5 indicações de animes shoujo

Olá pessoal! Aqui é a Tamihsu, e vou começar a escrever matérias aqui no Troca Equivalente! Como sou uma pessoa bem eclética, pretendo abordar diversos temas que considero interessantes e que também estejam em falta aqui no blog. Um dos assuntos seria a demografia Shoujo. Espero que possamos nos dar bem!

Mesmo sendo uma garota devo admitir que não sou do tipo que tem muito orgulho por ler e ou assistir animes e mangás da demografia shoujo. Até tenho um pouco de receio em dividir minhas experiências com esse universo. Mas, deixarei a vergonha de lado, afinal estamos no incrível mundo da internet! Gostaria de destacar bons animes que possam agradar a vocês, então bora lá!

Os mangás shoujos tem como público alvo garotas de 10 à 18 anos, então, em suas histórias temos desde vida cotidiana até romances que destacam os sentimentos mais profundos dos personagens, e geralmente tem como protagonista garotas.

Começando por dois clássicos que acredito que a maioria com faixa etária acima de 20 anos deve ter assistido, ambos possuem como personagem principal garotas!

Sakura Card Captors

animesShoujo_0000_Layer 4
(meu dedo pra vocês, brincadeira ahahahah)

Mangá criado pela Clamp e tem como gênero (shoujo/mahou-shoujo), nele acompanhamos a história de Sakura Kinomoto de 10 anos que um dia encontra o misterioso Livro Clow e o abre, ao ler uma das cartas contidas dentro do livro, desperta seu poder (vento) que espalha todas as cartas cidade a fora, o guardião Keroberos explica que essas não são cartas comuns e que representam um grande perigo ao mundo, e ela sendo responsável por suas ações foi nomeada a “cardcaptor” que agora poderia localizar e recapturar todas as cartas perdidas.

Eu particularmente aconselho esse anime (e o mangá) por ser um clássico e também ajuda bastante a entender as histórias de XXXHOLIC e Tsubasa Reservoir Chronicle, já que esses universos se cruzam diversas vezes.

Bishoujo Senshi Sailor moon

animesShoujo_0001_Layer 3

Tsukino Usagi é uma menina de 14 anos de idade estudante colegial. É muito chorosa e meio lenta para entender as coisas, além de muitas vezes ir mal na escola. Em um dia particularmente ruim, ela encontra com um gato preto que pode falar! O gato, Luna, concede a ela o poder de se transformar em Sailor Moon, para salvar o mundo contra o Reino das Trevas e seu governante do mal.

Em 2014 o Mangá foi lançado aqui no Brasil pela JBC, em um conjunto de 12 volumes.

Estes já considero como animes interessantes que abordam um pouco sobre fantasia e mitologias orientais, acho bem interessante o imaginário oriental, sobre histórias de deuses e youkais (criaturas sobrenaturais).

Fruits Basket

animesShoujo_0003_Layer 1

Acompanhamos Tohru Honda uma menina órfã de 16 anos de idade, que é convidado a viver na casa de seu colega de classe, Yuki Souma, e seus primos. No entanto, esses rapazes e partes do resto da sua família, possuem uma maldição; se qualquer um deles for abraçado pelo sexo oposto, transforma-se em animais do zodíaco chinês. Com o decorrer da história percebemos como essa maldição detém de uma horrível crueldade.

Na verdade eu li esse mangá quando estava 8º série, na época eu gostei bastante e tenho lembranças muito positivas a respeito, é realmente interessante como não há muito o contato físico nos shoujos (se é que me entendem) e nesse mangá ele certamente faz sentido em não existir.

Natsume Yuujinchou

shoujo

Nessa história temos um protagonista do sexo masculino, Takashi Natsume de 15 anos esconde um segredo envolvendo youkais, desde que se lembra ele tem sido constantemente perseguido por esses espíritos. Natsume descobre que sua falecida avó Reiko passou para ele o Yuujinchou, ou “Livro dos Amigos”, que contém os nomes dos espíritos que ela trouxe sob seu controle. Sendo essa a real razão pela qual estes seres enfurecidos agora assombram sua vida, tendo assim a esperança de alcançar a sua liberdade.

Tem um clima suave como só esses animes sobre mitologias e fantasias japonesas conseguem trazer para nós, eu achei bem interessante e também particularmente gosto da demonstração de sentimentos e das histórias dos youkais.

Hotarubi no Mori e

animesShoujo_0004_Background

Hotaru Takegawa de seis anos de idade, se perde na floresta antiga, enquanto visitava seu tio. Exausta e desesperada por ajuda, Hotaru é encontrada por Gin um youkai que mora na floresta e usa uma máscara de raposa, e em seu alivio corre para abraça-lo, contudo ele a adverte que não pode ser tocado por um humano, pois no dia que for tocado, ele irá desaparecer. Apesar de ser separadas por distância e planos de existência, Hotaru e Gin tornaram amigos íntimos e em todo verão ela o visita. Mas conforme o tempo vai passando a relação entre eles vai ficando cada vez mais forte.

Eu gostei muito desse filme (não li o mangá), é muito bonito e tem a mesma suavidade que eu já havia mencionado. Não há muito o que comentar é uma história em que provavelmente já sabemos o que vai acontecer, mas mesmo assim vale muito a pena ver.

Olá pessoal! Aqui é a Tamihsu, e vou começar a […]