Paprika

Paprika
パプリカ
Diretor: Satoshi Kon
Estúdio: Madhouse
Ano: 2006

Sejam bem-vindos a um mundo onde fantasia e imaginação se misturam em uma obra-prima da animação japonesa. Estou falando de Paprika, filme de 2006 produzido pela Madhouse e com direção de Satoshi Kon.

Antes de falar sobre Paprika, devemos falar um pouco sobre as outras obras de seu diretor, Satoshi Kon. Em 1998 ele nos apresentou um filme que até hoje é surpreendente, “Perfect Blue”, nos mostrando uma animação complexa e que “brinca” com o lado psicológico de seus personagens. Em 2001, Kon volta e lança “Millennium Actress”, agora misturando realidade e imaginação em um filme que é por muitas vezes lembrado como “o filme dentro de um filme”. Em 2003 o diretor então volta com um filme diferente dos anteriores, mas que não deixa de ser importante, “Tokyo Godfathers” e mostra de uma maneira linda como três mendigos cuidam de um bebê encontrado na noite de Natal. Três anos depois chegamos ao filme que irei comentar, Paprika, filme onde Satoshi Kon definitivamente usa toda a sua mente para criar um mundo cheio de mágica e fantasia onde a distorção da realidade e o lado psicológico de seus personagens é explorado ao máximo.

Paprika se passa em um futuro próximo onde é criada uma máquina revolucionária que tem o poder de entrar nos sonhos das pessoas. Tal máquina é criação de um Doutor chamado Tokita e usando tal invenção uma de suas colegas, a Pesquisadora e Psicoterapeuta Atsuko Chiba, cria um método de tratamento psiquiátrico extremamente eficiente. O problema é que antes de ser aprovada para tratamentos desse tipo, a maquina, chamada DC-Mini, é roubada. No começo a Dra. Atsuko não vê indícios de quem pode estar por trás de tal roubo, mas pouco tempo depois, muitos dos pesquisadores colegas de Atsuko começam a ter alucinações e a “sonharem acordados” fazendo assim com que ela assuma seu alter-ego chamado Paprika, uma garota que só existe no imaginário e que é responsável por entrar nos sonhos das pessoas para ajudá-las no tratamento. Porém a missão de Paprika agora é outra: procurar o responsável pelo roubo da máquina conhecido até então como o “Terrorista dos Sonhos”.

Assim que o filme começa já podemos perceber que a animação terá como forma de expressão cores fortes e vibrantes que estarão presentes durante praticamente toda a duração do filme. Quem conhece o trabalho de Satoshi Kon e já assistiu as suas produções sabe que o diretor usa desses detalhes para fazer com que, além de você prestar atenção no enredo, veja também outras coisas do filme que mesmo não tendo tanta relevância no entendimento da história, faça com que a animação se torne ainda mais bela de se assistir. Assim como Perfect Blue não é uma animação para todos por ter uma temática polêmica diferente de animes normalmente vistos por ai, Paprika requer certa atenção por causa de seu enredo. A sinopse inicial é apenas uma parte da verdadeira viagem que é assistir a esse filme.

Basicamente há dois personagens “reais” principais na série. A Dra. Atsuko Chiba e o Detetive Konakawa Toshimi, o responsável por cuidar deste caso envolvendo o roubo da maquina dos sonhos. A Dra. Atsuko quando está trabalhando é extremamente séria, convicta de suas ações e totalmente independente no laboratório onde trabalha. Ao contrário de seus colegas, ela realmente trata tudo com muito profissionalismo. Eu que gosto demais de Cinema, assim que vi o que a Dra. Atsuko fazia lembrei na hora do filme A Cela (2000) onde Jennifer Lopez interpreta a Dra. Catherine Deane e usa uma maquina para entrar na mente de um assassino. O método usado tanto em Paprika quanto no filme A Cela é bem parecido, porém em A Cela o paciente não precisa estar sonhando como em Paprika. Ambos os filmes não tem relação alguma, mas achei interessante comentar essa minha impressão.

Já o detetive Konakawa Toshimi é um cara igualmente sério, mas que sofre com um tipo de sonho que lhe atormenta há bastante tempo por causa de um amigo. Não agüentando mais ter esse sonho, ele procura a ajuda da clinica onde a Doutora trabalha. Apesar de nunca ter visto a mesma, ele acaba conhecendo Paprika e por sempre ela ajudá-lo procurando uma solução para este tormento, ele acaba se dirigindo sempre quando vai falar de Paprika como “A mulher dos seus sonhos”. A idéia é um tanto quanto cômica por parte do detetive, mas não deixa de ser interessante nesse ponto.

A partir de certo momento do filme, tudo começa a se transformar de uma maneira que você não consegue mais parar de assistir por ficar com vontade de saber o que está para acontecer. O desenvolvimento do filme é excepcional pois apesar de parecer confuso tendo vários sonhos e situações onde os personagens se envolvem, Satoshi Kon faz questão de deixar tudo devidamente explicado para seguir o filme em frente. Um ponto muito bom de notar também é que a cada sonho que Paprika entra atrás do bandido que roubou a máquina, ela usa um tipo de roupa para se adequar àquele ambiente e isso é usado de uma maneira tão genial e repentina que me fez lembrar totalmente o que o diretor fez em Millennium Actress. Lá, há horas que você não sabe o que é real e o que é história, pois tudo se mistura. Em Paprika o mecanismo é parecido pois junta irreal e real muito bem.

Paprika é um daqueles filmes que todo amante de animação, não só a japonesa, deve assistir. A maestria como este filme foi feito é sem igual, pois nos mostra um Satoshi Kon cada vez mais brilhante e que se preocupa cada vez mais com detalhes. Uma curiosidade sobre o diretor é que ele só dirigiu filmes onde ele mesmo escreveu o roteiro. Há certo egoísmo nisso, claro, mas a influência que esse diretor tem por causa de suas obras é algo incrível. O filme é licenciado no Brasil pela Columbia/Sony Pictures e pode ser encontrado por até R$ 19,90! É um material que vale totalmente a compra.

Paprika – 2006
País de Origem: Japão
Região: 4
Áudio original: Japonês
Dublagem: Inglês, Cantonês, Português, Tailandês.
Legendas: Chinês, Coreano, Espanhol, Inglês, Português, Tailandês.
Tipo de Áudio: Dolby Digital 5.1, Dolby Surround 2.0
Formato de Tela: Widescreen Anamórfico
Extras: Trailers, Making Of, Seleção de Cenas; Uma Conversa Sobre o Sonho; O Mundo CG do Sonho; A Arte da Fantasia.

Onde Comprar:[1], [2], [3], [4].

PaprikaパプリカDiretor: Satoshi KonEstúdio: MadhouseAno: 2006 Sejam bem-vindos a um mundo […]

2 thoughts on “Paprika”

Deixe uma resposta