O Retorno do Xerife Espacial Gyaban!

Gyaban Movie

Olá, eu sou o Azrael e agora estarei por aqui escrevendo sobre Tokusatsus. Para começar bem vamos de Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban) que foi a primeira série da franquia Metal Hero e estreou na TV Asahi no dia 5 de março de 1982. No Brasil ele foi transmitido com o nome de Detetive Espacial Gyaban na Globo e na TV Gazeta.

A História

A organização criminosa Makuu, liderada por Don Horror, pretende dominar o universo por meio da força e do medo. Depois de muitas batalhas e conquistas eles encontram uma pedra pelo caminho: o planeta Terra. Ao invadir o planeta e tentar domina-lo eles chamam a atenção da União da Policia Galáctica, que envia o detetive Ichijouji Retsu para barrar os avanços da Makuu. Utilizando-se da armadura de combate, que o transforma em Gavan, ele deve lutar contra toda uma organização criminosa com o auxilio de Mimi, sua parceira nesta difícil tarefa.

Opinião

Gyaban, ou Gavan como ficou conhecido no Brasil, é um marco na historia dos Tokusatsus. Primeiro por criar o gênero Metal Hero e segundo por ser uma das melhores series da Toei.

Seus sucessores diretos, Sharivan e Shaider, também fizeram muito sucesso, mas esse último finalizou a trilogia dos xerifes espaciais e Gyaban foi sendo esquecido no tempo com a chegada da nova leva de Metal Heros, como Jaspion, Spielvan e Jiraiya. Isso até a Toei resolver criar a homenagem mais foda do mundo a sua maior franquia, os Super Sentai: Kaizoku Sentai Gokaiger.

Gyaban e Gokaiger

Gokaiger, que é a 35ª serie de Super Sentai, fez um trabalho primoroso ao trazer de volta todos os outros Sentais e reuni-los no mesmo lugar. Mas a Toei não se contentou com isso e resolveu fazer o crossover mais legal que eu já vi: Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gyaban: The Movie. No filme, Gyaban é enviado à terra, pela Policia Galáctica, para prender os Gokaigers.

Após conseguir capturar os piratas, ele os leva para o seu comandante que se revela um espião do Império Espacial Zangyack, que querem conquistar a terra. Dai pra frente vemos a luta dos Gokaigers em conjunto com Gyaban, para frustrar os planos do Zangyack.

http://www.youtube.com/watch?v=Kjd24gEQgYg

O filme foi um sucesso e logo a Toei resolveu fazer um “solo” do nosso amado Xerife. No filme teremos a passagem do bastão para um novo Xerife e também a participação dos dois sucessores naturais do Gyaban, Sharivan e Shaider. Vai ser épico! Fiquem com o gostinho do que vem por ai:

http://www.youtube.com/watch?v=5sGOSUMqvg8

Bem, esse foi o meu primeiro post para o Troca Equivalente, espero que vocês tenham gostado e se tudo correr bem, quem sabe eu não convenço o nosso líder a me deixar fazer vídeos para essa seção, não é mesmo? Até o próximo post.

Olá, eu sou o Azrael e agora estarei por aqui […]

10 thoughts on “O Retorno do Xerife Espacial Gyaban!”

    1. Oi Maycon,

      Então esse Azrael é o do Video Quest sim, agora ele estará semanalmente escrevendo sobre tokusatsu aqui para o Troca Equivalente.

  1. Nooossa o visual dele ficou muito melhor agora.
    Pena essas coisas só ficarem no japão T.T

    Naum conheço muito de toku mas esse achei bonitinhu

  2. Po, Gavan… saudades desse metal hero, fez a minha infância junto com Sharivan e Shaider, o trio de detetives espaciais *_*. Eu vi o filme do Gavan e Gokaiger, mto foda, agora to na espera desse filme solo do Gavan ^^

  3. Cara, só tenho pra dizer…Sensacional! Eu que não tive a oportunidade de ver a serie (Sou velho, mas nem tanto assim. xD) vou poder ver o Metal Hero de volta depois do crossover com Gokaiger na tela do computador, quando assisti o filme deu uma vontade de ver a serie…mas… sabe é velho e tipo ia ser um c* assistir com aqueles efeitos especiais da década de 80, né?

    Depois do crossover, teremos um filme solo do Detetive Espacial e também uma participação especial do novo Gavan nos episódios de Go-Busters! Que volte os Metal Heros para a televisão japonesa o mundo Tokusatsu necessita disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *