Noragami – Primeiras Impressões

Quando eu estava escolhendo as séries da temporada para assistir eu realmente passei batido por Noragami, mas ainda assim fui dar uma conferida às cegas e nos primeiros minutos do episódio eu reconheci do que se tratava. Eu já tinha lido os primeiros capítulos dessa história.

Era o aspirante a deus Yato em sua jornada em angariar moedas de 5 ienes para construir um templo para si mesmo e se tornar um deus conhecido em todo mundo. Seu caminho se choca com o de Hiyori, uma menina que consegue enxergá-lo e o salva de ser atropelado por um caminhão (numa cena que deixaria fãs de YuYu Hakusho intrigados). Infelizmente a menina acabou se acidentando e sua alma agora as vezes escapa do seu corpo. Ela então precisará da ajuda de Yato para voltar ao normal, mas será que não será o inverso?

noragami_001

Eu não dei muita bola para o mangá quando eu li, talvez tenha lido num momento ruim, vai saber, mas com o anime eu consegui observar umas boas qualidades nessa obra.

Começo dando destaque ao nosso protagonista loser. Logo nos primeiros minutos do episódio ele perde sua principal arma(ou melhor, ela se demite!) e fica numa situação ainda pior do que nós achávamos que ele já estava. Isso quebra um pouco com aquele clichê do protagonista super poderoso que só espera a situação aparecer para mostrar o seu poder.

Do outro lado temos Hiyori, que ao vermos pela primeira vez parece uma daquelas garotas frágeis e indefesas que servirá apenas como par romântico do principal ou um alívio cômico, mas no decorrer do episódio vemos ser na verdade uma fã escondida de luta e com força de vontade pra bater em muito monstro por aí (afinal um chute como aquele não sai do nada).

noragami_002

No que tange à união dos dois, podemos estar vendo uma relação interessante se formando. Ela claramente precisa da ajuda dele, um suposto deus, para retornar ao normal, mas e ele? Ele também vai precisar da ajuda dela. Boto minhas fichas nisso. Provavelmente ela vai virar a nova “arma” dele no decorrer da série.

Teremos então dois personagens que se ajudarão mutuamente e não apenas um dependendo do outro e provavelmente muita coisa vai acontecer no decorrer da jornada de ambos para fazer a história progredir. Uma vibe meio YuYu Hakusho de ser (desculpem, não dá pra evitar não comparar depois da cena do caminhão).

noragami_003

Além da história ter me agradado bastante, o que me deixou triste ao mesmo tempo pela série só estar planejada para 12 episódios, o roteiro de Noragami nesse primeiro episódio foi muito bem conduzido. Achei bem apropriadas as mudanças que fizeram comparando com o começo do mangá, o que deu um dinamismo maior para a versão animada, indo ao plot central sem firula.

E tecnicamente falando não tem nada o que dizer além do fato do estúdio BONES ter, novamente, entregado um anime muito bem finalizado. Aquela cena onde a Hiyori tá sozinha no hospital ouvindo as vozes lá é de arrepiar.

Se eu recomendo Noragami? Claro. Uma série que provavelmente vai ser bem agradável e divertida de se acompanhar, com personagens com uma boa dose de individualidade sem ser exagerado. Não posso dizer que me empolguei fortemente, mas recomendo sem dúvida.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quando eu estava escolhendo as séries da temporada para assistir […]