Tudo que rolou no Anime Friends 2022 (São Paulo)

Após 2 anos de pandemia, o que significou 2 anos sem eventos presenciais, nossos palcos para amantes da cultura oriental estão de volta! O Anime Friends deste ano marcou presença em 2 estados brasileiros (São Paulo e Rio de Janeiro), com 2 dias cheios de atrações em cada um (mentira; foram 3 em São Paulo, mas pra que quebrar essa thread com tantos 2?) e com vários acontecimentos inéditos.

Com sua edição paulista no Pavilhão Anhembi e sua edição carioca no Expo Mag, pela primeira vez o evento alcança a marca de mais de 90 mil visitantes e recebe a aclamada autora coreana do webtoon BL On or Off, A1 – a primeira autora coreana a fazer parte do Anime Friends!

Também podemos dar destaque à presença de Matsuko Mawatari, cantora dos temas originais de Yu Yu Hakusho e que fez do evento palco para os últimos shows de sua carreira, Takumi Tsutsui, que interpretou o protagonista Toha Yamaji de Jiraya, dos grupos I don’t like Mondays (responsável pela abertura de One Piece para o arco de Wano, Paint) Baby Beard, e muitos, muitos outros!

Claro que não é só de atração internacional que vive o fã que foi ao Anime Friends: nossos consagrados dubladores que dão sua voz a personagens icônicos também atraíram multidões para seus painéis: Wendel Bezerra, Guilherme Briggs, Christiano Torreão, Marco Ribeiro, Miriam Ficher, Eduardo Miranda, Glauco Marques, Carol Valença, Adrian Tatini, Lucas Almeida, Mayara Stefane e Bruno Sangregorio.

Ufa! E isso porque nem falamos das bandas e DJs que sempre animam os eventos Friends tocando clássicos dos animes e dos quadros já clássicos, como o Papo Nerd com Elas, com temas diversos e atuais inseridos em obras orientais, o Painel das Editoras, que nos dá insights fresquinhos sobre os títulos que são ou serão publicadas no Brasil, as atrações e atividades da Arena K-POP, os stands das editoras e da Crunchyroll, nossas fontes oficiais de títulos e obras, e, claro, da presença do energético Fontt como patrocinador do evento!

Em um evento tão grande e com tantas atrações, também tivemos pontos baixos como desorganizações e filas quilométricas para entrar no evento, para entrar no transfer (que foi localizado próximo ao transfer de outros eventos da região) e até para comprar comida, e… a falta do Néctar dos Deuses otaku oficial: nosso queridinho Mupy. Bem, nem tudo pode ser perfeito, certo?

Depois deste recap do evento, nossa opinião geral é a de que, a despeito das falhas no evento, o Anime Friends deste ano não trouxe apenas novidades e acontecimentos inéditos: trouxe também a volta com força dos eventos para amantes das culturas nerd, otaku e oriental após esse período difícil e mostrou como o público apoia e gosta deste tipo de reunião – com seus artistas favoritos, com suas atrações favoritas e com sua comunidade.

E bora esperar o Ressaca agora!

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio. Twitter: @KarolFacaia