“Ore no Imouto”… ou “Minha Irmã Não Pode Ser Tão Fofa”

Ok, antes de começar, já aviso que simpatizei muito com esse anime. Principalmente com a protagonista feminina, Kirino.

Ore no Imouto conta a história de Kyosuke, um estudante que descobre que sua irmã mais nova, Kirino, é uma otaku hardcore fanática por eroges (jogos hentai) e tem moe-feelings por personagens de irmãs mais novas. Interessante, não? Pois foi isso que me atraiu a assistir esse anime. Procurei por referencias anteriores e vi que no original a história era uma light novel, um livro e que posteriormente foi adaptado para mangá. Não li, mas vi que já estava bem famoso no Japão.

No primeiro episódio não acontece tanta coisa, é mais apresentação de personagens e da situação, como esperado. Porém, uma detalhe me chamou a atenção, como mencionei no início do post, a Kirino. A tradução do título completo da série, Ore no Imouto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai, é “minha irmã não pode ser tão fofa” e foi exatamente isso que me deixou mais interessado, a maneira como foi apresentada a personagem. Eles realmente conseguiram me fazer achar a personagem fofa e interessante.

A paixão que ela tem pelo seu hobby fica bem clara. Apesar da sua personalidade forte do dia-a-dia, quando ela fala sobre seu hobby sua paixão aflora. Tanto na maneira de falar como nas atitudes. Os discursos ditos por ela caberiam facilmente a personagens como Ogiue Chika ou quem sabe até Harunobu Madarame. A relação que se desenvolve entre os irmãos por causa da situação foge aos clichês que eu esperaria quando juntam-se eroges e irmãs mais novas na mesma história e isso só deixa a série ainda mais atraente.

Eu adoro desenvolvimento de personagens e relações. Só vocês verem que meu mangá preferido é Genshiken, o qual considero o mangá perfeito nesse quesito. Vi em Oreimo (como os japas chamam a série pra economizar palavras) uma possibilidade grande nessa área , o que me fez garantir que assistirei todos os episódios.

Se assim como eu, você gosta de desenvolvimento de personagens e relações humanas, e é claro, as situações cômicas que elas geram, não deixe de conferir Oreimo, creio que não vai se arrepender.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Ok, antes de começar, já aviso que simpatizei muito com […]

6 thoughts on ““Ore no Imouto”… ou “Minha Irmã Não Pode Ser Tão Fofa””

  1. Que bom cara que você reconheceu as mesmas qualidade que eu (do pouco que conheço de você, isso era esperado), porque tem gente que não.

    Deu uma olhada no mangá?
    Tenho conhecido que me deixou de cara por dizer que a Kirino no mangá é melhor. Sério, quem pensa assim, abre os olhos!
    Não apenas o tranço não tem nem comparação, lembrando que o do anime é o MESMO do livro, mas o jeito da Kirino no mangá é de puta. Não tem como definir melhor. É muito trejeito ridículo, sem sutileza nenhuma, tanto que fiquei surpresa ao assistir ao anime. No anime, você vê como ela é tímida, tendo vergonha do hobby dela e ao mesmo tempo que demostra realmente amar ao falar deles.
    A diferença é absurda, parece quase outra história.

    O mangá não me empolgou pelo potencial desperdiçado que via a cada página, mas o anime deverá corrigir esses erros e ser uma série bem agradável, com algo mesmo de Genshinken, com relacionamento entre personagens e sociedade e saber viver do jeito como você é.

    Acho que quem frequenta aqui já tem algum nível de maturidade em relação a animes e histórias, mas caso não, poer favor, não desperdice seu tempo vendo os animes podres da temporada.

    1. Não li o mangá porque justamente queria ver o que o anime ia trazer pra mim. Como gostei muito da Kirino do anime, acho que vou deixar o mangá de lado.

      Muita gente criticou a série nesse primeiro episódio dizendo que mais pra frente provavelmente ela iria descambar pra mesmice e pros clichês… eu tomo o direito de descordar. Pra mim o anime vai é seguir a linha de Genshiken e a Kirino do anime vai seguir a linha Ogiue de ser. E toda personagem que se parece com a Ogiue tem uma parcela da minha atenção.

      E por sinal, graças a um comentário que recebi no twitter, já tenho o tema pro meu próximo post de Oreimo, “Kirino está mais pra Ogiue ou pra Azusa?”… mas é claro que deixarei mais episódios rolarem pra fazer uma avaliação mais justa. Aguardem!

  2. Eu já conhecia o mangá, mas só tinha visto imagens.
    Acabei dando uma lida por alto só depois de assistir ao anime.
    Pelo que vi que terá nos próximos episódios, tem potencial. Torcendo para que seja aproveitado.

Deixe um comentário!