TOP 10 – Os melhores animes de 2016

Hora de fazer o balanço de todos os animes que foram lançados em 2016 e separar aqueles que entregaram algo a mais, que talvez fiquem na memória das pessoas por um bom tempo ainda. Vamos lá?

Agradecimento especial: Wesley Chen e João Paulo Gallo (Lii)


anime Erased
Erased (Boku Dake ga Inai Machi)

Episódios: 12
Estúdio: A-1 Pictures
Direção: Tomohiko Itou
Assistir agora

Boku dake ga inai machi é um anime que merecia mais episódios para fazer uma adaptação do mangá melhor. Embora tenha esses contratempos, a obra conseguiu deixar sua marca e muitas pessoas acabaram gostando da animação. Utilizando a junção de viagem no tempo e um toque de mistério investigativo, temos uma das produções mais marcantes de 2016!


animes Re:Zero
Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Episódios: 25
Estúdio: White Fox
Direção: Seiji Watanabe
Assistir agora

Re: Zero é o tipo de anime que eu não assistiria olhando à primeira vista, mas começou com os “pés no peito” para quem estava despreparado. Através de um episódio duplo no início somado aos cliffhangers, “viagens no tempo” e paranoia, Re: Zero conquistou um espaço forte entre os fãs de animes. Entre fãs que gostaram e outros que odiaram, o anime deixou sua marca certamente. Podem falar mal ou bem, no entanto, falarão da Rem…digo de Re:Zero!


anime Mob Psycho 100
Mob Psycho 100

Episódios: 12
Estúdio: Bones
Direção: Yuzuru Tachikawa
Assistir agora

Gostou de One-Punch Man? Pegue toda aquelas lutas superlegais, misture com um roteiro sobre um tímido jovem paranormal superpoderoso e você terá Mob Psycho 100. E a comparação não é sem motivo, as duas produções são adaptações de mangás de um mesmo autor, mas a segunda se destaca muito mais devido a sua boa história. Mas se você não quer saber tanto da narrativa e só está procurando boas lutas, fique tranquilo, a animação das batalhas é a coisa mais incrível que você verá em um anime também.


anime Tenkyou no Alderamin
Nejimaki Seirei Senki: Tenkyou no Alderamin

Episódios: 13
Estúdio: Madhouse
Direção: Tetsuo Ichimura
Assistir agora

Não é sempre que temos animes de guerra com foco nas estratégias, mas esse ano teve alguns de destaque. Através de sua narrativa simples da disputa entre uma monarquia e uma república, temos um ambiente ideal para tensões políticas. Coloque nessa fórmula um protagonista preguiçoso e gênio estrategista servindo a monarquia que tirou tudo dele! Dividido entre o dever e problemas pessoais do personagem principal, temos uma história que merece destaque e uma continuação!


anime Drifters
Drifters

Episódios: 12
Estúdio: Hoods Drifters Studio
Direção: Kenichi Suzuki

Coloque personagens históricos guerreando um contra o outro. Quem ganharia? Essa é uma das perguntas que sempre fazemos na discussão de bares com os colegas de classe. Como se isso não bastasse, coloque-os e um mundo de fantasia medieval como cenário de batalha. Embora não seja uma das animações mais fantásticas, o telespectador fica curioso para saber o desenrolar das novas estratégias implementadas nesse novo mundo, e como o choque tecnológico causado pela inovação dos armamentos alteram o cenário fantasioso.


anime Joker Game
Joker Game

Episódios: 12
Estúdio: Production I.G
Direção: Kazuya Nomura
Assistir agora

Como gostei desse anime, e talvez pelos motivos errados, justamente por ele não entregar o que se espera de uma produção desse tipo. A Production I.G. foi bem corajosa ao adaptar uma novel de espionagem que se passa as margens da segunda guerra mundial, e que em vez de focar na ação e na construção de uma grande narrativa dramática, vai para um caminho de tramas episódicas curtas e com um forte foco na psicologia que envolve entrar nessa profissão de espião. Por ser episódico nem toda história funciona magistralmente, algumas tem soluções simplistas, mas posso garantir que o saldo no final é bem positivo.


anime Konosuba
Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!

Episódios: 10
Estúdio: Studio Deen
Direção: Takaomi Kanasaki
Assistir agora

Konosuba, como é conhecido entre os fãs, não era um anime que tinha elementos originais. Utilizando toques de ecchi, harém, clichês e mais clichês; o anime tinha tudo para passar batido. Só que não foi o que aconteceu! Usando de humor retardado somado a uma tiração de sarro dos próprios clichês de animes de RPG, a animação teve seu próprio toque de originalidade.


anime Sangatsu no Lion
Sangatsu no Lion

Episódios: 22
Estúdio: Shaft
Direção: Akiyuki Shinbou e Kenjirō Okada
Assistir agora

Não se deixe enganar pelo visual fofinho desse anime, Sangatsu no Lion até tem seus momentos de humor e meiguice, mas o que torna essa história tão boa está longe de ser isso. O mérito dessa produção está na forma como a história bate forte em nossos sentimentos, em como ela mostra a fragilidade humana e a necessidade que temos em ter pessoas para nos apoiar e compartilhar essa caminhada que é a vida. Esse anime mostra o que muitos animes escondem, que a vida pode não ser fácil, mas que precisamos ter disposição e otimismo para continuar encarando tudo o que vem pela frente. É uma lição de vida apresentada atrás de simbolismos, como um tabuleiro de shogi (xadrez japonês), onde cada movimento possui uma consequência.


anime Showa Genroku Rakugo Shinju
Showa Genroku Rakugo Shinju

Episódios: 13
Estúdio: Studio Deen
Direção: Mamoru Hatakeyama
Assistir agora

Esse anime carrega tudo o que um ótimo drama poderia querer. É muito mais que uma história sobre um homem descobrindo a belíssima arte do Rakugo (uma espécie de monólogo teatral). É um anime de personagens fantásticos, cheios de nuances, com bons e maus momentos, mas providos de caráter. É um trabalho de direção competente que sabe tirar o melhor de cada detalhe técnico que a obra poderia proporcionar, que torna o anime muito mais que uma produção comercial, torna ele algo que dialoga com o que a arte tem de melhor. Peço de coração que deem uma chance a Rakugo Shinju.


anime Yuri on Ice
Yuri on Ice

Episódios: 12
Estúdio: MAPPA
Direção: Sayo Yamamoto
Assistir agora

Não é tão comum um anime causar um furor tão grande a ponto de derrubar o Crunchyroll. Mais incomum ainda é quando é um anime sobre patinação no gelo. Mas Yuri!!! on Ice fez isso, se provando muito mais que um anime de patinação no gelo e conquistando até mesmo um público que não costuma assistir anime com seus personagens extremamente bem construídos, dramas emocionais bem reais, lindas cenas de patinação no gelo e possivelmente a mais singela e realista história de amor do ano. O imenso fandom que nasceu esse ano é prova que Yuri!!! on Ice vai muito além da patinação, do romance e traz uma história sobre uma pessoa com seus anseios, sonhos e dificuldades de um modo que todos podemos nos identificar.


Quais foram os melhores animes de 2016 para você? Algum bateu com a nossa lista? Deixe comentário com as suas preferências.

 

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

Hora de fazer o balanço de todos os animes que […]