Coluna do Fred: O que FOI Samurai Flamenco?

Imagine que você é uma criança e chega o seu pai falando que te comprou o brinquedo que você queria e te dá. Aí você abre o pacote de presentes como se não houvesse amanhã e vê que na verdade eram só roupas. Aí seu pai te enfia a porrada e mija na sua cara.

Pois é…  Samurai Flamenco fez isso comigo.

Eu não sou muito de falar de animes. Na verdade, não sou muito de falar de nada, como os leitores do anikenkai podem ver, mas eu até que gosto de ver um ou outro que não sejam baseados em mangás. Volta e meia aparece legal ou ao menos interessante e Samurai Flamenco… Não parecia… Mas eu vi de qualquer forma e achei incrível. Como podia ser tão bom assim?

A série é sobre um modelo chamado Hazama. Cara bonitão, ingênuo e gente boa, que é extremamente fã de tokusatsus de todos os tipos. Inspirado por isso, ele decide se tornar um herói também, o Samurai Flamenco, mas, obviamente, a vida real não é tão fácil quanto a das séries para aqueles que tem a justiça no coração. Por sorte, ele conhece um policial chamado Goto que vai ajudar ele no seu caminho… Ainda que a contra gosto…

Para quem é fã de quadrinhos americanos, pode ver que se não há uma inspiração boa de kick-ass, as histórias são bem parecidas e isso é bom! Kickass é ótimo e Samurai Flamenco usa muito dessa fonte, mostrando as lutas e percalços que ocorrem com alguém que decide lutar contra o crime e vê que até o trombadinha mais mané da paróquia pode ser um vilão de fim de temporada.  Com vários personagens aparecendo, Hazama melhorando na arte de lutar e servindo de inspiração para muitos na cidade, Samurai Flamenco tinha tudo para se tornar um clássico e era, fácil, o melhor anime da última temporada.

Samurai-Flamenco-02-1

Aí, no fim do episódio sete, quando o Samurai Flamenco é chamado para ser delegado por um dia da polícia, em comemoração pela diminuição de crimes, em uma operação de rotina, temos um homem que vira um gorila gigante com uma guilhotina no lugar da barriga e invulnerável que explode quando cai de um prédio enquanto grita “VIVA TORTURE!!!”, dando espaço para King torture, o vilão novo da história, aparecer voando e desafiar o Samurai Flamenco.

O quê?

Ver essa transformação em tempo real é algo que não dá pra descrever. Você imagina que é um sonho, que na verdade era tudo brinks, até chegar no episódio seguinte e ver que, não, tudo era real, aconteceu, está acontecendo e é o que vai continuar rolando. E nem para por aí. Pros corajosos que querem ver um anime sobre um cara que até três episódios atrás tinha dificuldade pra lutar contra bandidinhos chulé enfrentando monstros mágicos, a série consegue cavar ainda mais o poço do absurdo e pelo final, já temos alienígenas, ilhas flutuantes, um grupo sentai sob comando do samurai flamenco e, jesus… Um robô gigante.

Por quê? POR QUÊ????? Não dá nem pra falar sobre isso. Como é que um autor consegue fazer uma série de um jeito e, de um dia pro outro,  mudar completamente o gênero, número, grau e etc. Até as personalidades meio que vão mudando de acordo com a conveniência da história (se é que dá pra chamar esse arremedo esquizofrênico de história). Eu pensei que alguma mudança séria na direção havia ocorrido, mas não. Era isso mesmo. Me assusta pensar que tudo isso foi realmente planejado.

É uma pena. Achava que Samurai Flamenco era o melhor anime já feito pelo Manglobe e que tinha tudo pra ser um verdadeiro clássico. Acho que se a trama dos poderes e monstros não fosse jogada de forma tão aleatória, até poderia ter sido inserida, mas do jeito que foi, foi uma grande piada de mau-gosto. Ainda mais porque no episódio onde isso acontece, temos um plot relacionado aos pais do Samurai Flamenco, que ele achava que tinham morrido de doença e descobre que foram assassinados. Isso gera belos cinco minutos de conversa e mais nada. O que podia dar uma trama bem trabalhada e até um pouco super heróica, foi jogada de lado e ninguém tá nem aí.

Eu ainda acredito que quando a série voltar, teremos um episódio que vai nos dizer que é tudo um sonho ou que o Hazama está desacordado em coma ou algo assim, mas essa esperança só vai diminuindo. Os flamengers foram um golpe muito duro pra quem tinha esperança.

Ver um anime acabando mal é até normal. Raros são os que tem bons finais. Acho que ninguém fica mais nem surpreso quando isso acontece… Agora, um anime ficar simplesmente terrível antes mesmo da metade não é pra qualquer um. Essa honra é pra um um homem que tem o orgulho de um Samurai, a paixão do Flamenco e um escritor que não sabe o que está fazendo.

Samurai-Flamenco-NAU

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Imagine que você é uma criança e chega o seu […]

13 thoughts on “Coluna do Fred: O que FOI Samurai Flamenco?”

  1. Eu não acho que está horrivel como dizes. É verdade que esta mudança apanhou-nos de surpresa mas foi tudo planejado, é como Red Axe disse: estes primeiros setes episodios foram uma mentira mas uma linda mentira. O King Torture Arc foi uma homenagem ao Kamen Rider e foi interessante ver como as pessoas adaptaram a este universo que antes só viam na televisao. Eles nunca deixaram a comédia e a satira inteligente de lado. E no fim, King Torture nao passou de uma “pessoa” igual ao Samumenco, o perfeito vilao pro protagonista se quer que eu diga. Poderiam ter explorado o assassinato dos pais é verdade e assim terminava o primeiro cour mas isso era o que todo mundo esperava por ser o tipico caso de um heroi em busca de vingança ou até mesmo cair no dark side mas eles decidiram nao fazer por causa da abordagem realista que estava a ter, aquela conversa meio filosofica que ele teve com Goto quando descobriu deixa bem explicito isso.

    Agora a coisa dos power rangers tbm nao passa de uma homenagem ao género super sentai, depois do fim excelente do King Torture Arc esperavamos abordar a descoberta da identidade de Samurai Flamenco mas inves empurraram-nos num mundo completamente absurdo mas isso tem seu lado bom pq nunca sabemos o que ira acontecer a seguir. Eu preferia que eles nao tivessem incluido cenas sobrenaturais como extraterrestres mas é injusto dizer que isso de certa forma nao faz sentido todo este desenvolvimento. Olhe pra a primeira imagem (promocional) que meteste no texto, mostra que os flamengers foram planejado desde o inicio, Red Axe apareceu pra conhecer e testar o Samurai Flamenco (king torture foi o teste final), assim recruta-lo, e suas viagens também indica que preparava o terreno. Agora é esperar que toda esta cena dos alienigenas faça sentido de vez, pq certamente ha qualquer coisa que nao bate certo, e eu estou a confiar nos criadores que eles teêm um grande plano surpreendente no final de tudo. Até porque isto dos flamengers nao deve durar a segunda parte toda.

    Samurai Flamenco gosta de brincar com a audiencia assim como Mawaru Penguindrum, é aquele tipo de anime que só deve ser julgado no fim e até la aproveitar a viagem. É o que estou a fazer e estou a divertir muito. Cenas cómicas ou interessantes é que nao faltam.

    E por mais que os primeiros episodios de SF tenham sido excelentes, nunca chegaram perto de ser comparado com Samurai Champloo, Ergo Proxy ou Michiko & Hatchin por isso nao o chamaria de melhor anime da Manglobe mas para mim já faz parte das suas obra-primas.

  2. Não sou a favor em um discurso tão absolutista como o seu a respeito de uma série que ainda está na metade, não se pode julgar uma parcela de uma obra sem ver a sua totalidade, talvez essas mudanças abruptas e “sem-sentido” de direção do anime, passem a ser coerentes com a conclusão que a série chegará em sua conclusão e isso que é algo que não é inédito em animes, já que tem vários que são “salvos” pelas suas conclusões.

    No mais, Samumenco sendo bom ou ruim, já é uma série que se destaca das outras por ser literalmente um ponto fora da curva.

  3. Engraçado… eu assisti 2 episódios desse anime e achei sofrível… uma versão piorada ao extremo de kick ass… não consegui aceitar a ideia de continuar assistindo… mas quando soube que a história caia pro non sense até estou com vontade de dar outra chance pra ele

  4. Na minha opinião, a série é fraca. Sim. Começou em um ritmo morno, melhorou um pouco e depois de um tempo só foi piorando. E eu discordo que o tal episódio 7 tenha sido programado. Parece-me uma tentativa desesperada do autor de chamar atenção.

    Se tudo isso for um sonho do Hazama, minha impressão só vai piorar.

    Eu ainda assisto porque tenho a estranha mania de terminar todos os animes que eu começo (e porque eu tenho uma pequena esperança que possa me surpreender, mas é pequena, mesmo).

  5. Anime deu uma reviravolta que eu não esperava, mas mesmo assim manteve um drama interessante principalmente quando ele lutou contra o King. Mas flamengers realmente anda desandando com o anime.

  6. Acho que minha decepção foi menor que a sua porque enquanto eu assistia os episódios já estava pensando que poderia ter uma mudança drástica, se o anime fosse ter apenas 1 cour poderia fechar de maneira sensacional, podiam até mesmo usar o caso da morte dos pais do Flamenco como “arco final”, mas tendo 22 episódios achei que acabaria se tornando entediante se não fizessem algo, mas… que diabos foi isso? Depois do episódio 7 a coisa foi piorando cada vez mais, fiquei sem saber se ficava com raiva ou achava graça no episódio 11 quando apareceu os Flamengers e o robô gigante.
    O episódio 11 foi o último para mim, se eu ficar sabendo que aconteceu algo incrível até o fim da série quem sabe ainda dou uma olhada, mas por enquanto da dropped.

  7. Tudo bem, que seja, eu até achei a ideia do King Torture muito foda, interessante a ideologia dele e tal…
    Mas essa outra organização, os flamengers.. man, QUE COISA RIDICULA É ESSA? PAOR
    O roteiro ficou uma merda, falas desnecessárias, personagens sem marca alguma, clichês demais.. uma ideia de “Reis” e sei lá mais o que tirada não sei de onde.. enfim, está uma verdadeira palhaçada.
    Era o anime que eu mais estava apostando, que iria ser aquela estória água com açúcar.. mas da boa! Sabe? Aquelas que te conquistam, justamente por sua forma simples e sincera de mostrar as coisas..
    Mas, não, Samurai Flamenco, foi uma verdadeira decepção.
    “Ah, mas não se deve julgar uma série, sendo que ela ainda não chegou nem na metade”
    Então pq diabos a série criou expectativas de um estilo de roteiro, durante 8 episódios, que tava funcionando super bem, apresentou a idéia, e depois acaba com tudo o que construiu?
    Isso é no minimo, frustrante.

  8. Achei essa matéria ao acaso e, cara, você disse EXATAMENTE TUDO que falei pra minha namorada a respeito de Samurai Flamenco. TUDO mesmo. Não espero mais nada, nem crio expectativas agora. Apenas verei até acabar.

  9. Discordo, pois quem gosta de super-herois estão gostando de Samurai Flamenco, mesmo com essa mudança repentina na historia esta sendo interessante acompanhar, o anime quis mostrar como seria o inicio de um heroi que veio do nada, e do nada conseguiu ficar forte atraves de força de vontade, nao apenas herois tradicionais que da noite pro dia ganham poderes e ficam fortes.

  10. CARA!! essa mudança foi excelente!! A parte dos flamengers foi TOTAL EPIC!! pare de falar merda. Nem todos os animes tem que ser realistas,a fantasia deve ser explorada ao MAXIMO DA CRIATIVIDADE !!

  11. meu amigo se você não entendeu o anime era pra ser UMA PARODIA DE TUDO QUANTO ERA SUPER HEROI! Ou seja ele começou meio que fazendo uma versão japonesa de kick-ass e depois passou a parodiar os super herois com o intuito de comedia que sempre foi a intensão do anime! Acho que você se enganou muito quando analisou a proposta inicial dele e só pra constar o mesmo aconteceu em akibarangers com o mesmo objetivo e com go-busters tbm mas esse foi intencional!

  12. Devo ser um dos poucos que gostei do anime. O roteiro nonsense e cheio de reviravoltas serviu pra série explorar/parodiar o maior número de gêneros de heróis e Tokusatsus. Até mesmo o final gay da série eu gostei. O Samurai Flamenco é muito tapado e não entendia nada.

Deixe um comentário!