Oldboy – Vol. 01 (Nova Sampa)

oldboy

Bem, aqui estamos com Oldboy, um dos carros chefes da Nova Sampa (que saiu junto com o outro carro chefe: Ikkitousen). Hitman e Yakuza Girl eram só um aquecimento, agora estamos conversando de verdade…

Oldboy, pra quem não conhece, conta a história de um homem que foi trancafiado por dez anos em um quarto estranho sem poder sair, tendo apenas a tv como contato com o mundo exterior. Um dia ele é libertado e jogado por aí, sem ter outros objetivos além da vingança contra quem o colocou lá.

O mangá que se tornou mundialmente famoso graças ao filme coreano (que é sensacional e que todos deveriam assistir), chegando ao nível de ter até um remake em produção pelo Will Smith. Oldboy é uma história de sucesso e seu lançamento aqui só corrobora isso.

Ler Oldboy é algo bem louco pra quem viu o filme nos cinemas há vários anos atrás. Nunca imaginei que chegaria a ter isso em mãos, mas é uma experiência legal de ler e ter o mangá que começou tudo.

A arte é bem peculiar e diferente do estilo que estamos acostumados aqui, com uma pegada mais seinen. Me lembra um pouco dos mangás do Ryoichi Ikegami, como Sanctuary (que Deus o tenha) e outros. O mangá realmente tem uma temática bem seinen e carregada, o que combina muito com o estilo.

Já a história, honestamente, eu achei um tanto estranha. Confesso que não vejo Oldboy há muito tempo, então posso estar com problemas de comparação com o filme, mas achei que lá as coisas fluiam um pouco melhor. Aqui elas são um pouco jogadas e algumas coisas não fazem muito sentido. A edição tem 200 páginas e eu me senti lendo um mangá de cinquenta, de tanto que as coisas demoram. Não que seja algo ruim, mas achei um pouco arrastado.

A edição, em comparação com as outras da Nova Sampa, está boa. Ainda temos os problemas de impressão (as páginas escuras continuam extremamente escuras) e algumas páginas amassadas no bolo, mas os erros de português não estão frequentes. No geral, é uma boa edição.

Oldboy é uma experiência legal e que é bem distante do resto dos mangás publicados por aqui. Não dá pra ler e não pensar “Isso é diferente”, mas não quer dizer que seja bom por isso. Oldboy é bom por suas próprias qualidades e merece uma lida. Nessa primeira edição já se vê que o mangá não é exatamente a mesma coisa que o filme, então mesmo os fãs do filme que estiverem em cima do muro temendo que o conteúdo seja só uma cópia do filme podem arriscar sem medo. Agora, se é melhor que o filme vamos ter que esperar até o fim pra ter certeza ou não… Quem sabe? Minha opinião é que por hora não o é, mas nada impede de melhorar…

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Bem, aqui estamos com Oldboy, um dos carros chefes da […]

3 thoughts on “Oldboy – Vol. 01 (Nova Sampa)”

  1. O filme deve ter colocado a história inteira dos 8 volumes em um único filme. É mais do que natural que ele pareça arrastado, mas sem dúvida pra quem leu o mangá antes deve ter sido o contrário, o filme ser muito apressado.

    De mas, é um das compras que farei, sem dúvida.

  2. Poucas coisas acontecem, mas a narrativa é muito fluida e rápida, o que não a torna arrastada. Bom, chamou minha atenção, jogou um monte de perguntas e agora deu vontade de continuar comprando pra saber qual a treta

  3. Fui o único que tive problema com páginas sendo repetidas e ter perdido mais de 1(foi um capítulo inteiro, e partes de outros dois) capítulo no meu volume?

Deixe um comentário!