On or Off 01- review

Uma das primeiras obras do selo LGBTQIA+ da NewPOP Editora – o selo Pride -, o manhwa On or Off, da artista coreana A1, é o primeiro quadrinho BL coreano a ser lançado no Brasil.

Com uma trama focada na relação entre dois homens que se conhecem em uma grande empresa, On or Off surgiu em 2019 como uma webcomic e está sendo publicada desde então. Em 2020, o quadrinho atingiu o patamar de BL mais vendido da Coréia do Sul, além de ter ganhado o prêmio Ridibooks 2019 BL Awards, importante premiação coreana de quadrinhos.

A história 

O universitário Ahn Yi-Young, de 23 anos, é  “convocado” por uma amiga da faculdade, Nam Mi-Nah, a montar uma empresa. A garota é famosa no campus por ter uma patente em seu nome, além de já ter sido contratada por uma grande empresa. Ela reúne mais três garotas, até então desconhecidas, para integrar o time: Park Dong-Ah, Choi Shin-Ja e Moon Ha-Ji.

O projeto inicial da empresa recém-formada é o desenvolvimento de um jogo para uma grande corporação da Coréia do Sul, a SJ, como parte de sua estratégia de marketing. As escolhas de Mi-Nah, para montar sua equipe, se basearam nas competências excepcionais de cada uma das pessoas escolhidas em suas áreas de atuação – como programação, ilustração e planejamento.

Próximo ao dia da apresentação do jogo, Mi-Nah tem um imprevisto e precisa abandonar o projeto. Enquanto isso, Yi-Young precisa manter as demais amigas calmas e seguir com o planejamento. Como todas elas são extremamente tímidas, ele fica encarregado de fazer a apresentação para a SJ sozinho. 

Ao chegar na empresa, Yi-Young fica um tanto intimidado pelos executivos da SJ. Principalmente, pelo diretor Kang Dae-Hyung, o especialista em administração da empresa e o grande responsável pelas decisões finais – que, além de tudo, é um homem muito atraente. Instantes após começar a apresentação, o computador de Yi-Young trava e começa a atualizar sozinho. Todos ficam irritados pela interrupção e o diretor Dae-Hyung dispensa Yi-Young, que fica desesperado. 

Determinado a não frustrar as expectativas de suas amigas, que deram muito duro no desenvolvimento do jogo, Yi-Young está disposto a qualquer coisa por mais uma chance para apresentar o projeto. Ele descobre que o diretor Dae-Hyung estará em um restaurante, à noite, e decide ir até lá para tentar abordá-lo e conseguir uma nova oportunidade. Mas ele definitivamente não imaginava o rumo que as coisas tomariam a partir dessa noite. 

Um universo para além da relação entre os protagonistas

Apesar de ter alguns estereótipos bem comuns em séries BLs – como um duo de protagonistas com personalidades e físicos um tanto opostos -, On or Off apresenta uma história envolvente e divertida, que consegue equilibrar de forma muito interessante as nuances e tensões da narrativa. Tem momentos engraçados, dramáticos e eróticos – com cenas explícitas e sem censura. 

Mas um dos grandes méritos de On or Off é a construção de um universo que vai além da relação entre os protagonistas Yi-Young e Dae-Hyung. As relações de poder dentro da empresa SJ, antigos relacionamentos e a amizade de Yi-Young com as amigas constituem outras partes importantes da história. Um destaque especial esta na considerável presença de personagens femininas, ainda que secundárias na trama. As secretárias Lim e Kyung-Joo, que trabalham para Dae-Hyung, e as amigas de Yi-Young – essas últimas com uma timidez e fobia social extremas – colocam Yi-Young em situações inusitadas desde o começo da história. 

Os protagonistas Yi-Young e Dae-Hyung possuem contextos pessoais bem distintos, que já são apresentados no primeiro volume da história – e que eu espero que continuem se desenvolvendo no próximo volume. 

A edição brasileira

On or Off foi anunciado em novembro de 2020, pela Editora NewPOP, como uma série em dois volumes que compila a primeira temporada da história. O anúncio gerou grande repercussão nas redes sociais, tanto por parte de leitores quanto de veículos da imprensa especializada. Com quase 300 páginas totalmente coloridas, em papel couché, o primeiro volume de On or Off foi lançado no início do segundo semestre de 2021. 

O título marca a estreia do Selo Pride, iniciativa da editora dedicada à publicação de quadrinhos com temáticas LGBTQIA+. Foram anunciados mais nove títulos para o selo, incluindo mangás BL da editora japonesa Mimosa, o manhwa Hyperventilation e o mangá Links, da mesma autora do mangá de given e já em publicação no Brasil pela NewPOP. 

Por se tratar de uma obra coreana, a editora incluiu uma nota no início da edição, explicando sobre a ordem dos nomes de personagens – que seguiu o original coreano, com o nome da família vindo antes do nome próprio. Também frisaram sobre a ordem de leitura de livros na Coréia do Sul (mantida na edição brasileira do manhwa), que seguem o modelo ocidental, da esquerda para a direita. 

A autora, A1, divulgou recentemente em seu Twitter as imagens de base para as capas dos volumes 3 e 4 de On or Off, que ainda serão lançados na Coréia do Sul. Fica aqui a torcida para que estes volumes também sejam licenciados pela NewPOP futuramente, pois, considerando o primeiro número, On or Off é uma história que vale muito a pena acompanhar até o fim.

Videomaker e ilustrador, formado em Design Gráfico, coleciono mangás desde os 9 anos. Fanboy da CLAMP e traumatizado por Nana não ter acabado ainda, tenho grande interesse em pensar quadrinhos e seus contextos sociais. Atualmente pesquiso quadrinhos e diversidade na USP e trabalho com jornalismo