Primeiras Impressões – Animes de Primavera 2016 – Parte 1

Vamos lá dar início a mais uma nova temporada de animes, Primavera 2016! Essa está bastante recheada e aqui no Anikenkai você sabe que pode acompanhar as primeiras impressões das principais estreias! Nessa 1ª Parte falamos de Mayoiga, Uchuu Patrol Luluco e Gyakuten Saiban: Sono “Shinjitsu”, Igi Ari! (aka Ace Attorney).


MayoigaDireção: Tsutomu Mizushima – Roteiro: Mari Okada – Estúdio: Diomedea

Mayoiga - 01

Uma viagem de ônibus com 30 estranhos completamente “loucos das ideias” indo para uma vila que, teoricamente, não existe. Todos usando nomes inventados ou apelidos de internet. Seu objetivo é resetar suas vidas, se dar um novo início, cada um pelos seus motivos. Nesse primeiro episódio nós praticamente apenas conhecemos esse elenco enorme de personagens que, com certeza não vai sobreviver todo até o final. O próprio clima do episódio o tempo todo prenuncia alguma tragédia, alguma morte, etc… mas não tivemos nada tão grave assim nesse primeiro episódio — tirando o motorista (igualmente doido) ficando puto com os juvenis passageiros decidir matar todo mundo num “acidente de ônibus”.

Mas aí é que está, o que mais me chamou a atenção nesse primeiro episódio foi justamente ele ser completamente doido, em vários sentidos. É um impacto inicial para nos mostrar que ninguém ali é normal, principalmente quem faz se parecer de normal. O que foi aquela musiquinha do hipopótamo ou a galera rindo quando alguém “interpreta” a leitura de sua “carta de suicídio” (algo que aparentemente todos ali escreveram antes de embarcarem nessa viagem)? Loucura é pouco.

Curiosamente, embora o design da maioria dos personagens não ter me agradado, suas personalidades falaram mais alto e criaram distintividade suficiente para boa parte deles, o que é essencial em um anime com tantos personagens diferentes. Outro ponto a ser mencionado é que, embora o design dos personagens não esteja tão bom, a animação e ambientação no geral estavam muito boas. Principalmente se levarmos em consideração que foi um episódio onde basicamente vimos esses personagens batendo papo.

Será um desafio para Tsutomu Mizushima e Mari Okada conduzirem uma história de mistério com tanto personagem doido, mas se tem uma equipe que eu gostaria de ver assumindo esse risco nessa temporada é a desses dois. Tenho confiança na competência de ambos e quero vê-los fazendo um bom trabalho.

:: Confira o vídeo de Primeiras Impressões EM UM MINUTO de Mayoiga!


Uchuu Patrol LulucoDireção e Roteiro: Hiroyuki Imaishi – Estúdio: Trigger e SANZIGEN

Uchuu Patrol Luluco - 01

Falando em loucura do bem agora, temos o estúdio Trigger fazendo uma das coisas que sabe fazer melhor: humor nonsense, com ritmo forte e visualmente intenso. Uchuu Patrol Luluco me fez rir como há muito eu não ria com uma comédia do tipo. O anime é curtinho, apenas uns 8 minutos por episódio, mas acredito que isso faça esse tipo de comédia brilhar ainda mais.

Luluco é uma menina que, embora viva em um ambiente completamente doido, tenta viver sua vida da forma mais normal possível. Ela não quer se destacar, não quer chamar atenção, ela só quer se misturar com o resto. E ela vinha fazendo isso muito bem, até ver esse trabalho de uma vida ruir em questão de minutos. Essa situação, além do fator cômico, ainda aumenta nossa identificação pela personagem. Quando ela se transforma, depois de ser recrutada pela Patrulha Espacial, em uma arma no meio da sala de aula, eu estava sentindo um misto de constrangimento e diversão que foi bem interessante.

A animação e a direção de arte acompanham muito bem esse tipo de humor. Tudo é bastante colorido e intenso, o design dos personagens é cartunesco na medida certa, o que possibilita reaction faces muito engraçadas. Lembra muito uma versão atualizada do que vimos em Panty & Stocking with Gaterbelt, anime que o diretor e roteirista Hiroyuki Imaishi dirigiu ainda nos seus tempos de Gainax. Por sinal, vemos várias inspirações e influências de outros de seus animes como FLCL, Gurren Lagann e até mesmo seu mais recente Kill la Kill.

Porém, como qualquer comédia, pode ser que não seja para você e será completamente compreensível se não for, mas recomendo que dê uma chance a Uchuu Patrol Luluco porque há grandes chances de vocês curtirem tanto quanto eu curti.

:: Confira o vídeo de Primeiras Impressões EM UM MINUTO de Uchuu Patrol Luluco!


Gyakuten Saiban: Sono “Shinjitsu”, Igi Ari! (aka Ace Attorney) Direção: Ayumu Watanabe – Roteiro: Atsuhiro Tomioka – Estúdio: A-1 Pictures

Ace Attorney - 01

Cerca de 15 anos após o primeiro jogo ter saído no GBA, fãs da série Gyakuten Saiban — ou Ace Attorney no ocidente — poderão finalmente ver uma adaptação em anime, algo que há muito já vinham pedindo. A A-1 Picutres, que inclusive também está trabalhando com o anime ‘Brotherhood: Final Fantasy XV‘, decidiu embarcar no projeto e nos apresentou um primeiro episódio extremamente fiel ao jogo… mas acredito que fiel até demais.

Tudo desde os diálogos, o design dos personagens, dos cenários e até suas animações parecem as que vemos no jogo. Só que isso não é tão legal quanto parece pois não estamos falando aqui de um jogo cinematográfico, mas sim de uma visual novel com gráficos bastante limitados! Como fã, é muito bacana identificar os momentos e ver os personagens agindo como lembrávamos, mas fica estranho quando notamos a mudança de contexto. No geral, tudo relacionado à direção de arte e animação está sofrível nesse anime.

Quer dizer que tá uma porcaria? Aí que tá, eu não consigo dizer que não, simplesmente porque eu adoro o jogo, conheço todo a história por trás desses personagens, etc… mas se eu pensar como o espectador comum, sim, está. Me dói muito dizer isso, mas o anime do jeito que está deveria ter saído como um OVA de extra em algum dos jogos, não como uma série. Os fãs iriam igualmente adorar. Mas como a produção decidiu fazer uma série, tinha que ter se esforçado um pouco mais. Esse é, claramente, um anime apenas para quem é fã do jogo, porque como publicidade para quem não conhece eu não o vejo funcionando.

:: Confira o vídeo de Primeiras Impressões EM UM MINUTO de Ace Attorney!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, podcaster, jornalista, amante de cinema, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Vamos lá dar início a mais uma nova temporada de […]