O Retorno do Xerife Espacial Gyaban!

Gyaban Movie

Olá, eu sou o Azrael e agora estarei por aqui escrevendo sobre Tokusatsus. Para começar bem vamos de Uchuu Keiji Gyaban (宇宙刑事ギャバン Uchū Keiji Gyaban) que foi a primeira série da franquia Metal Hero e estreou na TV Asahi no dia 5 de março de 1982. No Brasil ele foi transmitido com o nome de Detetive Espacial Gyaban na Globo e na TV Gazeta.

A História

A organização criminosa Makuu, liderada por Don Horror, pretende dominar o universo por meio da força e do medo. Depois de muitas batalhas e conquistas eles encontram uma pedra pelo caminho: o planeta Terra. Ao invadir o planeta e tentar domina-lo eles chamam a atenção da União da Policia Galáctica, que envia o detetive Ichijouji Retsu para barrar os avanços da Makuu. Utilizando-se da armadura de combate, que o transforma em Gavan, ele deve lutar contra toda uma organização criminosa com o auxilio de Mimi, sua parceira nesta difícil tarefa.

Opinião

Gyaban, ou Gavan como ficou conhecido no Brasil, é um marco na historia dos Tokusatsus. Primeiro por criar o gênero Metal Hero e segundo por ser uma das melhores series da Toei.

Seus sucessores diretos, Sharivan e Shaider, também fizeram muito sucesso, mas esse último finalizou a trilogia dos xerifes espaciais e Gyaban foi sendo esquecido no tempo com a chegada da nova leva de Metal Heros, como Jaspion, Spielvan e Jiraiya. Isso até a Toei resolver criar a homenagem mais foda do mundo a sua maior franquia, os Super Sentai: Kaizoku Sentai Gokaiger.

Gyaban e Gokaiger

Gokaiger, que é a 35ª serie de Super Sentai, fez um trabalho primoroso ao trazer de volta todos os outros Sentais e reuni-los no mesmo lugar. Mas a Toei não se contentou com isso e resolveu fazer o crossover mais legal que eu já vi: Kaizoku Sentai Gokaiger vs Uchuu Keiji Gyaban: The Movie. No filme, Gyaban é enviado à terra, pela Policia Galáctica, para prender os Gokaigers.

Após conseguir capturar os piratas, ele os leva para o seu comandante que se revela um espião do Império Espacial Zangyack, que querem conquistar a terra. Dai pra frente vemos a luta dos Gokaigers em conjunto com Gyaban, para frustrar os planos do Zangyack.

http://www.youtube.com/watch?v=Kjd24gEQgYg

O filme foi um sucesso e logo a Toei resolveu fazer um “solo” do nosso amado Xerife. No filme teremos a passagem do bastão para um novo Xerife e também a participação dos dois sucessores naturais do Gyaban, Sharivan e Shaider. Vai ser épico! Fiquem com o gostinho do que vem por ai:

http://www.youtube.com/watch?v=5sGOSUMqvg8

Bem, esse foi o meu primeiro post para o Troca Equivalente, espero que vocês tenham gostado e se tudo correr bem, quem sabe eu não convenço o nosso líder a me deixar fazer vídeos para essa seção, não é mesmo? Até o próximo post.

Olá, eu sou o Azrael e agora estarei por aqui […]