14º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”

Depois de uma semana sem Bakuman e, consequentemente sem o nosso, agora tradicional, encontro, o 14º episódio foi lançado junto de uma nova abertura e encerramento.

Inicio nosso encontro falando da nova abertura que continua tendo a música Blue Bird como tema, mas agora com novas cenas aparecendo. Nessas cenas pudemos ter um preview de personagens que já são velhos conhecidos no mangá, com o Fukuda, Aoki e Nakai, que até então só apareciam no encerramento. Um fato interessante é que nessa segunda abertura eles valorizaram muito mais o aspecto “fazer mangá” da série, em oposição à primeira abertura onde muitas das cenas valorizavam o aspecto “romântico”. Muitos fãs respiram aliviados com essa escolha.

Quanto ao novo encerramento… excelente! Um dos melhores encerramentos que já vi. A composição e a aparição de vários personagens principais e secundários da história ficou muito boa e a música casou bem. Minha única crítica é quanto a ausência do Hiramaru. Um dos melhores personagens que apareceram até hoje no mangá não teve sua imagem gravada no encerramento. Bola fora!

No episódio em si, temos Takagi e Mashiro se esforçando para criarem um mangá mais mainstream e que dê maiores chances para eles serem serializados na revista. Eles acabam vindo com uma ideia que, apesar do Mashiro considerar genérica e um tanto comum demais, ele aceita pois “para mainstream está bom”. Obviamente o rascunho não agrada nem um pouco Hattori que tenta tirar essa ideia da cabeça dos garotos. Porém, ao final do episódio, nós vemos Hattori cedendo e colocando um ultimato para os dois. Eles teriam seis meses para apresentar algo que o convença a apoiá-los. Se nesse tempo eles não conseguirem produzir algo decente, Hattori irá pedir para deixar de ser o editor responsável por eles.

Aqui temos uma clara evidência da personalidade de Hattori que vale ser ressaltada. Muitos fãs o consideram como o melhor editor da revista até o momento e isso não é por acaso. Ele é um personagem que, ao mesmo tempo que sabe ouvir e entende a situação de seus autores, ele sabe também ter pulso firme quando é necessário, arcando com as consequências de seus atos e apostando neles. Apesar de mutias vezes parecer que ele quer sabotar o trabalho do Ashirogi, ele na verdade está pensando sempre no melhor para a dupla. E muitas vezes o melhor nem sempre é o que eles querem. Prestem atenção no Hattori, ele é um excelente personagem.

No episódio nós temos também um bom destaque para Eiji que apronta uma pra cima do seu editor. A sua série “Yellow Hit” será serializada, o editor pede o manuscrito para Eiji, mas quando vai receber, vê que o manuscrito não é de “Yellow Hit”, mas sim de “Crow”. O Editor-Chefe decide chamar Eiji ao departamento editorial para dar um jeito na situação. Quando ele lê o manuscrito de “Crow”, ele decide mudar as coisas e colocar esse para ser serializado, chocando a todos os outros editores.

Simultaneamente a esses eventos, Hattori está com Ashirogi no departamento e Eiji vai lá cumprimentá-los. Ele se apresenta como um grande fã da dupla e diz ter adorado o trabalho dos dois em “Dinheiro e Inteligência”. A dupla fica chocada com a declaração e, assim como o espectador, percebem que Eiji não tem má intenções no seu jeito de ser e nem quer o pior para Ashirogi, muito pelo contrário. E esse é um divisor de águas. A partir de agora, os meninos não tem uma mera rivalidade genérica, mas sim uma disputa de qualidade entre duas pessoas que querem mesmo é fazer e ler bons mangás. Uma disputa que renderá bastante no futuro.

Com esses eventos é fácil percebermos as características de Eiji. Ele não é malvado, só extremamente excêntrico. Ele faz as coisas da maneira que quiser, mesmo que isso acabe resultando em desrespeito à autoridade, como no caso com o editor nesse episódio. Claro que até o momento tudo tem sido uma maravilha pois apesar de tudo ele produz material de excelente qualidade, mas todos sabem, principalmente o Editor-Chefe, que Eiji é um gênio, mas ainda tem muito a aprender.

Bakuman é recheado de personagens interessantes. Fiquem de olho nos coadjuvantes e prestem atenção naquele assistente gorducho e mais velho. O nome dele é Nakai. Ele será um personagem bem polêmico no futuro… pelo menos no mangá foi. Vamos ver como vão tratá-lo no anime.

Por hoje é só. Espero vocês no próximo encontro! Para finalizar, assistam o novo encerramento:

httpv://www.youtube.com/watch?v=HGpqWhlVsnY

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Depois de uma semana sem Bakuman e, consequentemente sem o […]

2 thoughts on “14º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante””

    1. Pulei. Na verdade pulei até sem perceber. Muito se deu a vibe errada que foi causada pelos fansubs gringos estarem de mimimi com a série. Mas a vida segue e o 15º sai daqui a pouco…

Deixe um comentário!