Chilla’s Art: Incríveis Jogos Indies de Terror Japoneses!

Para todos aqueles que são fãs de jogos de terror indies, é quase impossível não ter ouvido falar nos jogos de Chilla’s Art.

Este é o nome de um grupo de desenvolvedores (ou talvez um desenvolvedor solo, não sabemos ao certo) que se tornou conhecido na última década por fazer jogos de terror extremamente únicos.

Muitos deles com mecanicas extremamente simples (alguns são basicamente Walking Simulators) mas cujo grande diferencial é a ambientação e a história por trás de cada uma das obras.

O portifólio do desenvolvedor soma-se em (pasmem!) 27 jogos lançados em um curto período de 6 anos! Seria mentira dizer que todos eles são bons, mas todos eles são certamente experiências únicas!

Qual é a temática dos jogos da Chilla’s Art?

Embora todos os jogos tenham a sua temática e níveis de polimento próprios, é possível sentir uma espécie de “melancolia” em todas as histórias, quase que uma assinatura do desenvolvedor.

Quando os protagonistas do jogo possuem voz em audio, é sempre uma voz baixa, calma, submissa, quase que se desculpando por fazer parte da experiência do jogador.

Os temas também sempre giram em torno de personagens que geralmente são muito submissos às horríveis circunstâncias em que são jogados, quase como se eles não tivessem nenhuma chance de final feliz – e mesmo em jogos com final feliz estes finais são sempre “agridoces”.

Alguns de seus títulos mais famosos incluem um dos primeiros a ‘estourar’ no cenário indie em 2019: Aka Manto. Um jogo sobre uma lenda urbana japonesa de um espírito vingativo mascarado que veste uma capa de chuva vermelha e sai atrás das pessoas para atacá-las.

Outro que chamou muita a atenção pelo seu gênero de “horror da classe trabalhadora” foi The Closing Shift de 2022. Nele somos uma atendente de uma loja de café ao estilo Starbucks que precisa atender vários clientes desagradáveis, ter que ouvir cantadas impertinentes e ainda lidar com um chefe mala.

Este é um dos jogos mais bem humorados da Chilla’s art e foi jogado por milhares de streamers só pela parte cômica de tentar fazer um latte às pressas para clientes irritados.

Um dos mais conhecidos: The Convenience Store

E falando em situações ruins no trabalho, o primeiro deste estilo que o estúdio produziu foi The Convenience Store onde você joga na pele de uma jovem que tem que trabalhar no turno da madrugada em uma lojinha de conveniência no meio do nada.

E antes que você pergunte, não… assaltantes são o MENOR dos problemas da protagonista. Este é o jogo MAIS jogado e com mais resenhas na página da Steam do estúdio.

O gameplay dele pode ser visto no video abaixo.

Porém, o título que foi baixado e jogado mais rapidamente do estúdio é o recente Shinkansen 0, lançado no mês de março de 2024 e já possui 500 resenhas na Steam!

Nessa história o protagonista está preso em um loop em um vagão de trem amaldiçoado e para conseguir sair dele ele precisa descobrir todas as anomalias e reportá-las.

Este é um dos estilos de jogos mais recentes a despontar no cenário indie de terror e tem feito grande sucesso com outros títulos de outras produtoras, como Exit 8 e I’m on Observation Duty. Abaixo, você pode conferir dois videos mostrando o gameplay completo do jogo e seus dois finais.

Ainda existem, literalmente, dezenas de jogos deste estúdio para você conhecer. E a parte boa é que muitos deles são bem baratinhos, custando entre 10 e 30 reais – e sempre costumam entrar em promoções!

Se você é fã de jogos de terror, jogos japoneses ou simplesmente gosta de ter experiências únicas com videogames, este estúdio deve ficar na sua mira!

    Conteudista, Designer, Ilustradora e Escritora - e eterna "casual gamer"!