pelo contrário, todos apresentados até então são únicos, com personalidades distintas e que têm um papel importante na história. Todos interagem muito bem com a personagem principal, causando um ritmo fluido para a história. Neste volume, temos destaque para o Cinábrio, uma gema peculiar.

O traço

Quanto à arte, o mangá possui um traço bem estilizado, refinado e esteticamente agradável. A autora consegue trazer um nível de expressividade muito forte com apenas poucas linhas.

A arte da capa, em particular, é belíssima! A coloração dos personagens, principalmente os cabelos é um show à parte, ainda mais em verniz holográfico, acabamento utilizado pela NewPOP Editora.

A edição nacional de Terra das Gemas

Nossa edição nacional é um pouco maior que a original, e conforme comentado anteriormente, o primeiro volume possui acabamento diferenciado com efeito holográfico.

O papel utilizado no miolo é um off-set de alta gravura, que mantém as páginas branquinhas, mas sem deixar com nenhuma transparência. Como sempre, as edições da NewPOP são muito caprichadas!

Terra das Gemas
© 2013 Haruko Ichikawa. All rights reserved.

Quanto à adaptação, o texto está fluido e muito bem adaptado, mantendo a essência das falas e da história. Dá para notar que houve uma grande pesquisa por parte da editora em relação aos termos utilizados nesta obra!

Para mim, ler o primeiro volume de Terra das Gemas foi uma boa experiência e indico a todos que desejam se distrair com uma história criativa com muito potencial.

 

Terra das Gemas volume 1 está disponível na Amazon!

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio. Twitter: @KarolFacaia