Dantalian no Shoka – Primeiras Impressões

Admito que comecei a assistir Dantalian no Shoka já com um expectativa bem alta, não somente por ser um anime da Gainax mas porque a premissa da história me interessou bastante. Gosto muito de livros e fiquei curioso para ver como esse anime retrataria essa tal Biblioteca Mística e como eles usariam os livros em sua trama.

Agora, após assistir os dois primeiros episódios posso dizer que estou bem satisfeito com o resultado obtido pela Gainax. Não acompanho a light novel no qual o anime se baseou, mas acredito que os elementos bons eles conseguiram pegar, já que o anime está de alto nível.

No primeiro episódio somos apresentados a Huey, um jovem de família rica que está voltando para a antiga casa de seu avô após a morte do mesmo. Chegando à mansão ele encontra Dalian, sentada sozinha em meio a milhares de livros, e diz para ela que o motivo dele estar lá é justamente o interesse na Biblioteca Mística. O que ele vem há descobrir um pouco depois é que Dalian não é uma simples garotinha ela é na verdade a guardiã da biblioteca, como o próprio anime diz ela é “o mundo” ou o “jarro do mundo” onde todo o conhecimento fica depositado.

O anime se esforça bastante em tentar explicar a mitologia que será explorada ao longo de seus 13 episódios. Toda a trama envolvendo a morte do avô de Huey e o interesse dele em ir à casa do suposto assassino/rival de seu avô passa a impressão de ser um recurso para podermos ser apresentados aos livros fantasmas e também aos poderes de Dalian. Mas mesmo assim o episódio empolga bastante, eu adorei a maneira como eles usam os livros como “arma de combate”, realmente achei algo bem inventivo e de bom gosto.

O suspense é muito bem explorado já no primeiro episódio, mas é no segundo mesmo que vemos todo o potencial que a série tem, achei bem interessante a história da Estella Lilburn e todos os acontecimentos que envolvem os personagens. Outro elemento que aparece apenas no segundo episódio é a abertura e ela está belíssima em todos os aspectos. O encerramento é outro que agrada bastante porque trás uma linguagem mais experimental e macabra. Se você acabar não assistindo o anime pelo menos procure ver a OP e ED porque elas ficaram boas mesmo. Em relação à história eu não vou entrar em muitos detalhes porque uma das graças do anime é justamente o suspense que ele cria para a resolução dos acontecimentos de cada episódio.

Eu disse que o encerramento era macabro!

O que posso adiantar para vocês é que vale a pena assistir Dantalian no Shoka, ainda é cedo para dizer se ele será um novo sucesso do estúdio tal como foi Evangelion e Tengen Toppa Gurren Lagann e acredito que até pela temática que ele possui isso dificilmente venha a acontecer. Mas com certeza estamos diante de um anime com grande potencial, espero que os próximos episódios comecem a explorar mais a trama principal e que essa trama tenha consistência para carregar o anime até o fim (com um final satisfatório de preferência).

Sobre Wagner

Wagner é o manda chuva do Troca Equivalente. Formando em algo sem relação alguma com o universo dos animes e mangás, está sempre por aqui dando seus pitacos. Pelo nome do blog já dá para imaginar qual é o seu mangá/anime favorito.

Admito que comecei a assistir Dantalian no Shoka já com […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *