Editorial 006 – Video Quest, Tempo, 1 ano do Tsunami, Entrevistas, Melhores Aberturas da Temporada, Colaborem

Video Quest

Ontem entrou no ar o programa #30 do Video Quest. Para quem não conhece, se trata de um vlog sobre animes e mangás que a cada programa fala sobre uma série diferente, sempre com conteúdo e bom humor. Se nunca assistiram, confiram o blog dos caras aqui. Mas o motivo desse destaque é que esse último programa foi sobre Bakuman e, bem, vocês sabem o quanto eu gosto dessa série. Movido a isso, decidi fazer uma video-resposta curtinha comentando alguns pontos que eles abordaram. Confiram abaixo:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=c-OZBlK14CM

Tempo

Já repararam como todo mundo diz que não tem mais tempo pra nada? Eu mesmo as vezes me vejo pensando dessa forma. Porém, a realidade é que 24h era tempo pra caramba e ainda é. Nesses dois últimos dias fiquei em casa por estar doente e pude ver que, na verdade, o que acontece é que eu aproveito muito mal meu tempo. E assim é com a maioria das pessoas. Só o tempo que a gente gasta procrastinando na internet é suficiente pra gente ler livros, estudar, ver filmes, ler um mangá, o que quer que seja. Claro que não é para pararem de usar a internet, mas usem de maneira inteligente. Pra que ficar apertando F5 no facebook ou no twitter esperando pra alguém postar algo interessante? Entrou, viu que não tem nada de bom, desliga e vai fazer outra coisa. Um dos meus objetivos para esse ano é aprender a administrar melhor meu tempo. Seja por necessidade academico-profissional ou para minha própria diversão.

1 ano do Tsunami

Dia 11 marcou a data de um ano desde o último tsunami que devastou parte do Japão. Eu fiz um post sobre o assunto, mas completo aqui nesse editorial com duas galerias de fotos enviadas a mim pelo leitor @quartiers. Elas fazem parte do blog The Big Picture, dedicado a fotografia, e tratam, naturalmente, do Japão pós-tsunami. Elas podem ser conferidas aqui e aqui. Belas fotos.

Entrevistas

As entrevistas para a coluna “Conhecendo a Blogsfera” estão sendo feitas em um excelente ritmo. Era para uma ter saído domingo, mas devido a contra-tempos deve acabar saindo quinta ou sexta. Outra já está no forno para sair domingo! Muita informação legal vindo aí para vocês! Será que vocês adivinham qual o próximo?

Melhores Aberturas da Temporada

Eu recebi um e-mail do leitor Marcelo Toppo (?) perguntando se eu faria um ranking das melhores aberturas dessa temporada como eu costumava fazer antigamente. Não, não iria. Porém, vou deixar aqui as três aberturas que eu mais gostei. Comentem.

Kill me Baby
Poyopoyo Kansatsu Nikki
Another

Colaborem

Eu tenho gostado muito de escrever essa coluna Editorial e gostaria de abrir ela ao público. Para isso, basta vocês enviarem dicas de materiais que acham que seria legal aparecer e ser divulgada por aqui. Como o @quartiers fez com as galerias de fotos. Vale o que for. Release de um evento da sua cidade que você ache legal, um DVD que você comprou, gostou e quer recomendar, um site interessante que você descobriu, o que seja. Basta enviar pela aba “contato” no menu ali em cima ou então me procurar no twitter no perfil @didcart. Conto com a colaboração de vocês.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Video Quest Ontem entrou no ar o programa #30 do […]

5 thoughts on “Editorial 006 – Video Quest, Tempo, 1 ano do Tsunami, Entrevistas, Melhores Aberturas da Temporada, Colaborem”

  1. Muito boa resposta Digo,eu vi o VQ de Bakuman e também não gostei muito por que faltou falta de conhecimento ou um senso critico mais aguçado.

    Um exemplo que eu faço questão de citar é logo no começo do video quando ele reclamam que Bakuman poderia ser mais realista em sua proposta.Bom,como você pode cobrar realidade (não é este termo que eu gostaria de usar mas que seja)de uma obra que é publicada em uma revista na qual é dedica a leitores de uma faixa etária de 9~14 anos(um pouco mais,talvez até os 18 mas o grosso dos leitores da Jump são crianças de 10,13 anos..)?

    A mensagem tem sim que ser passada de forma lúdica e despretensiosa e eu ainda acho que Bakuman,pela idade dos leitores da Jump,é até duto em certos pontos.

  2. Excelente ponto levantado sobre o pq do criador de Bakuman não expor mais o processo criativo dos personagens no manga, realmente, não teria sentido ele desperdiçar boas ideias de capitulo em capitulo.

    E tempo é algo complicado, eu estou usando o http://www.pomodoro.me/ e esta me ajudando muito, pois me foco totalmente em algumas tarefas por pelo menos 25min, ajuda muito quando vou escrever alguma resenha ou responder emails.

    E legal vc ter postado os links que te enviei, no final eles foram uteis. XD

    Sobre as entrevista, eu gostei da iniciativa não vejo a hora de ler mais delas, minhas inscrições no Google Reader aumentaram e tbm as pessoas que sigo no Twitter. Hehe.

    E pretende fazer um post com os melhores da temporada?

  3. Eu achei Bakuman totalmente machista [2]
    Poucos autores conseguem ser tão misóginos e machistas igual o Tsugumi Ohba e o Takeshi Obata,algo me diz que eles tem sérios problemas com personagens femininas ou gostam mesmo de passar a idéia de inferioridade das mulheres.

  4. @Louise Nouvain

    Mas a sociedade japonesa é extremamente machista,ao menos aos olhos do ocidente.Não vou me aprofundar nisso mas eu concordo com a sociedade japonesa,o ocidente não entende que as mulheres no japão apenas tem o seu lugar assim como o homem e que ”descarrilhar” destes ”trilhos” merece punição e na sociedade japonesa a punição é por exemplo não empregar mulheres com filhos…

    Pode mem chamar de machista mas é o que eu pensdo,desde a idade da pedra o papel da mulher é cuidar da prole,todas as vantagens geneticas que a evolução deu para mulher é para desempenhar este papel: visão periferica,uma maior coordenação motora e um instindo materno feroz.

    Nós homens,temos um papel definido pela sociedade ,temos de arcar com as despesas da casa,ser o pilar da familia e se fugirmos de um destes deveres somos punidos principalmente pelas mulheres.

Deixe um comentário!