Bungo Stray Dogs (4° temporada) – Review

Bungo Stray Dogs é um anime produzido pelo estúdio Bones e baseado no mangá de Kafka Asagiri e Sango Harukawa. A história gira em torno dos membros de uma agência de detetives com habilidades especiais que protegem a cidade. 

Na quarta temporada, a Agência de Detetives Armados precisa derrotar um grupo de terroristas chamado de “Decadência dos Anjos“. Porém não será uma tarefa fácil, pois o inimigo é capaz de reescrever a realidade. Além dos terroristas, também aparecem novos personagens de um grupo militar, conhecidos como “Cães de Caça”. É, talvez, o arco em que a agência de detetives encontra mais obstáculos e dificuldades, com dois grupos poderosos perseguindo-os.

 

Novos personagens poderosos

Nessa temporada tivemos novos personagens interessantes e poderosos. Dois grupos bem distintos aparecem, causando problemas para a Agência de Detetives Armados.

O primeiro deles é a “Decadência dos Anjos”, um grupo terrorista que tem o objetivo de acabar com o Estado. Além de serem muito estratégicos e inteligentes, a Decadência dos Anjos possui uma página de um livro mágico capaz de reescrever a realidade, o que a torna ainda mais assustadora e poderosa. 

São maravilhosamente manipuladores.  A cena em que o grupo incrimina a agência de detetives de assassinato é bastante tensa. Ela transmite, de forma muito boa, o prelúdio de algo perigoso, deixando aquela sensação de que deu ruim para os nossos protagonistas. Ao ver os detetives, de repente, trocando de lugar com os verdadeiros assassinos, conseguimos sentir que eles estão realmente com problemas. É uma cena impressionante.

Além da Decadência dos Anjos, outro grupo aparece para complicar a vida dos protagonistas. Como os detetives foram acusados de assassinato, um grupo militar de elite, conhecido como Cães de Caça, recebe a missão de capturar e prender os membros da agência. 

Formado por cinco integrantes, os Cães de Caça também são bem poderosos. O grupo militar protagonizou boas cenas de perseguição, seja enfrentando os detetives ou outro inimigo. 

 

Destaques da temporada

A nova temporada de Bungo Stray Dog é marcada por interessantes reviravoltas que acontecem o tempo todo. Uma das grandes surpresas da temporada é Tachihara. Ele tem um papel muito mais importante aqui, principalmente no final do anime (o que foi aquilo gente!!). Ainda, o personagem ganhou mais camadas e profundidade com a revelação do seu passado e suas motivações para estar na Máfia do Porto. 

Michizou Tachihara – Crédito: Bungo Stray Shots

Além dele, a doutora Yosano também ganhou um arco emocionante sobre seu passado perturbador, onde explica como ganhou o apelido de “anjo da morte” durante a guerra, enquanto trabalhava como enfermeira. É ainda mais interessante quando seu passado vem à tona. Em uma situação no presente, uma figura misteriosa aparece trazendo consigo o colar de alguém que foi importante para Yosano anos atrás. A conexão da doutora com esse personagem é mais uma das várias surpresas legais dessa temporada Bungo Sray Dogs. 

Além disso, ficamos sabendo mais do passado de Ranpo e Fukuzawa. Na verdade, a temporada começa com essa história, onde conta como foi o surgimento da agência e o início da relação quase paternal entre Ranpo e Fukuzawa. 

Em um arco de três episódios, assistimos os dois personagens resolvendo um caso envolvendo uma organização chamada V, que aterroriza um grupo de artistas durante uma apresentação. É sempre muito prazeroso ver Ranpo investigando e desvendando casos usando seus métodos de dedução, tomando decisões arriscadas e deixando Fukuzawa preocupado. 

Um detalhe interessante que vale a pena mencionar é que esse arco começa em preto-e-branco e muda para uma visão mais colorida quando Ranpo enfim começa a enxergar o mundo de uma forma diferente. 

 

A vida é imprevisível

(alerta de spoiler do final da 4ª temporada do anime) 

Acredito que Bungo Stray Dogs sempre tentou mostrar como a vida é imprevisível. Porém, nessa quarta temporada esse assunto aparece com mais frequência, visto as várias reviravoltas que aconteceram.  

Esse arco colocou a agência em uma situação inesperadamente desfavorável. Por causa do poder de reescrever a realidade, nossos protagonistas vão passar por situações imprevistas, sendo até mesmo considerados criminosos e caçados. Mas o mais interessante é ver como essa situação desfavorável vai se revertendo de forma inesperada também. 

No final da temporada, a “Decadência dos Anjos” parecia ter conquistado a vitória ao usar o poder da página para que os órgãos investigativos e judiciários não acreditassem na inocência da Agência. Porém o que não esperávamos é que Tachihara, um militar dos Cães de Caça, na verdade se sentiria parte da máfia. Assim, ao se sentir um integrante da Máfia do Porto, ele acaba quebrando o poder da página e consequentemente abrindo uma brecha no plano de Fyodor, pois quando a informação de que a agência poderia ser inocente chega até ele, Tachihara decide persuadir o governo. 

Portanto, apesar da Decadência dos Anjos tentar manipular e controlar tudo com o seu poder, ela não contava com a natureza imprevisível do ser humano. No final, quando se pensava que estava tudo perdido, uma luz de esperança nasce. Tachihara consegue driblar o plano dos terroristas.

Assim, Bungo Stray Dogs nos mostra como a vida é imprevisível. Não existe um poder capaz de controlar ou manipular a vida das pessoas de forma absoluta, pois não podemos compreender por completo a natureza e as intenções de cada indivíduo. 

Além disso, a forma como foi contado esse momento também é bem interessante. A cena intercala entre Tachihara no cassino lembrando da sua conversa com os membros da Máfia do Porto e o momento do diálogo entre Dazai e Fyodor na prisão. Eles estão em um debate sobre o sentido da vida. Esse diálogo casa perfeitamente com o momento de Tachihara agindo de forma imprevisível. Mostrando que a imprevisibilidade da natureza humana pode frustrar até os planos mais brilhantes. 

Para Dazai a vida é imprevisível, marcada por casualidades e absurdos.

Enfim, foi um final bastante satisfatório. Acabou sendo uma surpresa muito boa ver Tachihara percebendo que algo não estava certo. Esse desfecho da temporada traz uma sensação esperançosa em relação ao futuro da agência e consegue deixar o espectador empolgado para próxima temporada do anime, que, caso não saibam, lança em julho.

O anime está disponível na Crunchyroll, com legendas e dublagem em português