Dance Dance Danseur: O balé pode ser amargo às vezes

Dance Dance Danseur é um anime produzido pelo estúdio Mappa, adaptado do mangá de George Asakura, que fala sobre o amor pelo balé, apresentando cenas lindas de dança e momentos divertidos. Mas também mostra como esse meio artístico pode ser difícil, apresentando algumas situações amargas da vida dos personagens.

Este texto contém spoiler 

Focado no protagonista Junpei Murao, o anime começa por apresentar seu drama pessoal, sendo para mim bem interessante e, até certo ponto verossímil com o mundo em que vivemos. Ele é um garoto que se apaixona pelo balé depois de assistir a uma apresentação quando criança, mas se afasta por ouvir comentários de que essa dança “não é coisa de homem”. Por causa disso e também por causa da morte do pai, ele começa a praticar arte marcial.

Entretanto, ele volta a se interessar por balé quando sua colega de classe por quem é apaixonadinho, Miyako Godai, o leva para conhecer o estúdio de balé Godai, onde conhece a professora Chizuru Godai. É com ela que rolam as primeiras conversas sobre seu futuro no balé. Chizuru é a pessoa que diz para ele largar todo o resto se quiser ser um grande bailarino. Entretanto, Jumpei não está tão disposto a abrir mão de suas aulas de luta por acreditar que precisa “agir como homem”. Mas um evento mudaria sua percepção de mundo e o aproximaria mais do balé. 

Tudo mudou quando Junpei viu seu colega do estúdio Godai, Luou Mori, dançar na escola. Luou é um garoto que sofre bullying no colégio. Um dia, durante um evento da escola, seus colegas de classe o vestiram com uma saia e o obrigaram a subir no palco. Com todo mundo rindo, Luou fica parado por alguns segundos. Mas em seguida ele começa a dançar balé e é neste momento que os olhos de Junpei se enchem de lágrimas. É uma cena super interessante pois é aqui que o rapaz muda de ideia em relação ao balé. Admirado com a dança e a coragem do colega, Junpei finalmente percebe que uma pessoa precisa ser fiel naquilo que acredita. Por isso, ele toma coragem e conta a seus amigos que vai deixar de praticar arte marcial e se dedicar completamente à dança. Ver Luou dançar era o que Junpei precisava para se aceitar e reconhecer que ele é um homem que gosta de balé.

Agora decidido a se tornar o melhor bailarino, Jumpei começa a treinar no estúdio Godai. Ele e todos da escola se prepararam para a apresentação da peça do Lago dos Cisnes, que por sinal foi uma cena linda e emocionante de se ver. Durante a apresentação, podemos ver como o Junpei é realmente apaixonado por balé. Ele se empolga e dança de um jeito tão livre, mudando o roteiro da peça de dança e sendo capaz de improvisar passos e transmitir suas emoções para o público. Essa cena fascina tanto o público do teatro quanto quem assiste ao anime. Foi o melhor episódio da série para mim.  

Junpei emocionado ao final da apresentação.

Porém sua apresentação não agrada Ayako Oikawa, júri da apresentação e dona do estúdio de balé Oikawa. Depois de ouvir de Ayako que aquilo que ele fez na apresentação não é balé, Junpei entra no curso intensivo da escola Oikawa de Ayako para provar para ela que ele sabe dançar balé. A partir daí começa um novo arco que apresenta mais sobre o mundo do balé clássico e como esse meio pode ser disputado. E mais uma vez Junpei precisa refletir sobre o que ele quer, mas desta vez não será tão fácil escolher. Isso porque ele precisa decidir se quer continuar no estúdio Godai ou se prefere aceitar a bolsa e entrar para aula especial no estúdio Oikawa. Isso não é fácil pois ele tem muito apego pelas pessoas do estúdio Godai, no entanto, ele sente que terá mais chances de ser um bailarino melhor no estúdio Oikawa. Foi super divertido e emocionante ver ele refletindo e decidindo o que ele quer fazer enquanto aprende mais sobre balé e compete junto com outros colegas por uma vaga. 

Além disso, também conhecemos mais sobre os problemas da família Godai. O arco da família Godai é, para mim, o mais amargo de assistir. Essa história começa com a avó, uma mulher amargurada por não ter conseguido realizar seu sonho de se tornar uma grande bailarina na Rússia. Frustrada por ter falhado, ela tenta impor esse seu sonho à sua filha Mazuru. Entretanto, a menina se torna uma idol. Por isso, ela vai tentar realizar esse sonho através do seu neto Luou, treinando o garoto de forma rigorosa e até perversa.   

Luou e a avó vivem uma relação abusiva. Ela o fere tanto física quanto psicologicamente,  comparando o garoto com Mazuru constantemente. Ele tenta agradar sua avó dançando do jeito que ela quer, na tentativa de ser reconhecido por ela que não o enxerga verdadeiramente. E em um momento do anime Luou até tenta mostrar para ela quem ele é ao dançar interpretando o personagem do lago dos cisnes Rothbart, agindo de forma livre e contra a vontade de sua avó. Porém, quando sua pequena apresentação acaba, tudo que sua avó diz é “Mazuro, você é boa mesmo”. E dói. É como se ela ainda não pudesse ver ele. Aqui ela também já está em um estado avançado de demência. No final, me parece que ele nunca terá a chance de ser reconhecido pela avó, algo que, para mim, é bem triste.

Esse ideal de “grande bailarina” que a avó tanto tenta conquistar parece assombrar também sua outra filha, a Chizuru. Ela foi menosprezada por sua mãe que acreditava que Chizuru não seria boa no balé. E às vezes me parece que essa falta de afeto interfere na forma como Chizuru se relaciona com sua filha Miyako, agindo de forma semelhante a sua mãe. Chizuru não tem muita fé na filha e não acredita que Miyako tem potencial para se tornar uma grande bailarina. Por isso, Miyako se considera mediana no balé e não tem muita autoconfiança. Infelizmente essa relação entre as duas é contada de forma muito passageira e o anime não se aprofunda muito. Seria interessante ver um pouco mais das duas. Aliás, seria interessante ver mais da Miyako pois eu tive a sensação de que ela está ali só para ser um interesse amoroso dos meninos. O que é uma pena pois o pouco que mostrou da relação dela com o balé foi interessante pra mim.

E no meio de todo esse drama se encontra Junpei. Ao ouvir sobre como Luou sofreu com a avó, ele tenta ajudar o amigo a superar esse trauma. Entretanto, ele pode estar “atrapalhando”. Isso porque ele se apaixona por Miyako que é muito especial para Luou. Nos momentos difíceis em que vivia com a avó, ela foi um conforto e uma luz para Luou. Quando crianças, eles fizeram uma promessa de que sempre iriam dançar juntos. Mas ao ver Miyako e Junpei juntos, isso deixa ele com um pouco de ciúmes e bastante abalado, se sentindo abandonado e quase desistindo de dançar balé. Então, sabendo do quanto Luou é frágil psicologicamente por causa do que a avó fez com ele e vendo que Luou ainda precisa de Miyako para superar a avó, os dois terminam o namoro, deixando, para mim, o final do anime com um gostinho amargo. Não só porque Jumpei e Miyako não ficaram juntos, mas também porque Luou não parece ter evoluído. Espero que, se tiver uma segunda temporada, Luou possa superar a avó e enxergar que pode ter Miyako ao seu lado mesmo que ela tenha um namorado, que uma coisa não interfere na outra. 

Mas em geral achei um bom anime, com vários momentos divertidos e outros um pouco amargos, não no sentido de serem decepcionantes. Dance Dance Danseur sabe contar os dramas de forma leve, sem ser muito pesado de assistir, mas ainda assim emocionantes.

O anime está disponível na Crunchyrol.