Um Onizuka Moderno – Denpa Kyoushi

Lá nos idos de 1999 estreava no Japão o anime de Great Teacher Onizuka. Algum tempo depois a série chegou ao ocidente e todos nós pudemos conferir os métodos nada convencionais de um professor nada convencional em busca de tentar entender e educar seus alunos, não só academicamente falando, mas para a vida. Agora, uma nova geração vai poder experimentar algo bem semelhante com o anime de Denpa Kyoushi.

denpa_kyoushi_01

Kagami é um gênio que, depois da faculdade, decidiu simplesmente esquecer a vida “real” e passou a se dedicar apenas ao seu blog e aos seus hobbies otakus. Isso até ele ser forçado por sua irmã a arranjar um emprego como professor na escola onde ele estudou. Embora relutante no começo, Kagami decide abraçar sua nova posição e decide fazer a diferença na vida de cada um de seus alunos.

>> Denpa Kyoushi EM UM MINUTO! (vídeo)

É curioso pensar como, apesar dos 15 anos que separam as duas obras, pouca coisa mudou no universo escolar japonês. Ousaria dizer até que, se mudou, foi pra pior. Casos de bullying são cada vez mais frequentes e mais maldosos e a postura de diversos professores e do sistema educacional como um todo é quase que de indiferença. “Fortalece o caráter”, diriam alguns. É… acho que não.

denpa_kyoushi_03

O fato é que isso explica bem o sucesso não só do próprio Denpa Kyoushi, mas também de Assassination Classroom, por exemplo. São animes e mangás que mostram que nem todo aluno é igual, que cada um tem seus problemas, dificuldades e sonhos e que como um professor que foge do padrão, seja por ser um ex-delinquente, um gênio otaku ou um molusco alienígena sorridente, pode fazer a diferença em suas vidas. Coisa que os professores de hoje falham muito em fazer.

Já pararam pra perceber como na maioria dos animes a figura do “professor” é quase inexistente ou não definida. Fica em segundo plano, desfocado, etc. Isso nada mais é do que, infelizmente, o reflexo de como grande parte deles são vistos por seus alunos: meros “robôs” que apenas “ensinam” as matérias e nada mais.

Desse modo, Denpa Kyoushi se mostrou uma grata surpresa. Tecnicamente o anime deixa bastante a desejar. O trabalho que a A1 Pictures fez com a adaptação podia ter sido bem melhor, mas há até quem diga que deu um ar old school que colabora com o clima do anime.

denpa_kyoushi_02

Independente disso, acho que o forte desse anime vão ser as situações cômicas, e acredito que até certo ponto dramáticas, como vimos nesse primeiro episódio, envolvendo seus curiosos personagens. Além disso, poder ver como o Kagami vai fazer uso de seu aparentemente inútil conhecimento otaku de maneira prática já vai ser bastante curioso. Resta saber se Denpa Kyoushi seguirá se mantendo interessante, mesmo tendo um plot “repetitivo”, assim como GTO fez.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Lá nos idos de 1999 estreava no Japão o anime […]

8 thoughts on “Um Onizuka Moderno – Denpa Kyoushi”

  1. Eu como leitor do manga, achei uma adaptação fraca … mas muita gente gostou .
    Bom o protagonista no anime , ao meu ver, ficou bem mau retratado ele ficou parecendo um débil diferente do manga.
    A animação , parte técnica, achei outro ponto negativo . Por isso ficarei com o manga.
    Bom post … 🙂

      1. Esse primeiro episodio adaptou o primeiro capitulo do manga, e no manga as coisas tinham mais “impacto”. O ritmo era melhor na minha opinião, no episodio pareceu corrido. No manga tinha mais enfoque no “absurdo” que o Kagami faz pra ensinar os alunos e no anime isso se perdeu um pouco, mas acho que vai melhorar nos próximos episódios.

        Acho que vale a pena ler o primeiro capitulo pra fazer uma comparação.

  2. O anime eh interessante mas o manga eh superior ,mas ainda assim não eh superior ao Delinqüente de cabelo loiro Fodão que faz cosplay de kenshiro kkk

  3. Mudou para pior tanto na vida real como na ficção, me deu um desgosto ler o termo “Onizuka moderno”…
    É triste perceber que protagonistas como ele estão extintos.

  4. Vale ressaltar que o primeiro episódio de Denpa Kyoushi teve uma ótima audiência na TV Japonesa, superando DBKai, Pokemon e Youkai Watch.

Deixe um comentário!