Digimon Adventure 02 : O Início é um Filme de Terror (Isso é Legal)

Depois de mais de uma década sem algo relacionado a dublagem de Digimon no Brasil, vem nas salas de cinema Digimon Aventure 02: O Início, fazendo parte de uma nova leve de produções baseadas no universo de Digimon Adventure. Foram lançados uma série de ovas e um filme continuações do anime Digimon Adventure lançado no início dos anos 2000 com o intuito de vender nostalgia para os antigos fãs da saga. Infelizmente  nenhum dos ovas ou o filme de Adventure foram dublados aqui no Brasil com excessão desse novo filme que chegou nas salas de cinema baseado no universo de O2, que por sua vez é uma continuação do Adventure original. Por sorte boa parte do elenco do anime dos anos 2000 retorna com excessão dos dubladores que já abandonaram a área de dublagem.  As ultimas produções baseadas em Digimon vieram com uma qualidade questionavel, será que essa seria diferente ?

Digimon Adventure foi lançado no Brasil nos anos 2000 com uma ótima campanha de marketing o que fez com que a franquia tivesse um sucesso enorme no nosso país. Tazos, bolachas, pastas de dente, figurinhas, brinquedos, quadrinhos originais feitos no Brasil, uma abertura cantada pela famosa Angelica, reprises imparáveis no canal Fox Kids. A campanha de marketing fez com que a franquia tivesse um sucesso ainda maior que seu concorrente Pokemon ( Embora o primeiro filme de Pokemon ainda seja o filme de anime com maior bilheteria no país).  Mas Digimon é uma franquia conturbada, embora fosse mais linear ou madura que sua concorrente Pokemon, sofria por ser escrita por diversos roteiristas. O que em uma série episódica como Pokemon pode funcionar, mas uma linear como Digimon levava a diversas inconsistencias na narrativa. O elenco do protagonistas as vezes mudava de personalidade dependendo do roteirista, algumas tramas eram deixadas de lado, personagens como Taichi eram mais definidos pelo seu brazão que sua personalidade em si, sendo medroso, corajoso, intelingente ou burro dependendo do episódio e não de forma coerente, isso, assim como a qualidade de animação muito baixa que me fizeram depois de adulto, embora gostar, não considerar o melhor anime da franquia.

Adventure começou como um filme piloto feito pelo diretor Mamoro Hosoda baseado em um brinquedo chamado V-Pet. Nos anos 90 eram muitos famosos os brinquedos Tamagoshi nos quais você devia criar um bichinho, alimentar e cuidar como se fosse um animal de estimação real. A mesma empresa criou V-Pet como uma alternativa desse brinquedo para competir com Pokemon. Você ainda limpava seu coco, ainda cuidava de seu bichinho mas você treinava e botava para lutar. O brinquedo acrescentou uma mecanica interessante na qual você evoluia seu bichinho em diferentes linhas evolutivas dependendo de como você o criava.

Hosoda nesse filme piloto colocou todos os elementos do brinquedo original, com crianças encontrando seus Digimons e cuidando como bichinhos. Desse piloto Digimons são criaturas agressivas assim como nos brinquedos originais e adoram lutar. Todos os conceitos do piloto de Hosoda foram descartados com a chegada do anime Digimon Adventure (embora o filme seja considerado canonico no universo do anime) e ao invés disso um novo diretor assumiu, Hiroyuki Kakudõ. Esse diretor veio com novas ideias: E se tivessemos um elenco maior de protagonistas? E se eles evoluissem com o poder da amizade ao invés de treinamento? E se seguissem evoluções lineares? E se eles voltassem a ser fofinhos? Kakudõ modificou varios elementos da franquia a ponto de ela ficar irreconhecível. Os Digimons ao invés de terem seus visuais agressivos como no material original agora eram fofinhos, agora falavam e não eram mais bichinhos de estimação, eram amigos (o que vai contra toda ideia da franquia ser chamada V-Pet). Kakudõ dirigiu duas séries de Digimon, Digimon Adventure e Digimon Adventure 02, na época sem ter pesquisado a fundo sobre a franquia por isso ter ficado como ficou. Anos depois dirigiu o filme elogiado pela crítica Digimon X Evolution, dessa vez sim pesquisando sobre o lore da franquia. Mas desde então não tem retornado para a franquia com excessão de ser supervisor no game baseado em Digimon Adventure para PSP.

Coloquei o contexto no paragrafo anterior para mostrar o quanto as produções novas de Adventure foram prejudicadas. Hosoda não retornou nessas continuações e nem Kakuzõ. Embora Kakuzõ tenha feito uma má adaptação da franquia, todos os conceitos que ele criou o público gostou, tanto que permaneceram em todas as séries de Digimon desde então. Remover o príncipal diretor do Adventure nessas continuações, querendo ou não, as fazem parecer mais fanfics do que continuação por assim dizer. Os ovas Digimon Tree se sentinham assim, os personagens não batiam com suas personalidades de Kakuzõ. Os Digimons, embora em dialogos são ditos como melhores amigos dos protagonistas, raramente interagiam com os mesmos com o decorrer da história, sem falar de elementos inventados como Digimons morrer porque sim depois de um tempo. As ultimas continuações de Adventure foram realmente ruins mas será que essa mantem esse mesmo padrão de qualidade ?…

Por sorte não, de todas as continuações de Adventure é a que mais se sentiu fiel ao anime original, o que pode ser uma coisa boa ou ruim. Adventure 02 é uma das temporadas mais criticadas da franquia, graças a inconcistencias nas personalidades dos personagens, tramas ótimas que são deixadas de lado, narrativa perdida e muitas outras coisas. Eu particularmente gostei mais do que Adventure, o protagonista é mais ativo que Taichi, começa com um inimigo realmente aterrorizante e muitos conceitos de evoluções por armadura ou fusões são bem criativos. O problema é que em sua segunda metade não sabe onde ir e muitas coisas aleatórias aparecem. Mas em fim falemos do filme.

O filme pelo menos se sente como 02, diferente de todas as continuações de Adventure. Os personagens tem a personalidade que tinham em seu respectivo anime, os Digimons dessa vez interagem com os personagens ao invés de só ficarem parados com preguiça ou fome. Veemon e Daves interagem mais nesse filme que Tai e Agumon em todos os ovas e filmes de Adventure, dessa vez realmente sentimos que esses humanos e Digimons são amigos. Eu realmente fiquei emocionado  com a música do 02 passando no cinema, porque Buterfly (Abertura do Adventure) passou centenas de vezes no filme e nos ovas e essa música nunca passou no Brasil, enquanto  a abertura de 02 sim passava na TV. Mas ai que está o grande problema desse filme embora eu tenha elogiado esses elementos  o filme entrega pouco deles.

Os protagonistas de Adventure não são protagonistas do filme

O filme teve a ideia de introduzir um novo personagem para o filme e 90% do filme não vamos ver os personagens que vimos na infancia depois de anos, vamos ver esse novo personagem que acabamos de conhecer, isso é um defeito enorme do filme. Embora o personagem novo tenha seu carisma, uma construção, um desenvolvimento e ele que resolve o problema no final, se a ideia é vender um filme com os personagens de 02 depois de anos é porque quer entregar ao público os personagens de 02, cada minuto que passei com esse personagem novo eu queria com os personagens de 02. Os ovas e filmes de Adventure mesmo não respeitando os personagens pelo menos mostravam eles como protagonistas, diferente desse filme. Destaque para a dublagem brasileira que fez eles realmente parecerem como vimos anos atrás, sem parecer forçado. A dublagem pode mudar totalmente a percepção de um produto.

Um filme de terror ?

Eu gosto como toda a primeira metade do filme é dirigida e construida como se fosse um filme de terrror, acho uma ideia genial você passar de um anime fofo que marcou a infancia de muita gente para um gênero mais adulto como é o terror e até incluir sangue explicito em tela. Essa primeira metade eu gostei muito, mas é uma pena que não foi além disso. A ideia de um anime de terror de Digimon não é nova, temos a franquia Ghost Game, mas direcionar esse tipo de coisa para o público adulto é uma coisa que gostei.  Já houve um mangá que tentou essa ideia (Shadow Star Narutaru) mas não foi bem executada. Digimon Tamers, um dos melhores animes da franquia, tentou ir por esse caminho e ficou muito bom. Infelizmente na segunda metade o filme se acovarda e tem um final exageradamente otimista e infantil, inconcistente com o que foi apresentado em sua primeira metade. Muda de um anime adulto de Digimon para um anime infantil de Digimon padrão, eu poderia da uma nota maior a essa filme se não fosse essa decisão. Mas eu entendo que pode ter muitas crianças assistindo ao filme no cinema e poderia dar problema seguir enfrente com isso mas dou um ponto pela tentativa.

Conclusão

De todas as continuações de Adventure essa eu considera a melhor em questão de ser um filme auto-conclusivo, é uma pena eu queria ver mais dos personagens. As lutas conscistem em enfrentar tentaculos, o que é meio sem graça mas pelo menos são muito bem animadas diferente do 02 original. Acho um filme bom, vale a pena ver no cinema como experiência. Poderia ser muito melhor se focasse mais nos protagonistas ou seguisse a ideia de ser mais adulto, mas não difere muito dos filmes do 02 de antigamente. E pela dublagem acho que vale a pena assistir, melhorou bastante a experiência.

    Curto ver animes e jogos de maneira crítica. Adoro escrever.