Quando você aprende com o seu hobby

Ontem minha namorada comentou sobre a quantidade de alunos que a mãe dela, professora de espanhol, tem que estão ali aprendendo a língua só porque são fãs de Rebeldes (sim, aquela banda/programa de TV). Eles estão aprendendo seja para entender melhor o que eles falam ou só para se sentir, de alguma maneira, mais próximos de seus ídolos.

Em um paralelo, nesse exato momento estou estudando sobre o Período Edo no Japão e a todo momento, quando eu leio sobre um fato ou alguma figura histórica, não são raras associações com Samurai X ou outros animes/mangás de época. Isso me fez lembrar de mim criança, quando Samurai X ainda passava no Cartoon Network e eu era um pequeno viciado naquele que viria a ser meu anime favorito até hoje.

Naquela época, ainda com uma internet um tanto rústica, tentava procurar o maior número de conteúdos possíveis sobre história do Japão para poder entender as referências e os momentos históricos que se passavam naquela série que eu gostava tanto de ver. Eu não queria ser só um espectador. Queria me sentir como parte daquela história, nem que fosse fazendo pesquisas históricas e conhecendo um pouco mais daquele universo. Isso me motivou a estudar e estudar e estudar e estudar. Quantas horas eu “perdi” estudando sobre história do Japão, pegando pedacinhos em diversos sites e compondo o quebra-cabeça da história daquele país.

japanese

Lembro-me de ficar também irritado pelo fato de no currículo escolar não ter história oriental, nem a China nós estudávamos. Era só história européia e ocidental. Ad eternum. Era preciso que eu buscasse meus próprios estudos. E o que motivou isso? Um desenho animado! Caramba, se pensarmos em quem eu sou hoje e o que eu quero ser no futuro, aquele singelo desenho animado sobre um ex-retalhador do Bakumatsu tentando viver a vida afastado de seu passado após a reforma Meiji foi onde tudo começou.

Não pude deixar de filosofar de leve sobre a quantidade de gente que é impulsionada a estudar algo por causa de seus hobbies…

Quantos fãs de Gundam já se interessaram por engenharia?

Quantos fãs de figures não se interessaram por escultura ou artes plásticas?

Quantos fãs de cosplay já não se interessaram por moda?

Quantos fãs de mangá já não se dedicaram a desenho industrial… pintura…

Quantos fãs de O Laboratório de Dexter não se interessaram por física e química? (nostalgia)

E a lista segue e segue e segue…

language_guy

Seja aprendendo uma língua nova, se interessando por história, uma carreira profissional, etc, aprender coisas novas graças a um hobby é uma coisa muito boa e deveria ser incentivado. Quanta coisa existe para ser aprendida fora do currículo escolar pré-formatado! Aprender coisas por prazer é a melhor maneira de se aprender! Se você já pensou em aprender algo graças a um anime que você viu ou um mangá que leu, vá em frente! Acredite, estudar não é chato como fizeram parecer pra gente na época da escola.

Enfim, deixem nos comentários caso vocês já tenham aprendido alguma coisa graças a um anime/mangá! Gostaria de saber as histórias de vocês!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Ontem minha namorada comentou sobre a quantidade de alunos que […]

9 thoughts on “Quando você aprende com o seu hobby”

  1. Sempre falavam que estudar inglês é importante para o curriculo e para vida profissional, eu só estudo para facilitar minhas jogatinas de RPG xD

  2. Muito bom o post! E isso me fez lembrar quando eu assistia Super Campeões no CN e sonhava em ser jogador de futebol…rs
    Ultimamente tenho estudado inglês pra poder assistir/ler séries antigas,que normalmente não tem em pt-br, como Rokudenashi Blues e as séries Gundam. hehe 🙂

  3. Apesar de toda a discriminação da sociedade, que tende a depreciar certas formas de entretenimento, foi meu gosto por meus hobbys que me impulsionou buscar o conhecimento de forma intensiva, nas mais diversas áreas.

    Com apenas 2 anos de estudo “oficial” em inglês (na 7ª série e no 1º ano do segundo grau), me tornei fluente nesta língua por iniciativa própria. Primeiro pelo gosto por música, traduzindo letras estande de posse de apenas um dicionário de bolso. Depois, foram os quadrinhos que me levaram a me aprofundar mais. Me tornando fluente por conta dos RPGs e Card Games. Isso tudo antes de 1995, quando de fato a internet começou a ser extensivamente implantada no Brasil.

    Só para citar um caso específico.

    Devo admitir que grande parte do conhecimento que adquiri após os 10 anos, foram motivados por uma necessidade de aplicação prática, derivada de um interesse em alguma forma de entretenimento que eu tivesse grande afinidade.
    Conhecimento que me favoreceu muito na vida profissional.

  4. Eu sempre fui Videogame-addicted, então não foi estranho me interessar por jogos RPG com montanhas de texto. Comecei meu inglês com “Jump”, “Punch” e “Kick”. Depois disso em jogos de RPG (principalmente Ocarina of Time), jogar com um dicionário do lado, procurando palavra por palavra. Não que eu seja o fodão em inglês, mas eu por exemplo, leio 90% dos mangás em inglês mesmo.

    Não apenas isso, minha profissão é T.I. e obviamente meu interesse por computadores tem origem de Video Games.
    Meu outro objetivo é desenhar quadrinhos, impulsionado obviamente pelo Hobby de ler mangás.

  5. Eu sou o mais obvio… Começei a ler mangá e me interessei por desenhar quadrinhos. E ao assistir animes, me fez criar certo interesse por roteiros. Mas em ambos eu não era, e talvez não seja ainda, tão bom assim… Mas não me envergonho em dizer que tenho grande apresso pelo personagem Lee do Naruto e a historia do ‘esforço superar o trabalho duro’, lembro de ter até arrepiado quando o Kakashi falou ‘Afinal… Ele é num é um genio…?’ Realmente inspirador. Isso me fez pensar que até mesmo posso conseguir, e isso incrivelmente tem dado resultados. Mas no fim, meu objetivo é simplesmente ter uma vida profissanal fazendo coisas que eu gosto. E luto por isso 😀 Ver artigos como esse é mais inspirador ainda, não sou único que corre atrás dos sonhos por causa do apresso por desenhos, hehe.

  6. Aprendi inglês jogando videogame e pelo menos uma lista de coisas com os animes e mangás que li, até mesmo sobre como melhorar a forma de desenvolver mangá com Bakuman, por exemplo. Tem muita gente aqui que acha que mangá não é cultura, ou que videogames só servem para atrapalhar a vida academica e social das pessoas, mas isso já mudou lá fora, espero que os brasileiros copiem essa mentalidade de fora também =D

  7. História do japão, moda, japonês, desenho. Já pesquisei e estudei muitas coisas por causa de animes e mangás e também outros assuntos por livros, series, filmes.

  8. Quando eu comecei a assistir Beck eu tava meio desmotivado com o violão, quando eu cheguei na metade da série eu já tava viciado em tocar.
    Com Sakamichi no Apollon eu me interessei por jazz e com Nodame no Cantabile eu comecei a me interessar por instrumentos de orquestra e piano. Hajime no Ippo me fez entrar no boxe.

Deixe um comentário!