O que é e para que serve o ‘anime blogging’? – Um breve retrato da nossa blogsfera.

Semana passada, navegando pela internet, me deparei com um blogueiro americano fazendo a seguinte pergunta: “Por que você começou a blogar sobre animes?”. Fiquei pensando e achei que esse seria um bom assunto para abordar aqui no Anikenkai. Só que para melhorar a coisa ainda mais, eu resolvi fazer um pequeno questionário para meus colegas blogueiros, que foi respondido prontamente por todos (obrigado pessoal). O resultado de tudo isso você confere agora.

———————————————————————————————————————————

Eu lembro que comecei a blogar sobre animes por um motivo simples: queria ter um lugar onde eu pudesse expor minha opinião de forma livre, porém organizada. Esse desejo veio da minha vontade própria de explorar mais esse universo e a decisão pelo formato se deu graças às minhas desventuras pela blogsfera americana.

Boa parte dos principais blogueiros do fandom compartilham dessa mesma motivação com poucas variações. Tanto o Qwerty (Nahel Argama) quanto o Leo Kusanagi (Mithril) estavam incomodados com as ferramentas limitadas de fóruns e orkut, queriam um lugar para suas opiniões não se perderem. Outros, como o Denys (Gyabbo) e a Roberta (Elfen Lied Brasil) queriam simplesmente um lugar para poder expor suas opiniões para as pessoas. Outros ainda começaram para aliviar o stress, como o Dih (Chuva de Nanquim), por hobby, como a Mary (Across the Starlight) ou até para ter um exercício regular de escrita, como a Mara (Mais de Oito Mil).

Independente da motivação de cada um, todos estão lá, blogando sobre animes e mangás, cada um de sua própria maneira. E aí que vem aquela questão básica: as pessoas blogam para si ou para seus visitantes?

Para mim é simples: uma mistura dos dois. No início é muito comum a gente escrever o que as pessoas querem ler, mas com o tempo, passa a ser mais comum as pessoas lerem o que nós queremos escrever sobre. Isso acontece por vários motivos, dentre eles a seleção de público. Se uma pessoa continua visitando seu blog depois da primeira visita é porque ela simpatizou com o que você fala e como você fala. Sendo assim seu público começa a ficar selecionado e começa a exigir que você seja você mesmo mais do que qualquer coisa.

Apesar disso, algumas pessoas, como o Walter (Mangás Cult), decidem falar do que querem desde o começo, arriscando um começo de poucos acessos mas um público bem fiel no futuro. Outros, como o Leo Kusanagi e o Carlírio (Netoin!) tendem a falar sobre coisas tão exclusivas e de nicho que muitas vezes acabam “remando” contra a maré da blogsfera no geral. Ainda tem aqueles que por causa do foco acaba escrevendo tanto sobre o que gosta quanto sobre o que não gosta tendo em vista seu público, como a Valéria (Shoujo Café). E ainda tem aqueles que assumem sua veia de pluralidade de público, como é o caso do Chuva de Nanquim.

Mas não há um blogueiro que nãos e preocupe com seu público. Seja ele o público geral, público de nicho, etc. Isso acaba gerando uma pressão de responsabilidade para com esse público. Pessoalmente, minha responsabilidade é sempre de trazer conteúdo de qualidade e uma opinião que os meus leitores possam identificar facilmente como minha. Isso soma-se à responsabilidade natural de formador de opinião pois é muita ingenuidade acreditarmos que nós não influenciamos na opinião de ninguém. Não que isso seja algo para se gabar (não é), mas é uma realidade.

O Qwerty tende a se colocar alguns objetivos pessoais quanto a número de views e posts por semana. Temos também aqueles que por terem um público mais amplo e variado acabam tendo responsabilidades maiores com o que falam, como o Shoujo Café e o Chuva de Nanquim. O Denys aproveita a pergunta e coloca em pauta algo bem relevante, a exigência do próprio público do blogueiro estar antenado com tudo que está acontecendo na industria. Se você não sabe que o anime X foi anunciado para a temporada Y você não tem credibilidade. Infelizmente é verdade e muitos leitores pensam dessa forma. Mas apesar dessa pressão externa, a maior de todas é mesmo a pressão interna do blogueiro, como bem falou a Lilian (Mundo Mazaki).

Mas afinal, o que é e para que serve o anime blogging?

Essa é a pergunta que deu nome ao post e que me motivou a fazer esse post. E depois de ler a resposta de cada um de meus colegas blogueiros, a resposta é simples: Anime blogging é gerar conteúdo, motivar discussões e formar opiniões sobre animes e mangás. É esse o papel de um blogueiro. No entanto, é impossível um único blogueiro fazer tudo isso. Tem aqueles que se focam em fazer reviews das séries, outros que se focam em falar de séries underground, outros falam das séries populares, outros dão notícias do que está acontecendo, outros falam do fandom, outros de uma obra específica, outros criam sátiras em cima desse universo. Quanto mais variedade de assuntos e abordagens, melhor. A blogsfera brasileira ainda é muito nova nesse quesito, mas estamos crescendo e a ideia é melhorar cada vez mais.

E para que serve o anime blogging?

Eu discordo da Mara que respondeu “para nada”. Para mim a utilidade da blogsfera é fazer o fandom se desenvolver. Dar a ele a oportunidade de ter mais conteúdo além das obras para ele poder apreciar e discutir. E quanto maior e mais diversa, o ato de se blogar sobre animes gera senso crítico nos leitores. Mas sabem qual é a maior utilidade do anime blogging para nós, blogueiros? A diversão. É divertido pra caramba falar sobre o que a gente gosta, interagir com outros fãs, discutir, etc. Sendo a interação o que eu, pessoalmente, destaco. Adoro conhecer gente nova através do Anikenkai.

Gostaria de fechar esse post com essa citação ao que o Fábio (Video Quest) disse sobre a utilidade do anime blogging:

Somos (os blogueiros) um pouco o velho da fogueira que conta historias e entretém o público como também somos umas das poucas formas que esse público tem de conhecer mais sobre si e a mídia a qual são fans.

Não podia dizer melhor. É bem isso aí. E o que vocês, leitores, tem a dizer sobre isso? Não deixem de comentar!

Agradeço pessoalmente ao Wagner, Qwerty, Leo Kusanagi, Carlírio, O Judeu Ateu, Roberta, Dih, Denys, Lilian, Kuroi, Se-chan, Valéria, Fábio, Mara e Mary por terem respondido ao questionário.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Semana passada, navegando pela internet, me deparei com um blogueiro […]

17 thoughts on “O que é e para que serve o ‘anime blogging’? – Um breve retrato da nossa blogsfera.”

  1. Saudações

    Estou acostumado ao fato do meu blog ser conhecido pela característica citada em seu texto, Diogo.

    Mas devo frisar aqui o quanto concordo com o ponto de vista da Lilian (Mundo Mazaki) e do Fábio (Video Quest). Além disso, blogar tem que ser uma arte mais descompromissada, alegre e prazerosa. Vejo, ultimamente, alguns blogueiros exagerando um pouco acima do devido nesta questão por mim lançada, fazendo da blogagem algo cada vez [menos hobbie] e mais [serious and serious business].

    Não reclamo disto, é apenas um ponto de vista…

    No mais, acredito que muitos irão concordar com seu ponto de vista, outros nem tanto. Recentemente a Suzi abordou uma temática similar no blog Abstrações [http://emyhouseplus.wordpress.com/2012/06/19/quantas-visualizacoes-terei-hoje/] o qual acho válida a olhada. Harmoniosamente, o texto dela e o seu se complementam, nobre Diogo.

    Gostei do texto e, precisando, estou aí para ajudar.

    Até mais!

  2. Concordo que é muito bom escrever sobre o que a gente gosta. Acredito que “blogar” sobre animes, mangás e cultura oriental em geral pode ser útil até certo ponto, e até por isso também concordo até certo ponto com o que a Mara diz, afinal, acredito que boa parte da blogosfera anime/mangá tenha nascido de um puro sentimento egocêntrico de querer ser escutado, e não de querer informar.

    Como foi citado no texto, tem gente que fala de assuntos muito exclusivos, para nichos dentro do nicho, e isso tende a transformar a página da pessoa nada mais nada menos que no seu refúgio virtual, um diário. Em geral o que se vê ali não será do interesse de outros.

    Por outro lado, tem gente que fala de tudo um pouco: fala sobre suas as obras com um bom embasamento cultural, dá informes sobre futuras publicações, se interessa realmente em levar informação a um possível leitor.

    1. @Carlos

      Mas será que esses blogs nicho do nicho não tem também sua importância? Pra mim tem. Eles remam contra a maré para falar sobre o que querem e gostam e, acredite, eles tem público pra isso. Um público mais restrito, claro, mas um público.

  3. Eu não respondi porque não vi, mas o maior prazer é quando eu faço um post sobre determinado anime e depois o meu leitor volta agradecendo pela indicação e que adorou o tal anime.
    Sabe é passar pra frente todo o meu amor para determinado anime e ele chegar a uma nova pessoa. Talvez ela ainda passe para outro amigo e isso vai indo e indo. Realmente fico feliz com apenas um comentário assim, dá aquela sensação de dever cumprido.

  4. Ótima ideia de post. Eu concordo que os blogs de animes contribuem muito para o leitor. Eu geralmente divido os “otakus” (pessoas que apreciam animes e mangás em geral) em dois grupos: Os que pensam e os que não pensam. Acho que é auto-explicativo.

    Eu era um dos que não pensava, lia alguns mangás medianos achando a melhor coisa da humanidade. O Video Quest, que foi meu primeiro blog, me ajudou a desenvolver uma capacidade de crítica. Não seguindo o que eles dizem, pois ai seria apenas um “otaku” que não pensa, mas refletindo sobre o que eles diziam. Um blog levou a outro, que levou a outro, que levou a conhecer novos mangás, novos animes e me tornei o que sou hoje.

    Meu hobby de animes e mangás está bem menor do que antes, eu acho, mas a blogesfera gerou uma curiosidade incrível em mim e hoje eu sei muitas coisas que eu gosto de saber e procuro mais. Sem querer parecer “fodão”, eu acredito que, hoje, sou ótimo, segundo algumas pessoas (eu incluso) em criticar animes, mangás e conhecer esse mundo. Geralmente sou o que entendo mais das coisas deste assunto nos grupos de amigos e isso tudo graças a todos os blogs.

    Eu adquiri, junto com todos estes blogs, o sonho de me tornar escritor/roteirista. Eu não teria conseguido isso sem o senso crítico e o conhecimento que todos os blogeiros geraram. Agradeço de verdade e vejo os blogs como catalizadores, como um túnel que os “otakus” que não pensam passam para chegar do outro lado e conhecer um mundo novo. Alguns param no meio do caminho e não conseguem fazer mais do que concordar com tudo que os blogeiros falam, outros nem precisariam deste catalizador, mas os que conseguem pensar corretamente a partir disso percebem o quão importante este túnel foi.

    Obrigado pelo ótimo post.

  5. Se não fosse o anime blogging, não me interessaria ou nem conheceria algumas coisas que acabei vir por gostar. Assim como não aprenderia nada do(pouco) que sei hoje… Sendo apenas mais um “otaku que não pensa”, como o Leonardo definiu.

  6. Eu curto os blogs que o dono se mete no meio dos comentários.

    Tipo o MDOM, a Maracutaia não se mete, deu uma desculpa esfarrapada, mas, não colou (ok, foi bacana ela ter me respondido bem no meio do post, fazendo uma brincadeira e tal, mas, não deixa de ser uma forma de afastar um pouco a vontade de interagir com o blog).

    Aqui, estou na espera da nova temporada para ver se você vai dar piti por uma nova série que te ofendeu.

    Falando sério, com as seasons, eu vou até os blogs, os coloco em minha lista de favoritos, aqueles que fazem uma análise da temporada, que pode ser cast também, acabam sendo os que acesso regularmente. Porém, diferente das outras pessoas, que usam esse material, tanto dos blogs quanto dos casts para decidirem por eles o que ver, eu uso apenas para bater de frente com a minha impressão do material assistido, aqueles que não falam de nada, acabo esquecendo deles e depois tiro da lista.

    Não estou criticando quem aceita sugestão, estou criticando quem se deixa levar totalmente pelos outros.

  7. Depois do comentário lindo do Luk, até me perdi no que eu ia dizer….
    O Carlírio me citou ali, e de repente, me sinto intimada a comentar também 😀
    Gostei de saber da opinião [sintetizada] dos blogueiros. Todos tem seus motivos (é o mesmo que perguntar “por que você bloga?”.Você vai encontrar várias respostas. Muitas com pontos em comum: porque eu gosto,preciso,ou porque quero dar a minha opinião).Blogar, no sentido dos aniblogs, é mais uma extensão dos fóruns(tem seu ponto positivo,lógico).

    HÁ, finalmente, alguém concordou que vocês “formam opinião”. mas,bem,eu não usaria esse termo. A verdade é que os leitores de vocês fisgam as resenhas como se fossem recomendações (aí vai da consideração que o leitor tem pelo blogueiro).

    Carlírio e Léo,remando contra a maré. Sabe, eu não acho isso ruim…

  8. Eu só gosto da atividade de blogar mesmo, só não sei se é por egocentrismo ou se é pelo bel-prazer de escrever.

    Criei o M.Undergrounds porque queria ser diferente mesmo, não achava que conseguiria ago inovadora fazendo o que pessoal já fazia. Ligo pro público, mas acho que de uma forma muito diferente da maioria dos blogueiros…. acho.

    E poxa, só porque sou nicho do nicho não quer dizer que o meu blog é um “diário pessoal”.
    O MU é um blog pessoal, mas a linguagem, as reviews e análises que faço são “impessoais” como qualquer Chunan da vida, só que em proporções menores e mais voltadas é claro.

    Eu me coloco no texto sim, mas os redatores de qualquer outro blog grande também se colocam. A diferença é que sou o único que escreve, por isso fica mais evidente.

  9. Blogar sobre animes pra mim é algo muito relativo. Quando eu comecei com o Mithril. a ideia era basicamente comentar sobre séries de anime que eu não via as pessoas comentando, animes que eu gostava, queria que outras pessoas conhecessem e que eu ficava feliz em recomendar.

    Ainda hoje acho que esse é o caminho que o blog toma e muito dos parceiros também. Mas depois de tanto tempo vi que falar só de animes era muito limitado (pra mim) porque eu gosto de muito mais coisas do Japão além da animação. Eu vejo de tudo e o blog é o lugar perfeito para comentar essas coisas. Doramas, música idol, algumas noticias relacionadas a jogos e programas de tv… como falaram aí, é meio como se fosse um diário, mas que com certeza tem o seu proposito que é fazer com que mais pessoas conheçam tal assunto.

    A Nana mesmo é um exemplo. Acho demais quando alguém vem e fala “vei, conheci a Nana por causa do seu blog ou por causa dos seus surtos no twitter”. Cada blog tem seu público, de nicho ou não, e todos ‘blogam’ com a intenção de disseminar algum assunto, seja para um público reduzido ou não.

  10. Concordo completamente com o post, acho legal o pessoal que lê alguma coisa boa, vai lá e publica um post para compartilhar o que sentiu lendo algo e recomendando pro pessoal. Por isso acho o Mangás Undergrounds um dos blogs mais legais dessa blogosfera, esse ato de compartilhar mangás bons que quase ninguém leu realmente é algo legal.

    Mas creio que o “divertimento” da blogagem é justamente no estilo desse post, algo convencional para alguns leitores desse blog e que rendem discussões nos comentários, esses posts são realmente interessantes.

  11. Texto à parte, já percebi que você e o Denys tem a pretensa mania de se auto-intitularem “blogueiros do fandom brasileiro” de animes. Didi, há VÁRIOS blogs sobre animes, mangás que merecem o mesmo destaque, não entendo porque vocês se fecham em um núcleo exclusivo! É panelinha escancarada e está ficando chato. É sempre o mesmo discurso “porque eu e o fulaninho do blog tal, junto com o ciclaninho do blog tal…”. Sério, muda isso.

  12. Realmente um otimo post, nem preciso comentar que a galera ai ja falou tudo.
    Agora pode ser um pouco estranho mas achei super legal principalmente a primeira e segunda imagem que ta no post, se essas imagens forem de algum anime eu queria muito saber qual é, se forem so imagens se possivel teria como disponibilizar em uma resolução maior (se tiver). Desde ja Agradeço.

  13. Adorei ! Resumi bem o que somos. E o que o Fábio Urso diz também foi mto bom.

    Luk
    28 de junho de 2012 at 23:14

    “Eu não respondi porque não vi, mas o maior prazer é quando eu faço um post sobre determinado anime e depois o meu leitor volta agradecendo pela indicação e que adorou o tal anime.
    Sabe é passar pra frente todo o meu amor para determinado anime e ele chegar a uma nova pessoa. Talvez ela ainda passe para outro amigo e isso vai indo e indo. Realmente fico feliz com apenas um comentário assim, dá aquela sensação de dever cumprido.”

    O que o Luk disse também acontece comigo no meu blog, o Otaku Banzai. Estas coisas te energizam e te dão mais força de vontade pra continuar falando sobre todo este “mundo Otaku”.

Deixe um comentário!