Undead Girl Murder Farce – primeiras impressões

No dia 5 de julho estreou Undead Girl Murder Farce, anime produzido pelo estúdio Lapin Track e baseado no romance de Yugo Aosaki. A história gira em torno de uma detetive imortal, que possui somente uma cabeça, procurando por seu corpo enquanto resolve vários casos junto com seus dois assistentes. 

O anime se destaca pela sua animação criativa e lindos designs de personagens. Além disso, a interação entre os três protagonistas é bastante agradável de ver.  

 

O Matador de Onis

O anime começa com um homem, chamado Tsugaru, matando um monstro em um tipo de circo da era Meiji, em Tóquio. O homem mata a criatura sem nenhuma arma, usando apenas as mãos. Ele é conhecido como o Matador de Onis. A cena de luta não é tão empolgante, mas nos diverte. Também não tem problema as cenas de ação não serem tão brilhantes, afinal Undead Girl Murder Farce se propõe a ser uma história de mistério.  

Enquanto Tsugaru bate no monstro, o anime nos explica o contexto social em que essa história se passa. Nesse período houve uma caçada aos Yokais e outras criaturas sobrenaturais, que ficou conhecida como O Grande Expurgo. É interessante que essa explicação sobre a guerra acontece no momento da luta, combinando com a cena de violência.

No início do episódio, o anime foca em Tsugaru. Mostra ele interagindo com o pessoal do circo, onde um dos monstros cospe em sua cara. Ele também sai para passear na cidade. Compra alguma coisa de um comerciante que pergunta ao Tsugaru se ele pensa em procurar um médico. Por que? Acontece que o personagem tem listras azuladas pelo corpo todo. E pela pergunta do comerciante, não deve ser uma coisa muito comum no mundo de Undead Girl Murder Farce.

Tsugaru e sua listra azulada

É ainda mais interessante a cena que vem a seguir. Depois da pergunta do vendedor, um curioso flashback de seu passado é mostrado. E então vemos Tsugaru preso em uma cama completamente nu, dando a entender que ele foi usado em um experimento. Ao seu lado tem um homem de bengala, onde a ponta dela tem gravado a letra M, provavelmente o responsável por deixar essas marcas em seu corpo. O episódio lança, constantemente, pistas de que Tsugaru pode não ser um simples humano.

Outro ponto importante é que Tsugaru parece estar sendo observado. Tem uma cena, no seu quarto, onde ele sente a presença de alguém atrás dele, mas não encontra nada. Em outro momento, quando está na cidade, percebemos o reflexo de uma pessoa na água, dando a ideia de que alguém o persegue. É claro que depois ele descobre quem se espreitava nas sombras e o observava. 

 

O encontro que mudou o rumo de sua vida

Em uma noite, Tsugaru dá de cara com uma moça vestida de empregada, segurando uma gaiola coberta por um pano, saindo de seu quarto. Assim ele descobre que era ela quem o perseguia. 

Eles lutam. Depois de derrotar ela, Tsugaru escuta uma voz pedindo desculpas. Ele acredita que é a empregada falando com algum tipo de ventriloquismo, já que ela não mexe a boca. Mas só depois que a moça se aproxima da gaiola e tira o pano que a cobria é que Tsugaru percebe que quem falava com ele era uma cabeça sem corpo que estava na gaiola.

 

A empregada se chama  Hasei Shizuku e o nome da cabeça é Rindo Aya, que possui 900 anos.

Assim, começa um interessante diálogo de apresentação. Eles conversam sobre suas origens, desejos, vida e morte. É importante ressaltar que Undead Girl Murder Farce possui bastante diálogos. A conversa entre eles dura mais da metade do episódio, por exemplo. Porém não soa cansativo. Talvez porque o anime apresenta diferentes ângulos e técnicas criativas quando os personagens estão falando, tornando os momentos explicativos menos maçantes.

 

um exemplo de enquadramento criativo – rua que parece uma escadaria.

 

Mas afinal por que elas o perseguiam?

Descobrimos que seis meses atrás, um oni arrancou a cabeça de Aya, separando-a de seu corpo. E o mais interessante: que esse oni seguia ordens de um homem com uma bengala que tinha a letra M gravada nela! Tu lembra o que eu disse acima? É o mesmo homem que aparece no flashback de Tsugaru!

Ta, mas por que Aya está atrás de Tsugaru? Por que ela deseja morrer. Como ela não tem corpo, Aya não quer continuar vivendo só como uma cabeça. Mas o único jeito de um imortal morrer é se um oni matá-lo. Por isso ela estava atrás de Tsugaru. Enfim, temos a confirmação de que Tsugaru é na verdade um meio humano e meio oni, fruto de um experimento feito pelo homem de bengala!  

Aya percebe que Tsugaru não tem muito tempo de vida, então promete prolongar a vida dele. Em troca, ele deve matar ela. Porém Tsugaru, ao descobrir que o mesmo homem arruinou suas vidas, propõe outra ideia. Ir atrás do cara de bengala e recuperar o que foi tirado dela. Aya topa e assim eles selam o acordo com um beijo. 

 

Conclusão

Em Undead Girl Murder Farce, a interação entre os protagonistas é muito boa. Percebemos que Tsugaru está encantado com Aya. Tem um momento em que ele segura a ponta de seus cabelos e diz, com uma voz suave e olhos meigos, “vou garantir que você tenha a sua diversão”, beijando no final a ponta do cabelo. Além disso, ele parece gostar de provocar Shizuku. Quando a empregada fala que seguir as ordens do mestre é um negócio de família, Tsugaru zomba disso dizendo que ela tem “visão estreita”, o que a deixa irritada e nos diverte. 

Além disso, o que achei intrigante também é que o culpado já foi revelado. Geralmente em histórias de detetives, o responsável pelo crime é revelado no final. O que me deixa com uma pergunta: Se já sabemos quem é o culpado, o que mais Undead Girl Murder Farce tem para nos contar? Isso me deixa muito curiosa para saber como vai ser daqui para frente.

O anime está disponível na Crunchyroll