Relembrando animes de um passado recente… PARTE 1 de 2.

Com a chegada do novo milênio também veio uma maior facilidade no acesso à internet e, por conseguinte maior acesso a animes vindo direto da fonte. Não era mais necessário um processo trabalhoso e caro de legendagem em VHS para nós podermos assistir aos animes que a TV brasileira não licenciava.

Nessa primeira década nós só vimos nossa biblioteca crescer e crescer em ritmo acelerado. O nosso acesso aumentou ao mesmo tempo que os estúdios estavam fazendo mais e mais animes. O mercado agora não era mais local, mas sim global.

Hoje nós vemos animes com um dia de diferença do Japão… as vezes poucas horas… as vezes nem UMA HORA! Tem gente que vê ao vivo pela TV japonesa… essa é a nossa realidade hoje já na segunda década do milênio.

Mas vamos voltar um pouco. Vamos voltar a esse início da nossa era da internet. Vamos relembrar um pouco o que assistimos. Só que atenção, eu não vou avaliar aqui anime por anime. Esse será um post mais pessoal. Falarei de como foi minha experiência assistindo a esses animes e por que eles são importantes para mim.

Nessa parte 1, falarei dos animes de 2000 a 2004.

———————————————————————————–

Nos anos 2000 meu acesso a internet ainda era um tanto limitado. Dessa época eu só me lembro de ter assistido a Love Hina numa qualidade sofrível, mas era o que minha internet da madrugada poderia suportar. Creio que esse tenha sido meu primeiro contato com o gênero harém, ecchi e comédia romântica. A história, se pararmos para ver, não é nada demais, mas cara, como era legal acompanhar os episódios. Eu assistia uns 2 por madrugada (enquanto deixava mais dois baixando pro dia seguinte) e era o ponto alto do meu dia.

Ainda nesse início de década tivemos animes que vieram a passar na TV brasileira alguns anos mais tarde, como Hamtaro, Yu-Gi-Oh, Medabots, Shaman King, Rave Master e Beyblade. Tivemos Hajime no Ippo também, mas esse eu só veria anos mais tarde (parte 2).

Dos animes que me marcaram ainda na época da internet discada, eu destacaria Comic Party. O anime não é grande coisa, foi baseado em uma visual novel, mas foi meu primeiro contato com a cultura otaku do Japão. Foi a primeira obra que me mostrou como viviam os otakus japoneses e que despertou meu interesse por conhecer mais desse fandom. Possivelmente foi por causa de Comic Party que eu me interessei a ver Genshiken alguns anos mais tarde (parte 2).

Lá pra 2002-2003 quando eu coloquei banda larga aqui em casa, meu acesso a animes aumentou muito. Foi nessa época que eu e um amigo meu, que também tinha recentemente colocado banda larga em sua casa, compartilhávamos várias descobertas no mundo animístico. Digitávamos “anime” nos programas P2P e baixávamos qualquer coisa que aparecesse. Se fosse bom, indicávamos um para o outro. Foi uma das épocas mais legais da minha vida no fandom.

Assistimos a alguns animes dos anos anteriores que não sabíamos da existência, dos quais destaco: Hellsing, Noir e Chobits. Esses três foram os primeiros animes que vimos em AVI que, para a época, era UMA QUALIDADE ESTUPIDAMENTE SENSACIONAL. Era belíssimo ver a animação em uma qualidade decente pela primeira vez na vida. Era mais bonito que qualquer canal de TV, era em widescreen, era sensacional!

Em 2004 eu vi poucos animes DE 2004. Na época ainda era um tanto difícil você acompanhar semanalmente animes, diria até impossível. A velocidade de legendagem ainda não era tão eficiente. Foi nesse ano que vi Wolf’s Rain, anime sensacional de futuro pós-apocalíptico. Curiosamente o assisti antes de Ghost in the Shell, que vi também em 2004. Normalmente as pessoas fizeram o inverso.

Outros animes que eu me lembro de ter assistido foram dois com uma pegada mais “histórica”, no sentido de falarem de ninjas, samurais, etc: Ninja Scroll e Peacemaker Kurogane. Apesar deu ter achado ambos visualmente incríveis, curiosamente nunca terminei de assistir nem um nem outro. Até hoje! Quem sabe um dia eu termino? Mas me marcaram por causa de seus visuais.

De 2004 mesmo acho que não vi nada em 2004… só em 2005… mas aí é coisa da parte 2.

E vocês? O que assistiram nesse início de década? O que ainda lembram? Qual anime te marcou? Por quê? Comentem!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Com a chegada do novo milênio também veio uma maior […]

11 thoughts on “Relembrando animes de um passado recente… PARTE 1 de 2.”

  1. Ok. Nós podemos até ver animes com poucas horas de diferença, mas a qualidade das legendas em geral é péssima. O pessoal que se esforça pra traduzir, infelizmente domina muito mal o português.
    Já baixei coisas que queria muito assistir, mas não consegui aguentar as legendas incompreensíveis.
    Uma pena. Ganhamos na agilidade e na quantidade, mas perdemos na qualidade.
    O saldo só é positivo mesmo para quem entende japonês.

  2. vei ainda me lembro do primeiro anime q baixei …
    foi em 2005 minha net era de 64kb kk
    foi Helsing e FMA…
    vi tdo em uma semana…
    agora esses 63 epi vejo em 3 dias kk
    mas tipo… fikei muito feliz
    nem conseguia acompanhar as legendas…(tinha soh 10 anos)…
    hj as vezes nem olho as legendas…
    ja intendo o que os cara tao falando sem le…
    e quanto as legendas…
    somente alguns fansubs traduzem direto do japones… a maioria espera os filhos do tio san (EUA) traduzirem… dps eh soh um eng-port e acabo…
    quero q continue cada vez mais rapido as traduções… pois tem dia q espero anciosamente pelo epi q aperto f5 a cada 5 min pra ve se postaram^^

    eh isso…

  3. nuss, o post me fez lembrar qndo eu comecei baixar animes, mas como eu sou um poco mais novo, foi lá por volta de 2007, qndo um amg meu apresentou naruto e curiosamente eu assisti antes o shippuuden do q o classico, e msm nao entendendo nda eu achava mto interessante o clima mais serio, dps dessa epoca comecei acompanhar chrno crusade, fullmetal alchemist e alguns outros, mas como na epoca minha net ainda era discada eu só tive um contato maior com os animes lá pra 2009 xD

  4. O primeiro que marcou mesmo foi o Akira que passava de madrugada na bandeirantes (era band??) e logo depois passava era A Lenda Do Demonio, muito foda….hehehehe
    bons tempos

  5. Nossa nessa época que você esta citando eu era bem criança apenas foi ver anime que não fosse na Tv em 2007, 2008 de inicio assistirá apenas animes que meu amigo me passava pq minha Net não era muito boa depois quando instalei uma Net melhor comecei a procura mais e mais animes por conta própria. Até chega onde estou.

  6. O primeiro anime que eu vi assim… Fansub… Foi Naruto, tinha 8 ou 9 quando veio a passar aqui no Cartoon Network, li o mangá completo…
    Conforme fui ficando entediado, fui vendo Bleach, Death Note, Fullmetal Alchemist, só esses que faziam extremo sucesso na época.
    O primeiro anime que eu acompanhei o lançamento foi Bakuman, mesmo assim eu parti pro mangá quase que automaticamente.
    O primeiro anime que eu vi acompanhando, sem começar a ler o mangá (Porque não tinha) foi Steins;Gate, que mesmo assim eu lembro que treinei meu inglês sinistramente no curso só pra conseguir ver com sub americano…

  7. O primeiro anime que eu baixei foi End of Evangelion, legendado em inglês e num formato horroroso chamado .viv. Cada metade do filme tinha uns 60 mb, que eu levei quase um dia inteiro para baixar com minha conexão discada. Baixar os dois filmes de Card Captor Sakura foi um martírio maior ainda.

    Só quando passei a ter internet de banda larga é que comecei a baixar animes com mais regularidade. O primeiro que acompanhei “em tempo real” foi o OVA da Fase Santuário da Saga de Hades, que eu baixava no mIRC. Para quem estava acostumado a baixar animes com resolução de 320×240, TV-rips de 480p eram uma coisa de outro mundo.

    Mas o que revolucionou mesmo a distribuição digital de fansubs foi o advento dos torrents. Graças a eles eu consegui alcançar rapidamente a exibição de Naruto na TV japonesa, um batch de 4 episódios de cada vez. Pior é que eu ainda gravava minhas séries favoritas em cds, que devo ter até hoje em algum canto da minha casa.

  8. Opa! Belíssimo post! Acho bacana demais esses assuntos sobre o nosso passado de “otakuzinho” do qual me orgulho muito!!! Bem, vamos lá… De 2000 até 2004 eu não tinha internet. Até tinha um PC em 2004, mas sem acesso a internet. O máximo que consegui foi alguns episódios de Rurouni Kenshin, no qual eu nem assisti, por preguiça. Era mulecão demais, gostava muito de brincar na rua. Um amigo também apareceu com a saga de Hades de Saint Seiya, esse sim me empolgou muito!!! Mas na metade, o infeliz perdeu o cd com os episódios. Só fui asssistir completamente uns três anos depois… Triste. Mas, sobre televisão, assistir tudo qualquer tipo de anime que passou na TV Aberta! (Naõ tinha TV fechada). Eu destacaria o mês de tristeza que reinou na minha vida quando Card Captors Sakura terminou! kkk Meu primeiro amor de anime, digamos assim. Também me diverti muito com Digimon! Todos eles! Sem contar o pouco de Pokémon que eu vi na época (Não tinha Record) e as inúmeras vezes que acompanhei Dragon Ball Z/GT e Yu-Gi-Oh!. Acho que se eu for falar todos os animes que assisti nesse período, o comentário ficará enorme! Já está, né! KKKK Mas acho que consegui assistir a praticamente todos da TV Aberta e tenho um carinho enorme por eles. Tanto que tenho uma listinha aqui com os anos de tudo que assiti durante minha vida. Me empolguei muito com o post! Melhor parar por aqui! KKKK Que venha o próximo período!

  9. cade o review do omnibus de genshiken?Só para saber pois estou em duvida se compo ou não.VLW!(por favor façam esse review o mais rapido possivel).

Deixe um comentário!