Temporada de Inverno 2011/12, a pior em muitos anos.

Eu estou revendo meus hábitos de assistir animes. Assistir às séries da temporada regularmente não está me dando mais a mesma diversão que me dava há algum tempo. Tenho buscado cada vez mais séries finalizadas, algumas mais antigas, etc. Ver semanalmente tenho deixado uns três ou quatro no máximo. Mas apesar desse meu novo status quo, não posso largar os lançamentos de vez pois tenho que estar antenado com o que está acontecendo para não deixar os leitores do Anikenkai desinformados. Foi então que decidi consultar as listas mais recentes das estreias da próxima temporada, Inverno 2011/12…

E tive uma surpresa. Me surpreendi ao ver quão baixa está a qualidade média da temporada que está por vir. Foi incrível constatar que da lista dos lançamentos, apenas três me chamaram a atenção. Desses três, um é uma continuação, outro eu vou ver só porque fiquei curioso e outro apesar de parecer bom, tem grandes chances de ser uma bosta. Em ordem, eles são:

1 – Nisemonogatari

Continuação de Bakemonogatari, uma série que gostei de assistir, mas sei que não é “para todos”.

2 – Brave 10

Não sou fã do mangá e não sabia que ele tinha visibilidade suficiente no Japão para ganhar um anime. Fiquei curioso e vou conferir como ficou.

3 – Another

Um anime com uma pegada mais no suspense, com uma temática interessante, mas que me passou um sentimento de incerteza e de potencial bomba.

Foram só esses três. SÓ ESSES TRÊS, de um universo de 22 estreias. Tem algo muito errado aí. Nem 20% de aproveitamento. Acho que nunca vi uma temporada tão ruim desde que comecei a acompanhar os animes por temporada, há uns 4-5 anos atrás. Incrível mesmo a falta de qualidade dos lançamentos. Pelo visto, a série de Black Rock Shooter não poderia ter vindo em uma temporada melhor. Vai servir de avatar de uma temporada fracassada.

E vocês, o que acharam da próxima temporada? Me perdoem não ter desenvolvido mais o assunto, mas o objetivo aqui era expor minha indignação quanto ao assunto. Não quero dar mais destaque do que merece uma temporada ruim como essa. Quando estrearem, aguardem posts sobre essas três séries escolhidas. Posts sobre as outras só se me convencerem a assistir, pois por livre e espontânea vontade, dificilmente irá acontecer.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu estou revendo meus hábitos de assistir animes. Assistir às […]

27 thoughts on “Temporada de Inverno 2011/12, a pior em muitos anos.”

  1. Cara, concordo com você quase 100%, mas Natsume Yuujinchou Shi (QUARTA temporada de um shoujo bem bacana) é de longe a melhor coisa disso tudo aí…
    Na minha opinião, o lado negativo não é culpa da temporada, mas sim reflexo da forma como a indústria tem caminhado atualmente.
    O lado positivo é que sobra tempo para ver outras coisas.

  2. Saudações

    Acho que estás um pouco exagerado, nobre Diogo…

    De minha parte, despertaram-se interesse: Recorder to Randoseru, Papa no Iu Koto o Kikinasai, Nisemonogatari, Ano Natsu de Matte Iru e Another. Isso deixando de lado alguns Filmes, OVA’s e OAD’s.

    Mas, acredito sinceramente que tudo que pode ser feito é esperar…

    Até mais!

  3. Peço perdão por não ter citado Natsume, mas nunca fui fã e não vai ser na 4ª temporada que vou mudar isso. Mas entendo que é uma série de qualidade sim, mas mesmo sendo, não salva a temporada.

  4. Ano Natsu de Matteru já causa grande hype por ser da mesma fonte de Onegai Teacher, coisa de baixa qualidade que não será.

    Sem falar em Gyo pelo ufotable, o especial de Lupin III e a finalização de Zero no Tsukaima.

    Tá faltando seriedade aí.

  5. Ainda podemos contar com a continuação de Prince of Tennis, o OVA(?) de Rurouni Kenshin e Berserk (apesar de não conhecer muito esse…)

    Que excelente temporada para estudar para os vestibulares!!!

  6. Na lista só 2 me interessam mais:
    Natsume Yuujinchou Shi e Zero no Tsukaima

    De resto não conheço muito… como sempre vou dar uma olhada no primeiro episódio das outras para ver se realmente não tem nada aproveitável…

    To sentindo falta de shoujo nessa lista (se não me engano é só Natsume Yuujinchou Shi mesmo) … caramba essa temporada tá pobrinha mesmo. Tem alguma possíbilidade de virem mais anúncios por aí?

  7. A temporada ta naum media, naum chega a ser ruim mas tabem naum eh grande coisa. Esses me agradam:

    Black Rock Shooter, Amagami, Zero no Tsukaima, High School DxD alem dos q vc ja citou. Fora q tem varios Ovas bons e o tao aguardado filme de Berserk q vai fazer o mundo tremer

  8. Bom, normalmente, quando me refiro a temporada estou falando das séries da TV.
    Se pegarmos os Ova’s, especiais e Movies, a coisa melhora. Nessas categorias: Berserk, Lupin Sansei, Gyo e Rurouni Kenshin são mais do que bem-vindos.

  9. Obviamente não estamos contanto OVAs e Filmes já que 99,9% das pessoas que estão lendo esse post nesse momento não poderão assistir esses filmes nessa temporada (já que eles saem no cinema japonês).

  10. kra essa temporada só e salva pelo natsume e pelo zero no tsukaima isso na minha opinião,eu achei que nessa temporada ia entra o anime medakabox mas sei lá eu não diria que é a pior temporada, mas que tá fraquinha isso tá, culpa das novas ideologias de trabalho em fazer mangas ,e na faltas de criatividade e novidades que refletem isso. Como o anime brave, já que o manga não é dos mais fortes e vai ter um anime.
    vamos ver no que dá.

  11. Sério, eu não achei esse temporada das piores
    Parece que Black * Rock Shooter vai me lembrar os tempos em que eu via Soul Eater
    Inu x Boku SS me lembra Kuroshitsuji
    Brave 10 eu ja lia o mangá
    Another parece ser bonito
    Ano Natsu de Matteru, por ser dos mesmo estudio que Onegai Teacher, que eu achei foda!
    High School DxD, um ecchizinho só pra passar o tempo xD

  12. O DidCart tem razão, não se pode contar os filmes e OVAS, que diga-se de passagem, salvariam a temporada.

    Realmente uma temporada fraca, por mais que defendam um título aqui e outro ali, não se consegue juntar 5 títulos com a qualidade de levar uma temporada.
    Por enquanto, na minha opinião, a temporada de Outono foi a melhor do ano.

  13. Tem duas coisas que me incomodam, a primeira é que alguns animes tem boas ideias e premissas interessantes mas que são estragadas para satisfazer os hard-otakus. A segunda é o esforço mínimo dos japoneses em conquistar o mercado ocidental.

  14. *_* Toradora

    = D zero no tsukaima

    = D amagami ss+ plus

    = D denpa onna to seishun otoko

    ; D usagi drop ( so espero que não seja o arco dela adulta)

    a ate que não esta tão ruim e ainda tem toradora *_*(um dos meus anime favoritos), está na media

  15. Eu particularmente estava esperando por essas continuações:

    Nisemonogatari
    Natsume Yuujin-chou shi
    New Prince of Tennis
    Zero no Tsukaima F

    De material novo eu tenho que verificar Brave 10 e Another,o material original deles parece ser de boa qualidade, principalmente Another. Ano Natsu de Matteru vou conferir por causa do criador, mas como eu amei um dos seus trabalhos e odiei o outro não me arrisco a dizer que vai sair alguma coisa boa disso. Os demais não atraíram minha atenção, mas quem sabe não haja pelo menos uma pérola no meio de tudo isso.

  16. Caraca, tão sensacionalista quanto o Datena, hem?

    De longe é uma das piores…? O pessoal falou a mesma coisa da temporada atual… Parece que agora que andam acompanhando os charts e comentando querem ver 10 Madokas por temporada, coisa que nunca existiu.

    O ano vai começar excelente com seqüências de duas séries exemplares que é Nisemonogatari e Natsume, para o público mais hardocre tem Milky Holmes e Zero no Tsukaima, que cumprem bem o seu papel e são um bom entretenimento, sem contar Amagami que é uma série muito competente ao que se propõe e agrada os seus fãs.

    Não vamos esquecer também que Onegai Teacher/Twins são bem populares por aqui e uma série do mesmo criador pode cair nas graças desse público, também há Another que uma série com uma temática não tão tradicional de horror e que está nas mãos de não apenas a excelente P.A. Works, mas também de Mizushima Tsutomu um dos principais envolvidos na produção de Genshiken.

    E ainda para o pessoal que curte os battle shōnen tem o Brave 10 e para as fujioshi de plantão tem um novo Prince of Tennis

    Isso sem comentar é claro, dos filmes e OVAs que seria um outro comentário a parte e que também esse chart provavelmente irá sofrer alterações e podem aparecer ou sumir séries.

  17. Na verdade eu tbm fiquei um pouco decepcionado com essa temporada, mas acho que foi um pouco de exagero,mas ok cada tem a sua opniao.
    Se bem que julgar animes apenas pela sinopse, as vezes é fria, o jeito e esperar 2012 e arriscar mesmo, nuca se sabe oque pode acontecer.
    Eu estou ancioso mesmo por BRS, espero um shonen bem interessante.
    Ah!! e logico, quase ia mes esquecendo, os OVAs e Movies concerteza são oque mais vai chamar a atençao nessa temporada de inverno

  18. Another a muito que tenho interesse em ler o livro, mas não tem tradução. Descobri que tem um mangá, mas o início me decepcionou muito e nem terminei de ler o primeiro capítulo.
    Entretanto sinto que estão apostando nesse anime e o estúdio a cargo dele deve se esforçar para fazer algo bom.

    Você está exagerando, parece que estava procurando só aquelas séries óbvias. Mas isso é mais por falta de tempo e saco para acompanhar coisas novas e tirar o atraso das antigas. E tem que prestar mais atenção nos alternativos.

    Kyousogiga, do Toei.
    Nos últimos anos é garantido ficar de olho nas série do Toei, e olha só, trilha sonora do Kou Otoni. Aposto que será interessante.

    E ainda vai ter Gyo e Yuri Seijin Naoko-san, não deixe de assistir.

  19. É normal as temporadas de inverno e verão serem mais fracas que as de primavera e outono em termos de estreias. Fico até grato quando aparece uma temporada fraca, pois assim dá para tirar o atraso com as séries da temporada anterior.

    Eu mesmo estou acompanhando mais de 10 séries que estrearam no mês passado, e a maior partes delas vai continuar até março no mínimo.

  20. Sinceramente é difícil vir coisa boa depois dessa temporada repleta de bons animes que eu esperava como HxH, Bakuman, Mirai Nikki (bom ou não é um hit), Working (slice of life que não sei porque eu gosto), Guilty Crown (não gostei mas fez sucesso). Minha opnião, a atual é uma das melhores e essa nada me chama a atenção. Concordo com o post flw.

  21. Confesso que assisti zero no tsukaima porque era o meu inicio nos animes de internet, não tinha base para julgar animes bons e ruins, também não assistiria ichigo 100% e Umicho, só citar outros exemplos.
    Não sou dos tempos old school da internet, na época da discada só baixava cavaleiros do zodiaco em 20 mb com extensão RM e nada mais.
    quando veio a banda larga finalmente consegui ir ao Hinata-sou para ver alguns animes diferentes, expandir minha lista.
    Nessa época zero no tsukaima já estava na segunda temporada episódio 3, como baixei e não vi motivos para não assistir, dei uma “maratonada” na primeira temporada e segui semanalmente com a segunda.
    Como já vi a terceira tempora também e por um “respeito” pela série, vou assistir o desfecho da trama.

  22. Apenas a quarta temporada de Natsume Yuujinchou me interessou (e se não me enganos,sairá , em algum fansub, Hotarubi no Mori E, da mesma autora *-*. O fandom agradece). O mais curioso é que só o @qwerty_br (e quem sabe o Troca Equivalente) acompanharam Natsume. Digo,SÓ esses da blogosfera animística….

  23. Só devo acompanhar mesmo Brave 10 e Area no Kishi, sendo que quase 100% de certeza eu devo deixar de ve-los se a temporada de Abril for boa.
    E vou dar uma olhada em Mouretsu Pirates

    Uma dica? Assista aqueles animes que você não conseguiu ver no ano passado.

Deixe um comentário!